Tronco Oliveira


stolipuppy

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Tenho um aquario de 100l, o qual esta com um layout muito simples, vou começar agora a alterar o mesmo.

 

A minha duvida e a seguinte, agarrei um um tronco muito bom de oliveira, ja lhe começei a dar tratamento, mas antes de fazer algo mais, queria perguntar aos entendidos, se ha algum problema com tronco de oliveira.

 

obrigado, aguardo comentarios.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Tenho um aquario de 100l, o qual esta com um layout muito simples, vou começar agora a alterar o mesmo.

 

A minha duvida e a seguinte, agarrei um um tronco muito bom de oliveira, ja lhe começei a dar tratamento, mas antes de fazer algo mais, queria perguntar aos entendidos, se ha algum problema com tronco de oliveira.

 

obrigado, aguardo comentarios.

 

abraço

 

Não sei qual é o tratamento que vais dar a esse pedaço de madeira. De todas as formas, a madeira a usar dentro de um aqua deve ser adquirida numa loja visto que são tratadas para que não apodreçam depois de algum tempo e alterem todos os parâmetros da água?

 

Só por curiosidade: que tratamento vais fazer a essa madeira?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há qualquer problema em utilizares um tronco de oliveira, desde que o tratamento seja efectuado como deve ser e o tronco esteja bem seco, o tratamento que recomendo é:

 

1- Deixar secar o Tronco, tem de estar bem seco

2- Desinfectar o tronco, pois normalmente nele estão alojados larvas e insectos, mergulhar em lexívia 15 minutos e depois passar por água e secar

3- Esfregar com esfregão de arame ou escova de aço, retirando casca e sujidade

4- Colocar o tronco e logo após água com sal (2 colheres de sal grosso para cada 5 litros)

5- Deixar o tronco durante 15 dias, renovando a água com sal a cada 3 dias

6- 15 dias depois deixe-o imerso por mais 5 dias em água sem sal

7- Se a água ainda estiver muito escura, voltar ao passo 4

8- No final deste periodo o tronco estará apto a ser utilizado.

9- Sem pressas para depois não haver nenhuma surpresa quando da imersão do mesmo no aquário.

 

Outros tratamentos

http://www.aquahobby.com/articles/b_tratamento_troncos.php

 

Joe2 na realidade o processo de tratamento de um tronco consiste básicamente em apodrecer as partes do tronco que sejam susceptíveis de apodrecimento, até que não possam sofrer mais nenhuma deterioração, por isso não contamina a água, um tronco pode durar mais de 30 anos num aquário sem problemas. Mas olha que mesmo comprando na loja de aquariofilia convém fazer tratamento ao tronco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Subscrevo tudo o que o membro fjmr123 escreveu. Muito bom.

 

Embora admita que o descrito é o 100% correcto, eu fiz ligeiramente diferente.

 

- tronco limpo de cascas, pequenos galhos e bicharada;

- colocar de molho até afundar;

- trocar a água a cada 2/3 dias;

- fervê-lo bem durante 15 mins;

- colocar no aqua! :)

 

Em termos de madeiras, o problema são as madeiras resinosas, como o caso dos pinheiros por exemplo! Andei á procura de um post bastante esclarecedor a este respeito, mas infelizmente, não encontrei ! :)

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Subscrevo tudo o que o membro fjmr123 escreveu. Muito bom.

 

Embora admita que o descrito é o 100% correcto, eu fiz ligeiramente diferente.

 

- tronco limpo de cascas, pequenos galhos e bicharada;

- colocar de molho até afundar;

- trocar a água a cada 2/3 dias;

- fervê-lo bem durante 15 mins;

- colocar no aqua! :)

 

Em termos de madeiras, o problema são as madeiras resinosas, como o caso dos pinheiros por exemplo! Andei á procura de um post bastante esclarecedor a este respeito, mas infelizmente, não encontrei ! :)

 

Tudo bem, lembrem-se apenas que o tratamento que estão a indicar só serve para desinfectar a madeira e não para a desidratar como se faz industrialmente aos pedaços de madeira que podemos encontrar nas lojas. E a diferença é óbvia: o peso. Os pedaços de madeira das lojas são leves porque foram desidratados e estão assim isentos de todas as resinas e clorofila presentes na madeira - daí o seu peso reduzido.

Como disseram, um pedaço de madeira pode demorar 30 anos até começar a apodrecer, assim como pode demorar 1, ou 2 anos, e aí ninguém pode dar garantias.

O simples tratamento que referiram apenas vai desinfectar a madeira, não a vai tornar apropriada para estar submersa por tempo indefinido. - mas não há nada como metê-la no aqua e ver o que acontece.

 

Fiquem bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Pessoal, eu ja tenho o tronco de molho a mais de 2 semanas, tenho trocado a agua, so que cada vez vou ver a agua esta sempre suja, estou com receio de o meter no aqua, pelo facto de o tronco nao limpar.

 

o que sugerem que faça?

 

cmptd

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ferve-o, vais ver a quantidade de "tinta" que sai, mas não te deixes assustar por isso. Mesmo os troncos que se compram nas lojas tingem a água por vezes durante meses.

 

Achas que a água escura do amazonas e devido a quê? às raízes das árvores, à decomposição das folhas. Assegura-te de que foi desinfectado e seco (a probabilidade de fungar é menos se o secaste bem antes) e força nisso, depois tens é de mostrar :lol:

Quase reformada!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pessoal, tou com serios problemas, ou talvez nao, nao sei... o que aconteçe é que ja fervi o tronco, vi-me aflito para o fazer por causa do tamanho mas ta fervido, a agua ficou preta, isto após estar quase 3 semanas de molho, após ter fervido pus mais um dia de molho para ver o resultados, hoje quando o fui ver a agua ja estava suja outra vez, é normal? ou tenho que fazer algo mais?

 

cmpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pessoal, tou com serios problemas, ou talvez nao, nao sei... o que aconteçe é que ja fervi o tronco, vi-me aflito para o fazer por causa do tamanho mas ta fervido, a agua ficou preta, isto após estar quase 3 semanas de molho, após ter fervido pus mais um dia de molho para ver o resultados, hoje quando o fui ver a agua ja estava suja outra vez, é normal? ou tenho que fazer algo mais?

 

cmpts

 

 

É normal. Tens de ir mudando a agua e deixas o tronco de molho. Trocas quando estiver suja, e metes de novo.

 

Durante meses é normal largar taninos.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.