Ajuda Com Ciclideos Africanos


Recommended Posts

Olá!

 

Precisava da vossa ajuda para decidir como rechear o meu aquário!

 

Que vai ser para ciclídeos africanos já não há dúvida mas como ainda não conheço bem as espécies precisava que me deesem umas "luzes"!

 

O aquário tem 110x65x60cm (comprimentoXlarguraXaltura) e o filtro é um Rena XP3 (já comprados) que faz 1350l/h!

 

Estava tentado a fazer uma espécie de biótopo em que os bichinhos se sentissem o mais na Natureza possível!

 

A parte da flora é o mais fácil, anúbias e valisnérias, certo? Mas há mais espécies tipicas?

 

Quanto à fauna é que está mais complicado!

 

Queria que desse para ter alguma variedade (tanto em cor como em tamnho) de espécies, assim como um bom preenchimento da água, isto é, espécies que nadem tanto ao fundo como mais perto da superfície!

 

Uma informação que pode ser importante é que o aquário vai servir de separação entre duas divisões, por isso a decoração terá de ser central no aquário, com os peixes a distribuirem-se à volta dela, e, se possível, obstruir a visão (o mais possível) de um lado para o outro!

 

Venham daí opiniões sobre que tipo de africano e que espécies poderia meter numa coisa destas! :lol:

Zé Pedro

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

para começar acho que deves primeiro decidir que tipo de ciclideos queres ,pois existem os malawi e os tanganica ,isto dentro dos africanos

 

deves pesquisar primeiro algumas especies pois ha muitas variedades.

 

deixo aqui um link de uma pagina sobre varias especies se quiseres dar uma olhada.

para mim foi util pois montei um tanganica a pouco tempo

 

http://atlas.drpez.org/

 

 

boa sorte

HENRIQUE ANTONIO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Pessoal!

para inspirar nosso futuros aquarios vou fazer um breve descrição de alguns biotipos africanos e sulamericanos

TANGANIKA

AREA ROCHOSA LIVRE DE SEDIMENTOS

nessa area encontramos rochas de 30cms a 3m de diametro, as aguas são clara e limpidas com profundidades de ate 15 metros.

esse e o habitat dos tropheus.

essa montagem e a que nos mais usamos, rochas formando tocas, todo mundo ja conhece.

AREA DE ROCHAS COM SEDIMENTOS

essa area e onde a maioria das especies vive, pois e rica em alimentação,

as aguas são mais escuras e parcialmente turvas, as rochas são cobertas pela areia e outros sedimentos que vem da superficie

essa montagem tambem e simples , varias rochas em desnivel, semi cobertas com areia. esse e o habitat da grande maioria dos lamprologus,

altolamprologus e neolamprologus.

AREA INTERMEDIARIA

nessa area e onde temos a divisão de fundo arenoso e rochas, onde encontramos varios moluscos e crustaceos. esse e o habitat das Ophthalmotilapia, Xenotilapia , a. calvus e os shell dwellers

 

LAGO MALAWI

AREA ROCHOSA

P. Zebra Nkhata bay

elongatus e auratus Mabako Point

Cynotilapia Namalenje

Labido White lion´s cove

Cynotilapia yellow top Mara Point

Cynotilapia afra cobue

elongatus mbamba bay

Melanochromis Maiangano island

M. Estherae Likoma

AREA INTERMEDIARIA AREIA E ROCHAS

S. Fryeri chismulu

P. Saulosi Mino´s reef

Copadichromis sp. Nkolonguewe

Elongatus Masimbwe Island

Livingstonii Mara Point

P. Aurora Chajati

astatilapia calliptera mumbo isalanda,

Olha ai as valisnerias quem disse que não existe plantas no Malawi :wink:

 

Lembrei-me de procurar na zona dos biótopos e seleccionei estes! 3 Zonas do Tanganika e 2 Malawi!

Precisava era de opiniões sobre quais delas é que possibilitarão misturar peixes menores e maiores, do topo e do fundo do aqua, possivelmente outros animais como caracois ou crustáceos (principalmente caranguejos) e, já agora, sobre a facilidade de encontrar peixes para rechear depois o aquário!

 

Em principio estava a pensar escolher umas 4 ou 5 espécies diferentes (acham muitas?) de maneira a fazer uns cardumezinhos e a possibilitar alguma socialização!

Zé Pedro

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

com um aquario desse tamanho se optares por tanganicas vais ficar um pouco limitado em relação as especies,ou seja podes introduzir 2 ou 3 especies no maximo sendo uma delas conchiculas por exemplo e outra para as zonas rochosas ,como as julidochromis.talvez possas por ainda um pequeno cardume de peixes para a meia agua,mas nao te esqueças que algumas especies sao muito territoriais (quase todas ) e pode haver conflitos.

depois tens outra questao que é arranjar os peixes ,sao mais dificeis de conseguir nas lojas salvo numa ou noutra (redfish por exemplo )e so por encomenda.

os malawi sao mais faceis de conseguir ,varias lojas tem , e tambem mais faceis de manter varias especies num aquario.

 

quanto aos caracois e crustaceos ,pode nao haver problema em ambos ,mas nao é garantido,ha membros que tem nos aquarios deles e sem problema mas ha outros ...

 

cumps.

