Fertilização Com K


bean_around15

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

mais uma vez, e acredito que já devem andar fartos de perguntas destas, como é que se fertiliza com K.

Sei que tenho falta de potássio como o user Just Me havia dito antes, estive a ler as indicações na HA, e mesmo assim acho confuso.

Voçês são muito técnicos e depois um "gajo", como eu, custa a perceber.

 

Se fizerem o favor de indicar qual a quantidade de K que preciso adicionar a um aquario com 250 litros, agradecia.

 

Na HA está : - "Cada ml da solução adiciona a um aquário de 100l, 1ppm de Potássio (K)"

 

Como é que eu sei quantos ppm tenho de adicionar ao meu aquario....

Chiça, granda confusão.

 

Comprei o Tropica Plant Nitricion +, que tem N e P, o K tive de comprar à parte, quero começar a fertilizar, mas não sei quantos ppm de K.

 

Obrigado e desculpem a pergunta mais uma vez, mas se não perguntar, nunca o irei saber.

 

Cumprimentos

Editado por bean_around15
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

2 Tópicos abaixo...

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...=68090&st=4

 

Ai essa preguiça...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

2 Tópicos abaixo...

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...=68090&st=4

 

Ai essa preguiça...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Olá Luis,

 

eu sei..ja tinha visto isso. Alias como quase todos os teus post:)

Preguiça não é, passo aqui umas 4 horas por dia, e gosto :P

A paciencia é que me ultrapassa :)...

 

Mas não percebo :wacko:... sê lá amigo e faz-me lá as contas....

Tenho 250 litros...carencia de Potassio, ( folhas velhas com buracos e amarelas).

 

Se for 1ml por cada 100 litros...ponho 2,5ml para os meus 250....isto se fosse mesmo assim...teria 2.5ppm de Potássio?? É isso??

:snipersmile:

 

 

Cumprimentos

Editado por bean_around15
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas não percebo :(... sê lá amigo e faz-me lá as contas....

Tenho 250 litros...carencia de Potassio, ( folhas velhas com buracos e amarelas).

 

Se for 1ml por cada 100 litros...ponho 2,5ml para os meus 250....isto se fosse mesmo assim...teria 2.5ppm de Potássio?? É isso??

:(

Cumprimentos

 

 

É pá deixa-me pensar um pouco, que agora confundiste-me...

 

 

 

 

 

 

 

Como a concentração diminui com a quantidade de soluto, para 250 litros isso fica mais diluido...

 

se fossem 200 litros tinhas 0,5 ppm

 

 

 

 

 

Como são 250 deves ter à volta de 0,40 ppm... Ou seja, por cada 10 ml acrecentarás 4 ppm. Adiciona conforme as carâncias das plantas, mas eu diria que, para começar e com uma concentração dessas, nunca menos de 25/30 ml cada dia.

 

 

 

 

 

 

Corrige-me se estiver errado, luis!

 

 

 

 

Se a minha mulher lesse que escrevi a palavra soluto, ficava orgulhosa de mim! :P É que ela é da área de Quimica...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

"Como são 250 deves ter à volta de 0,40 ppm... Ou seja, por cada 10 ml acrecentarás 4 ppm. Adiciona conforme as carâncias das plantas, mas eu diria que, para começar e com uma concentração dessas, nunca menos de 25/30 ml cada dia."

 

 

HA:

"Cada ml da solução adiciona a um aquário de 100l, 1ppm de Potássio (K). Para calcular para outras litragens multiplique por 100 e divida pela litragem do aquario. Ex: Para um aquario de 50l cada ml adiciona 1 *100/50=2ppm de Potássio."

 

Pelas contas deles:

 

200 litros=0.5ppm=1ml

100 litros = 1ppm=1ml

50 litros = 2ppm=1ml

 

ou seja....em 250litros, 1ml será de 0.4ppm.....

E pelas tuas contas se adicionar 25ml, a 250 litros de agua, vou ficar com 10ppm...

 

Quantos ppm tenho de ter, para saber quantos ml tenho de adicionar :(

 

Tou lixado, porra das contas :(

 

Cumprimentos pessoal e obrigado pelo vosso tempo ( muitas vezes perdido com gajos como eu)

Editado por bean_around15
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

"Como são 250 deves ter à volta de 0,40 ppm... Ou seja, por cada 10 ml acrecentarás 4 ppm. Adiciona conforme as carâncias das plantas, mas eu diria que, para começar e com uma concentração dessas, nunca menos de 25/30 ml cada dia."

HA:

"Cada ml da solução adiciona a um aquário de 100l, 1ppm de Potássio (K). Para calcular para outras litragens multiplique por 100 e divida pela litragem do aquario. Ex: Para um aquario de 50l cada ml adiciona 1 *100/50=2ppm de Potássio."

 

Pelas contas deles:

 

200 litros=0.5ppm=1ml

100 litros = 1ppm=1ml

50 litros = 2ppm=1ml

 

ou seja....em 250litros, 1ml será de 0.4ppm.....

E pelas tuas contas se adicionar 25ml, a 250 litros de agua, vou ficar com 10ppm...

