Mais Uma Maternidade...


Recommended Posts

Boas.

 

Devido à necessidade de fazer uma "triagem" às várias "ninhadas" dos meus meninos e meninas, tive de puxar pela cabeça e arranjar um modo de separar duas delas, uma de Metriaclimas e outra de Caeruleus, com semanas de diferença, no mesmo aquário. Neste caso um aquário de 60cm, (sei que é pequeno, mas é só até crescerem mais um pouco). Este aquário já servia de "berçário", já que a maternidade está agregada ao aquário principal, como podem ver em link na minha assinatura. Vai daí pus-me a olhar para o que tinha cá por casa, à espera que se ocorre-se algo de concreto. Dei de caras com um daqueles cubos, neste caso da Optimus, que me parecia ser uma boa escolha. Foto do dito abaixo:

 

mater02001.jpg

 

 

 

Primeiro passo: fazer furos na parte superior do cubo, de modo a que a água caí-se por eles, mas os peixes não. Optei por fazer só de um dos lados, neste caso à frente. Foto abaixo:

 

mater02002.jpg

 

 

 

Nos diy's que faço em "cima da perna", as soluções vão aparecendo à medida que vou fazendo as coisas. Normalmente costumo planear com o maior detalhe possível, antes de começar a fazer alguma coisa, mas por vezes resulta melhor assim, na base do "desenrasca". Precisava de algo que segurasse o cubo no rebordo do aquário, de modo a que os alevins não saissem dele. Mais uma vista de olhos pela "tralha" que anda dentro dos móveis dos aquários e descobri o que queria. Um suporte de um termostato da Jagger. Foto abaixo:

 

mater02003.jpg

 

 

 

No lado oposto onde foram feitos os furos de "descarga" da água, dois furos que coincidem com a medida do suporte do termostato, de modo a que a parte que segura o termostato fique da parte de dentro do cubo e as ventosas da parte de fora. Fotos abaixo:

 

mater02004.jpg

mater02005.jpg

 

 

 

Depois do suporte colocado, fazer limpeza geral ao cubo, e verificar se tudo estava como "não planeado", há que testar se aquilo funcionava ou não. Surgiu então uma dúvida aqui na malta! Mas e a circulação da água se vai fazer dentro do cubo? Os furos foram pensados apenas para a saída de água, logo tem de haver algum sítio onde ela entre. Mais uma olhada para dentro dos móveis dos aquários e a solução surgiu, como podem ver na foto abaixo:

 

mater02006.jpg

 

 

 

Deste modo, além de fazer circular a água dentro do cubo, devidamente filtrada, ajuda também na filtragem do aquário. Os peixes estão de boa saúde e a crescer a olhos vistos. Os mais pequenos, os que estão dentro do cubo, não são importunados pelos maiores, que estão "fora" do cubo, que já idade e tamanho suficiente para chamarem aos mais pequeninos uma bela refeição. Foto abaixo:

 

mater02007.jpg

 

 

 

Material utilizado:

 

1 - Cubo da Optimus;

1 - Suporte de termostato;

1 - Ventosa, ( a verde que se vê na última foto ), para nivelar o cubo;

1 - Filtro de mochila.

 

 

 

Ferramenta utilizada:

 

Berbequim, broca 4 mm, broca escalonada, fita métrica, caneta acetato, álcool, papel de cozinha e bancada de trabalho.

 

 

 

Tempo de "confecção":

 

5 minutos até ter a ideia, 15 minutos a pensar em colocá-la em prática, 30 minutos até decidir levantar-me do sofá, 15 minutos na medição, furação e montagem, 3 minutos em ensaios no local e 45 minutos para arrumar a sala. Como podem ver, o que custa é começar... depois é sempre a andar.

 

 

 

Conclusão:

 

Isto é o que faz estar acordado até às duas da manhã... Depois dessa hora, é a chamada hora da maluquice cá em casa.

São sempre as melhores horas :) .

 

Cumps.

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Os Metrias são os que estão na parte de fora. No cubo estão os amarelinhos. Na última foto, olhando com muita atenção, dá para ver as riscas dos Metrias, os que estão de fora. Também estão maiores, já que têm cerca de três semanas de diferença. E já sabes, quando quiseres alguns, é só dizeres. A malta combina uma ida a esses lados.

Tenho de ler o manual da minha máq. fotográfica e gastar mais uns "rolos"! Ainda há umas coisitas que não domino, e as fotos não saem como esperaria. Coisas de "principiante" :) .

 

Cumps

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Deixa-os crescer... só depois aparecem a cor azulado nos machos, que também os distingue das fêmeas. Estas são mais "banais". Podes ver as diferenças aqui. Presumo que já tenhas feito essa busca, mas fica na mesma, para aqueles que não sabem fazê-la, ou querem a papinha toda feita :) .

 

Cumps

 

Davs

Editado por David Cabete

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...

Amigos,

 

gostaria de saber, onde consigo encontrar este tipo de ventosa http://tbn0.google.com/images?q=tbn:XcilfK.../mater02003.jpg e se este tipo serve para fixar um difusor boyu 15cm com diâmetro de 30mm.

 

grato

 

marcel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Essas ventosas são as que vêm juntos com os aquecedores, termostatos, da Jagger. Como não os utilizo, uso umas protecções que são vendidas em separado, ficam de reserva cá por casa. Em qualquer boa loja de aquariofilia deves encontrar à venda.

 

 

 

Cumps.

 

P.S.- Como não completas-te o teu perfil, não "sabemos" de onde és. Deduzo que seja do Brasil.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais