Criação De Biótipo Tanganyka!


Nuno_

Recommended Posts

Boas!! Como devem ver pelo meu número de posts eu sou novo aqui apesar de aqui há uns anos ter cá estado registado :oops:

 

Nessa altura eu só cria o aquario para ter uns kuantos guppys e neons e ja ficava contente, mas agora desde k conheci os ciclideos que tenho outra prespectiva de aquariofilia!! Já tenho o meu aquario vazio ha muito tempo e gostava que me dessem a vossa opinião do que fazer para criar um biótipo tanganyka!! Que fauna que posso colocar, que tipo de rochas, conchas, areao devo usar etc,etc.. sei que nao posso ter muitas especies dentro do meu akuazinho mas gostava de ter mais variedade de especies do que muitos peixes da mesma especie..o tamanho do meu aquario e o seguinte:

 

 

80*30*40

 

 

Espero pela vossa ajuda, e nao se esqueçam que vou começar a montá-lo de raiz por isso e possivel altera-lo de muitas maneira depois...obrigado!! e nao desistam de me ajudar lol:mrgreen:

Editado por Nuno_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e Bemvindo novamente ao Forum :bad-words:

 

Bem num aqua dessas dimensões talvez possas por 1 comunidade de conchiculas, e uns rock dwellers....

que filtragem possuis??? num akua ciclideos o ideal e pelo menos 6/7x o volume do akua por hora....

 

Bem agora deixo que alguem mais experiente na matéria te aconselhe :oops:

 

Cumps

Fábio Monteiro

Editado por Fábio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e Bemvindo novamente ao Forum :bad-words:

 

Bem num aqua dessas dimensões talvez possas por 1 comunidade de conchiculas, e uns rock dwellers....

que filtragem possuis??? num akua ciclideos o ideal e pelo menos 6/7x o volume do akua por hora....

 

Bem agora deixo que alguem mais experiente na matéria te aconselhe :oops:

 

Cumps

Fábio Monteiro

 

Ola Fábio!

obrigado por teres respondido :)..neste momento só tenho um eheim 2211.. tou a pensar comprar outro igual ou superior como o eheim 2213 mas ainda não sei...é mais uma questão que me podem ajudar a decidir!!

 

Obrigado, Nuno_

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tive a investigar alguns peixes do tanganyka e encontrei algumas especies k ja tinha me tinham falado para o meu akua:

 

Neolamprologus similis e Neolamprologus multifasciatus parecem-me praticamente iguais..tb vi os Cyprichromis leptosoma(utinta) que gostei bastante das suas cores(nao esquecer que os que vi eram excelentes exemplares) e os Neolamprologus caudopunctatus que adorei, e como o fabio falou nos rock dwellers achei estes Julidochromis regani e estes Neolamprologus leleupi bastante engraçados :) mas sao das poucas especies k estive a ver por enkuanto..ja k nao estou a pensar colocar plantas no meu akua devido ao orçamento nao ser muito grande e ter de comprar mais material depois, talvez prefira especies com mais cores vivas para compensar o facto de nao ter plantas para dar mais cor ao akua..mas espero pelas vossas opinioes porque no k toca a ciclideos nao sou nenhum expert e tenho noção k nao os posso ter todos :bad-words:

 

Cumprimentos, Nuno_ :oops:

Editado por Nuno_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno,

 

Começando pelo melhor... vê o link que o José Garcia te indicou.

 

80 cm é um pouco curto e não podes inventar muito. Na verdade muitas das espécies que referiste anteriormente não se adequam a um aquário dessa dimensão.

 

- Cyprichromis leptosoma - são peixes de cardume que crescem até aos 10 cm e precisam de espaço para nadar. O mínimo aconselhado para os manter seria com 2 trios (2 M + 4 F) que como podes ver iriam ficar apertados nesse aquário;

 

- Julidochromis regani - A família das Julidochromis (com as suas é uma boa opção para fazer conjunto com uma espécie de shells num aquário dessa dimensão, mas claramente, as regani não! Cresce demasiado (até 13 cm) e são extremamente agressivas. Dentro das várias espécies poderás optar pela ornatus ou pelas transcriptus, que são mais pequenas (8 cm) e menos agressivas. Neste caso deverás adquirir vários individuos (4 a 5) juvenis e esperar que formem casal, retirando depois os restantes;

 

- Neolamprologus leleupi - pois é... mais um peixe bonito, mas que acho não ser boa opção para o teu aquário. Mais uma vez um peixe que facilmente chega aos 13 cm e que tem um comportamento muito agressivo a partir do momento que se reproduz. Com facilidade tomará conta de todo o aquário.

 

- Neolamprologus caudopuctatus - Estes podem funcionar como um "dois em um" se optares por meter Julidochromis, estes poderão adaptar-se e reproduzirem-se nas conchas. Se optares por outro conchicola, este poderão tomar conta das rochas, que é o habitat natural deles.