 

Quantos ppm tenho de ter, para saber quantos ml tenho de adicionar :(

 

Tou lixado, porra das contas :(

 

Cumprimentos pessoal e obrigado pelo vosso tempo ( muitas vezes perdido com gajos como eu)

 

 

Isso depende do que tiveres de P e de N.

 

Mas começa por adicionar 10 ou 15 ppm. Assim por alto, é um bom valor

 

 

Por isso é melhor fazer em casa. Fazes nas dissoluções que quiseres (e que a água deixar :P)

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

"Como são 250 deves ter à volta de 0,40 ppm... Ou seja, por cada 10 ml acrecentarás 4 ppm. Adiciona conforme as carâncias das plantas, mas eu diria que, para começar e com uma concentração dessas, nunca menos de 25/30 ml cada dia."

HA:

"Cada ml da solução adiciona a um aquário de 100l, 1ppm de Potássio (K). Para calcular para outras litragens multiplique por 100 e divida pela litragem do aquario. Ex: Para um aquario de 50l cada ml adiciona 1 *100/50=2ppm de Potássio."

 

Pelas contas deles:

 

200 litros=0.5ppm=1ml

100 litros = 1ppm=1ml

50 litros = 2ppm=1ml

 

ou seja....em 250litros, 1ml será de 0.4ppm.....

E pelas tuas contas se adicionar 25ml, a 250 litros de agua, vou ficar com 10ppm...

 

Quantos ppm tenho de ter, para saber quantos ml tenho de adicionar :(

 

Tou lixado, porra das contas :(

 

Cumprimentos pessoal e obrigado pelo vosso tempo ( muitas vezes perdido com gajos como eu)

 

 

Isso depende do que tiveres de P e de N.

 

Mas começa por adicionar 10 ou 15 ppm. Assim por alto, é um bom valor

 

 

Por isso é melhor fazer em casa. Fazes nas dissoluções que quiseres (e que a água deixar :P)

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok,

 

Vou usar em consoância com o fertilizante da tropica.

Ao principio vou usar só metade do recomendado por semana, eles dizem 5ml para cada 50litros, mas vou usar 5ml para cada 100litros ( cada TPA, embora faça 20% de 3 em 3 dias) e 10 ppm de potássio por dia....

 

Co2 pressurizado - 60 bolhas por minuto

Luz - 3x54 T5 10.000k - 9 horas diárias - liga 2x54 às 6, liga 3x54 ás 9, e liga 2x54 á meia-noite, e desliga por completo às 03:00 da manha.

 

A ver se não me aparecem, de novo, as amigas algas :(

 

Já agora:

 

Fertilização com K a menos=?

Fertilização com K a mais=?

 

Obrigado pessoal

 

Cumprimentos

Editado por bean_around15
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Basicamente, é o que o Ricardo disse:

 

O que são ppm? Que outro tipo de unidades conhecem que sejam equivalentes?

 

mg/L (densidade igual a 1, o que se pode considerar em água doce)

 

Então, ter 5 ppm de K no nosso aquário, é o mesmo que ter em cada litro de água 5 mg de K dissolvidas... se o nosso aquário tiver 100 litros, significa que na sua globalidade temos 500 mg de K dissolvidas...

 

A massa adicionada é sempre a mesma, indiferentemente de ser um aquário de 5 ou de 500 litros. Mas óbvio que no de 500 litros fica muito mais diluído...

 

As contas que tens de fazer para o teu aquário de 250 litros, é multiplicares tudo por 2,5 (250/100 = 2,5). Então, se quiseres adicionar 10 ppm de K terás de fazer:

 

(1 ppm/ml em 100 litros) * 2,5 => (10 ml para adicionar 10 ppm em 100 litros) * 2,5 => 25 ml para adicionar 10 ppm em 250 litros...

 

Fertilização com K a menos=?

Fertilização com K a mais=?

A primeira é conhecida... plantas esburacadas

A segunda, é raro existir... mas o que poderá acontecer é teres problemas de assimilação de Cálcio e Magnésio por parte das plantas, devido ao excesso de Potássio.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande Luis.......

 

Já percebi finalmente...tava dificil.

 

"1 ppm/ml em 100 litros) * 2,5 => (10 ml para adicionar 10 ppm em 100 litros) * 2,5 => 25 ml para adicionar 10 ppm em 250 litros..."

 

Isto todos os dias, até desaparecerem as carências, ou a fertilização de K é contínua/diária?

 

Cumprimentos e mais uma vez muito obrigado

Editado por bean_around15
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

A fertilização de K deverá ser no mínimo dos mínimos, diária. Aliás, todos os nutrientes fornecidos ao aquário devem ser doseados num espaçamento diário. Óbvio que depende do ritmo de assimilação das plantas... se consomem muitos nutrientes por dia ou poucos. Isto, geralmente, está relacionado com a quantidade e tipo de luz que temos disponíveis no nosso aquário. Num aquário low-tech, obviamente que não necessitamos de fertilizar todos os dias, e muitos deles até requerem somente uma fertilização semanal. Mas num plantado high-tech, devemos sempre fertilizar (com líquidos) num esquema diário. Porquê?

