Niarctaa Publicado Agosto 15, 2007 Publicado Agosto 15, 2007 Tenho um aquario de 80cm que está montado há cerca de 6 anos, e decide voltar a monta-lo desde o inicio visto que para além de estar montado a muito tempo já esta a perder algumas qualidades. Eu na altura no fundo coloquei um adubo que há da JBL e por cima areao do normal. A questao é que agora disseram-me que colocar terra daquela que se vende para os vasos ou esse adubo é a mesma coisa. Gostava de saber a vossa opiniao. Citar
Peninha Publicado: Agosto 15, 2007 Publicado: Agosto 15, 2007 Tenho um aquario de 80cm que está montado há cerca de 6 anos, e decide voltar a monta-lo desde o inicio visto que para além de estar montado a muito tempo já esta a perder algumas qualidades. Eu na altura no fundo coloquei um adubo que há da JBL e por cima areao do normal. A questao é que agora disseram-me que colocar terra daquela que se vende para os vasos ou esse adubo é a mesma coisa. Gostava de saber a vossa opiniao. não não é por variadissimas razões, mas as duas principais penso serem: 1ª-as terras de vaso contem produtos fosfatados quer de usos anteriores quer como meio de favorecer as plantas que se coloquem... ora qualquer acrescimo de fosfatos num aquario é sinonimo de mais algas e menor qualidade da agua. 2ª a presença dos quase inevitaveis nitritos, o que alem de deteriorar a qualidade da agua é absolutamente mortal para os peixes. e depois ainda poderiamos falar dos restos de pesticidas, herbicidas e outras cidas dos locais de onde venha a terra..... nos substratos de aquario tem que haver o cuidado de evitar esse tipo de componentes a todo o custo e portanto há uma significativa diferença . alem disso a terra de vaso iria tornar-te a agua super suja durante um horror de tempo e formar demasiado lodo... Citar Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...
Niarctaa Publicado: Agosto 16, 2007 Autor Publicado: Agosto 16, 2007 hum entao vou colocar de novo o adubo.. outra questao é que eu sempre so coloquei no filtro esponja e carvao activado. Acham que isso chega ou deveria colocar mais qualquer coisa? (O aquario vai ser para colocar escalares) Citar
Peninha Publicado: Agosto 16, 2007 Publicado: Agosto 16, 2007 hum entao vou colocar de novo o adubo.. outra questao é que eu sempre so coloquei no filtro esponja e carvao activado. Acham que isso chega ou deveria colocar mais qualquer coisa? (O aquario vai ser para colocar escalares) precisas usar uma filtração biologica mais eficaz e nem sempre o carvão é indicado...embora eu adore o efeito que ele tem na agua, a necessidade de filtrar biologicamente é bastante maior, e a esponja tende a ser insuficiente. aliás se queres por escalares num aqua de 80cm aconselho-te vivamente um filtro externo de maior fluxo e depois quando precisasses usavas esse com o carvão. Citar Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...
Niarctaa Publicado: Agosto 16, 2007 Autor Publicado: Agosto 16, 2007 Pois mas eu agora nao posso ter um externo por isso tenho que me arranjar com aquele é um dos que tem varias divisorias numa tenho o termostato noutra a esponja e o carvao activo na outra a bomba. Que achas que meta mais? malha de vidro? daquelas estrelinhas pretas?(nao sei o nome delas) Citar
Peninha Publicado: Agosto 16, 2007 Publicado: Agosto 16, 2007 ok é um filtro de decantação, esquece as estrelinhas pretas (biobolas) lã de filtração media é bom e se puderes arranja um bom espaço para ceramicas porosas. no teu caso como não dispoes de muito espaço era bom usares umas bem eficazes tais como o Efhisubstrat Pro da Eheim. vale o que custa pela capacidade de filtração biologica que oferece. Citar Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...
Recommended Posts