HENRIQUE ANTONIO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No Malawi temos de plantas as (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] stratiodes(porém restritas apenas em áreas protegidas de ondas), Vallisneria spiralis variedade denseserrulata, Ceratophyllum demersum , Myriophyllum spicatum, Potamogeton pectionatus e Potamogeton schweinfurthii.

 

Na baia Ndole são encontradas Hydrilla verticillata subesp. Armata , Najas marina, Najas horrida.

 

Sobre a fauna, escoha o lago, depois fica mais fácil.

 

Segue biótopos do Malawi e Tanganyika.

 

Malawi:

http://www.cmcas.com.br/biotopos/malawi.htm

 

Tanganyika

http://www.cmcas.com.br/biotopos/tanganika.htm

 

[]´s

is_00124.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

para começar acho que deves primeiro decidir que tipo de ciclideos queres ,pois existem os malawi e os tanganica ,isto dentro dos africanos

 

 

... e os outros, do lago vitória, e de outros lagos.

 

Como disseram acima, isso com uns conchiculas de comunidade (similis) ficava à maneira. eu não sou grande apreciador de juntar várias espécies dos Áfricas no mesmo aqua. Mas cada um é como cada qual...

 

De qualquer maneira, boa sorte.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

para começar acho que deves primeiro decidir que tipo de ciclideos queres ,pois existem os malawi e os tanganica ,isto dentro dos africanos

 

 

... e os outros, do lago vitória, e de outros lagos.

 

Como disseram acima, isso com uns conchiculas de comunidade (similis) ficava à maneira. eu não sou grande apreciador de juntar várias espécies dos Áfricas no mesmo aqua. Mas cada um é como cada qual...

 

De qualquer maneira, boa sorte.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Precisava da vossa ajuda para decidir como rechear o meu aquário!

 

Que vai ser para ciclídeos africanos já não há dúvida mas como ainda não conheço bem as espécies precisava que me deesem umas "luzes"!

 

O aquário tem 110x65x60cm (comprimentoXlarguraXaltura) e o filtro é um Rena XP3 (já comprados) que faz 1350l/h!

 

Estava tentado a fazer uma espécie de biótopo em que os bichinhos se sentissem o mais na Natureza possível!

 

A parte da flora é o mais fácil, anúbias e valisnérias, certo? Mas há mais espécies tipicas?

 

Quanto à fauna é que está mais complicado!

 

Queria que desse para ter alguma variedade (tanto em cor como em tamnho) de espécies, assim como um bom preenchimento da água, isto é, espécies que nadem tanto ao fundo como mais perto da superfície!

 

Uma informação que pode ser importante é que o aquário vai servir de separação entre duas divisões, por isso a decoração terá de ser central no aquário, com os peixes a distribuirem-se à volta dela, e, se possível, obstruir a visão (o mais possível) de um lado para o outro!

 

Venham daí opiniões sobre que tipo de africano e que espécies poderia meter numa coisa destas! :)

 

Olá,

 

Para manteres o biótopo o mais fiel possível, primeiro tens de escolher se queres lago - Malawi, Tanganyca ou Victoria - ou rio...

 

Só te posso ajudar no biótopo do lago Malawi. Julgo que podes manter uma boa comunidade de mbunas - para haps ou para grandes predadores o teu aqua é pequeno.

 

No caso das plantas, nunca encontrei registos de que existissem anubias no Lago Malawi. Opta por vallisnérias - spiralis - e Ceratophyllum demersum.

 

Quanto à fauna, podes manter casais de 4 ou 5 espécies (mais ou menos) pacíficas, obtendo grande diversidade de cores:

 

- Cynotilapia afra (escolhe a população que mais gostares)

 

- Pseudotropheus sp. "Acei" (Msuli)

 

- Iodotropheus sprengerae

 

- Labidochromis caeruleus

 

- Astatotilapia Calliptera

 

- Metriaclima estherae

 

...e muitas outras, dependendo do teu gosto. Outra hipótese é montares um monoespécie para Pseudotropheus Saulosi.

Atenciosamente,

 

Vítor Soares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Desculpa intrometer-me neste tópico, mas isso que o soaresv acabou de escrever, é válido também para um aquário com 80x50x50 ?

 

Um abraço,

Rui

 

Embora tenhas 200 litros de volume bruto, 80 cm de frente é um bocado curto para a maioria dos Mbunas. Mas arriscaria que podes manter duas ou três espécies muito pacíficas de Mbunas - por exemplo Labidochromis Caeroleus e Psedotropheus acei Msuli. Ficas com um constraste lindíssimo entre amarelo e azul - as cores dominantes do lago malawi!!! Também podes trocar uma das espécies por iodotropheus sprengerae (cor ferrugem) ou por Astatotilapias calliptera (verde azeitona).

 

De resto, muitas pedras, para esconderijo, e algumas plantas, para barreira visual

Atenciosamente,

 

Vítor Soares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, também receio que os 80 cm de frente limitem muito o que possa fazer com ciclideos.

Vou antes optar por um biótipo, ou asiático ou amazónico para este aquário.

E lá mais para o fim do ano mando fazer um aquário com cerca de 150 cm de frente e aí sim, dedico-me aos africanos.

 

Obrigado pelas respostas

 

abraço,

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais