Recommended Posts

Publicado (editado)

Olá a todos,

Surgiu-me um duvida em relação aos ovos deste género de killis e deparei-me com um problema: quando molhar a turfa??? Os 3 meses já lá vao desde que foi feita a colheita, mas segundo sei estes género de killis nao tem uma diapausa muito definida. E por isso gostava de saber se é apenas porque a diapausa varia muito de espécie para espécie? e se sim qual é a diapausa desta espécie?

Sei que o método mais fiavel será a verificação da evolução do ovo, mas penso que este processo é além de demoroso, é dificil de encontrar todos os ovos (geralmente só encontro um :new-bday: ) que podem encontrar-se em estados de evolução diferente e ainda alteramos a humidade da turfa bem como habilitamo-nos a perder ovos... Assim sendo gostava de saber que método usam para verificar a evolução dos ovos?

Obrigado pela atenção.

João Chagas APK216

Editado por starkiller

João Chagas APK 216

Publicado:
Segundo o livro sagrado "Killi-Data", demoram 4 meses a estarem prontos a molhar.

Ok nao sabia que eram 4 meses, informação muito válida :wink:

Pois o problema é mesmo encontrar os ovos todos. Em relação ao assunto do artigo que me falou, acho interessante pois os ovo que encontrei estava cristalino e segundo as minhas contas faltam apenas 2 semanas e meia. E com estas temperaturas penso que o o tempo nao está muito longe do que me referiu, presumindo que as temperaturas de incubação se situem a volta dos 21 - 23º C.

Acho que vou optar por molhar a turfa quando atingir os 4 meses e depois senao nascerem todos volto a incubar.

Li em alguma lado, que ha quem coloque um pouco de algodão por cima da turfa com um ou dois ovos por cima deste, porque facilita a vizualizaçao da evolução dos ovos, mas nao nos garante que os restantes estejam nesse nivel de desenvolvimento.

Abraços :-D

João Chagas APK 216

Publicado:

Efetivamente, pode ser molesto o ter que procurar os ovos na multidão mas com o tempo te acostumas e depois o aproveitas para relaxar-te, com respeito ao melhor momento de molhar pois como já sabras tem muitos fatores que intervém, entre eles a umidade da multidão, a temperatura de encubação, para isso o que eu faço é revisar os ovos 15 dias antes da data de eclosão e depois os reviso cada 15 dias até que estan todos prontos, vou molhando de acordo a seu desenvolvimento, é um pouco longo mas o melhor metodo para meu, asi me assegure de que não se me passem nenhum dos ovos colectados.

Espero que te sirva esta experiência

Publicado:

Olá!

Espero que te sirva esta experiência

Obrigado pelo seu contributo. Acho que todas as experiencias sao bem vindas, pois como são os meus primeiros Sul Americanos, tenho muitas duvidas e quero fazer tudo da forma mais correcta e segura para os meus killis. E como disse o Ruben, a killifilia nao é uma ciencia exacta e como tal as experiencias dos outros quer as boas quer as más servem para adaptarmos, face às condiçoes que possuimos, a nossa prática killómana .

Sendo assim vou espreitar os ovos antes do dia marcado no calendário e vou selecionar os que estão mais desenvolvidos. E estou a pensar em molhar alguns que ainda estejam cristalinos para ver se evoluem mais rapidamente, voltando posteriomente a secá-los.

Abraços!

João Chagas APK 216

Publicado:

Estimado Starkiller

Deixo-te este video para que vejas mas ou menos como se vê o "olho dourado" do que é cdo indicam estar prontos a eclosion, em algumas espécies se vê melhor do que outras.

Video killi eggs (sacado de youtube)

Abraços!