 

Se fertilizarmos com o suficiente para uma semana inteira de uma vez só, devido às plantas cosumirem muitos nutrientes, chegamos facilmente à conclusão que temos de fertilizar logo com uns 40 ppm de NO3, 10 ppm de PO4 e uns 50~70 de K. Ora isto, num aquário, por mais plantas que tenha, é sempre complicado de gerir, pois temos grandes probabilidades que apareçam algas devido a elevadas concentrações de nutrientes na coluna de água.

 

Ou seja, apesar de numa semana as plantas consumirem essas quantidades de nutrientes todos, devemos ir adicionando diariamente. Tipo, 1 ppm de PO4 por dia, 10 ppm de NO3 por dia, 15 ppm de K por dia (valores fictícios), e não, semanalmente 7 ppm de PO4, 70 ppm de NO3 e 105 ppm de K.

 

Percebes?

 

Resumindo, a fertilização de Potássio deve ser contínua e não somente quando as plantas apresentam carências desse elemento. Se assim fosse, quando acabassem as reservas de potássio no nosso aquário, voltariam as plantas a sofrer de carências deste mesmo elemento.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis,

 

Entendido.

 

Ultima pergunta, ...

 

O fertilizante tem os nutrientes todos juntos na solução...menos o K.

O K usarei em separado, diáriamente a medida de 25ml - 10ppm - 250litros.....(entendi tudo)

 

Agora como é que vou achar uma medida diária do fertilizante,... já que eles dizem que, por semana, 5ml dá para 50 litros...o que iria dar 25ml de fertilizante para 250litros.....

 

.....divido os 25 ml por 7 (1 semana)...não me parece que seja isso....

 

Obrigado

Pedro Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O K usarei em separado, diáriamente a medida de 25ml - 10ppm - 250litros.....(entendi tudo)

 

Agora como é que vou achar uma medida diária do fertilizante,... já que eles dizem que, por semana, 5ml dá para 50 litros...o que iria dar 25ml de fertilizante para 250litros.....

 

.....divido os 25 ml por 7 (1 semana)...não me parece que seja isso....

 

Obrigado

Pedro Dias

 

 

Não é.

 

Medida diária depende das plantas e da luz que tens. Eu como tenho 60W para 200 litros, meto por defeito. Pensa, como se disse em cima, numa medida de uns 15 ppm's/dia.

 

Calculo que na HA façam tambem por defeito. Não sei, mas se comprares os testes de P e NO3, ficas a saber o que as plantas consomem.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo,

 

Eu tenho 162w T5 HO em 250Ltrs....

 

O fertilizante é o Tropica Plant Nutricion + , com N e P, e eu não sei as quantidades em cada ml/ppm.

 

De qualquer maneira já tenho um grande avanço e uma base muito mais precisa graças a voçes...

 

Epá...obrigado...vou faseando as perguntas para não se tornar tão chato :P

 

Cumprimentos pessoal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

tive aqui a medir o nivel de nitratos e está, no teste da sera, amarelo, ou seja 0.

Como tenho umas algazitas, não me queria estar a aventurar a adicionar N.

Tou a fertilizar com K, pq andava com buracos na folhas, principalmente nas mais antigas, agora estagnou.

 

Qual é o nivel aceitavel de nitratos? 10ppm?

 

Fosfatos medi na loja e estava muito baixo tambem.

 

O fertilizante que tenho estado a adicionar, embora tenha o da tropica por abrir, é o sera daydrops, mas não consigo descobrir a composição dele.

Acho que não tem nitratos nem fosfatos e deve ser daí as carencias....não?

 

Devo deixar o sera daydrops e começar com o tropica plant nutricion + (com N e P)?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Na minha singela opinião... devias era usar fertilizantes Macro e Micro todos separados... e comprar 2 testes, um de PO4 e outro de NO3.

 

A sério... é mais fácil se começarem como os bébés. Um passinho de cada vez. Não tentem logo saber o que as plantas precisam ou não olhando para elas.

 

Como se pode ver neste caso, apesar de parecer uma carência de Potássio, revela também que não existem NO3 nem PO4 na coluna de água.

 

Eu sei que sou chato... mas a primeira coisa a comprar quando se começa nos plantados? 2 testes... um de PO4 e outro de NO3.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Na minha singela opinião... devias era usar fertilizantes Macro e Micro todos separados... e comprar 2 testes, um de PO4 e outro de NO3.

 

A sério... é mais fácil se começarem como os bébés. Um passinho de cada vez. Não tentem logo saber o que as plantas precisam ou não olhando para elas.

 

Como se pode ver neste caso, apesar de parecer uma carência de Potássio, revela também que não existem NO3 nem PO4 na coluna de água.

 

Eu sei que sou chato... mas a primeira coisa a comprar quando se começa nos plantados? 2 testes... um de PO4 e outro de NO3.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Olá Luis,

 

obrigado pela resposta.

Tens toda a razão em relação aos testes, e só ainda não o comprei porque não havia aqui na loja, mas é o que vou fazer a seguir.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais