Rácio W/litro Quando Se Usam Reflectores


Recommended Posts

O bichinho dos peixitos voltou a morder e estou a montar um comunitário de 80x30x40 (~80 litros).

Estou a pensar montar uma calha e não estando a pensar arriscar-me em plantas especialmente exigentes, que rácio de W por litro recomendam para este aquário (atendendo também a que não penso injectar CO2)?

Os rácios a que o pessoal se costuma referir aqui no fórum, tem em conta o uso de reflectores? Ou seja, colocando reflectores deve-se fazer alguma "correcção" ao rácio (W/litro)?

Obrigado

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os reflectores dao sempre mais uns watts extra.

Talvez 25% a 50 %(apesar de eles na embalagem do reflector dizerem que da mais 100% luz, nao me parece verdade pois so aproveita a luz que é dissipada para cima), tambem depende se ajustas bem o reflector ou nao.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso significa que se eu me decidir por colocar duas lâmpadas T8 de 25W terei serca de 0.7W/litro (considerando 70 litros de volume real e fazendo as contas pela potência das lâmpadas).

Mas já terei mais de 1W/litro se usar uns bons reflectores?...

Editado por pmartins
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso significa que se eu me decidir por colocar duas lâmpadas T8 de 25W terei serca de 0.7W/litro (considerando 70 litros de volume real e fazendo as contas pela potência das lâmpadas).

Mas já terei mais de 1W/litro se usar uns bons reflectores?...

 

Na realidade não vais ter mais potencia do q a indicada pelas lampadas por usares bons reflectores mas sim vais ter um melhor aproveitamento da luz emitida pelas lampadas q nao está direccionada para o aqua e q ai se aplica o trabalho dos reflectores de aproveitar a tal luz q se perde

 

CUMPS

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na realidade não vais ter mais potencia do q a indicada pelas lampadas por usares bons reflectores mas sim vais ter um melhor aproveitamento da luz emitida pelas lampadas q nao está direccionada para o aqua e q ai se aplica o trabalho dos reflectores de aproveitar a tal luz q se perde

Eu compreendo que não vai por causa do reflector que a potência das lâmpadas vá aumentar bang

A minha pergunta é no sentido de saber se quando se fala num determinado rácio em w/ litro se deve levar em conta apenas a potência das lâmpadas ou se também devem levar em conta o uso de reflector (e como contabilizar esse rentabilização do reflector)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Num aqua de 80L por ex. se quiseres colocar 1W/L vais ter de pôr 4 x 20W de qualquer maneira. Com refletores aproximas-te muito desse valor,sem eles é um pouco menos pois há luz que se perde.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas bigsmile

 

Como eu já defendi num tópico que criei aqui à tempos, também acho que o pessoal só fala em watt's e esquece-se realmente que o que importa é a potência luminosa.

 

Mas como me foi dito a mim, e eu vou seguir isso, é adaptar a luz ao aqua em questão e não ligar tanto a essa regra de 1W/litro.

 

Cump's

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu compreendo que a regra de determinada potência de consumo por litro pode ser muito enganosa, nomeadamente devido à quantidade de factores que podem influenciar o sucesso das plantas: aproveitamento da luz que as lâmpadas emitem (através do uso de reflectores, por exemplo), feritlização, adição de CO2, para já não falar das diferentes necessidades de luz de cada planta.

De qualquer modo para decidirmos a iluminação que colocamos num aquário temos de usar alguns valores indicativos. Pelo menos quando a experiência é pouca, como é o meu caso... bigsmile

 

Presumo que se tiver luz a mais e sem CO2 (não é minha intenção injectar CO2) será uam beleza para as algas. Isto numas mãos inexperientes em fertilização.

Por isso pergunto a vossa opinião sobre até que potência se deve ir num aquário que não terá adição de CO2.

Editado por pmartins
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aparecimento de algas pode ter vários factores ou a conjugação deles, muita luz, muitos nutrientes e poucas plantas na coluna de água,etc. Tenta por logo muitas plantas.Penso que podes colocar para esse aqua 3X15W que é o bastante para plantas de fácil manutenção. A temp. de cor é muito importante e ai tenta variar: 4200K, 6500K, 8000K. Já sabes que tipo de areão vais colocar?

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já sabes que tipo de areão vais colocar?

 

Vou colocar uma mistura de bioareia com areão de rio. Por baixo desta mistura, e de modo que não se note vou colocar uma camada pequena de akadama. Pode parecer estranho mas quero experimentar.

Depois de muito pensar e ler optei por não colocar nenhum substracto fértil e depois fertilizarei com algumas pastilhas e líquidos na coluna de água. A minha esperança é que a akadama, como argila que é, fixe alguns nutrientes lá por baixo.

Ao todo, quantos centímetros de substracto devo colocar para as plantas não se andarem sempre a soltar?

Editado por pmartins
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.