 

Agora tudo depende do layout que vai montar, com 80 cm, tens que criar condições para teres territórios bem definidos.

 

Abraço

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

José Garcia obrigado por teres posto ai esse topico k ainda nao tinha visto..mas ja deu para aprender mais sobre ciclideos e tb sobre o k posso fazer com o meu akuario..agora JN Cruz axas k ha possibilidade de ter duas especies conchicolas?? ou por uma de conchicolas e outra de rock dwellers tal como o Fábio disse?? e que não cria montar um layout sem saber o tipo de fauna k posso colocar, senao depois posso ficar com um layout k eu ache agradavel mas k nao seja indicado para os peixes, assim tentava criar o melhor layout possivel tendo em conta as varias possibilidades de fauna k possa colocar no akuario..

 

 

Utinta tenho de esquecer essa possibilidade.

 

Neolamprologus leleupi a mesma coisa.

 

Da familia dos Julidochromis encontrei os Julidochromis ornatus k vao ate 6 cm axo k tem bom tamanho po meu akua apesar de nao conhecer a especie lol e os Julidochromis ornatus k sao maiores mas num site dizia k nao precisavam de akuarios muito grandes..e finalmente os Julidochromis transcriptus ja mais pekenos, tendo em conta estas 3 especies de Julidochromis kual delas a mais aconselhada??

 

Neolamprologus caudopuctatus e Julidochromis transcriptus até agora são a fauna k eu penso por no akuario, nao sei se os transcriptus serao a melhor escolha entre os varios Julidochromis existentes.. mas cria saber mais possibilidades claro..obrigado a tds!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

José Garcia obrigado por teres posto ai esse topico k ainda nao tinha visto..mas ja deu para aprender mais sobre ciclideos e tb sobre o k posso fazer com o meu akuario..agora JN Cruz axas k ha possibilidade de ter duas especies conchicolas?? ou por uma de conchicolas e outra de rock dwellers tal como o Fábio disse?? e que não cria montar um layout sem saber o tipo de fauna k posso colocar, senao depois posso ficar com um layout k eu ache agradavel mas k nao seja indicado para os peixes, assim tentava criar o melhor layout possivel tendo em conta as varias possibilidades de fauna k possa colocar no akuario..

Utinta tenho de esquecer essa possibilidade.

 

Neolamprologus leleupi a mesma coisa.

 

Da familia dos Julidochromis encontrei os Julidochromis ornatus k vao ate 6 cm axo k tem bom tamanho po meu akua apesar de nao conhecer a especie lol e os Julidochromis ornatus k sao maiores mas num site dizia k nao precisavam de akuarios muito grandes..e finalmente os Julidochromis transcriptus ja mais pekenos, tendo em conta estas 3 especies de Julidochromis kual delas a mais aconselhada??

 

Neolamprologus caudopuctatus e Julidochromis transcriptus até agora são a fauna k eu penso por no akuario, nao sei se os transcriptus serao a melhor escolha entre os varios Julidochromis existentes.. mas cria saber mais possibilidades claro..obrigado a tds!

 

 

Boas,

 

Já vi alguns exemplos de duas espécies de shell em apenas 80 cm, mas não posso comentar pois não tenho experiência nisso.

 

Quando referi o caudopunctatus foi pela sua "versatilidade". Ou seja, eles preferem as rochas, mas facilmente se adaptam às conchas. Assim, poderão ser os teus rock se optares por outros shell ou poderão ser os shell se optares por outros rock! Percebeste? ;)

 

Os ornatus e os transcriptus são os mais pacificos (não quero dizer que sejam pacificos) dos Julidochromis, tanto uns como outro podem ser boas opções. Eu tenho transcriptus!

 

Depende do teu gosto. Ornatus mais amarelos, transcriptus mais preto e branco (com rebordos azuis).

 

Abraço,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já vi alguns exemplos de duas espécies de shell em apenas 80 cm, mas não posso comentar pois não tenho experiência nisso.

 

Quando referi o caudopunctatus foi pela sua "versatilidade". Ou seja, eles preferem as rochas, mas facilmente se adaptam às conchas. Assim, poderão ser os teus rock se optares por outros shell ou poderão ser os shell se optares por outros rock! Percebeste? bigsmile

 

Os ornatus e os transcriptus são os mais pacificos (não quero dizer que sejam pacificos) dos Julidochromis, tanto uns como outro podem ser boas opções. Eu tenho transcriptus!

 

Depende do teu gosto. Ornatus mais amarelos, transcriptus mais preto e branco (com rebordos azuis).

 

Abraço,

 

João Nuno Cruz

 

Olá, eu percebi a dos caudopunctatus a primeira!!!! :lol: agora k ja sei k fauna vou colocar tenho duvidas e sobre:

 

1º Areao a usar

 

 

2º Pedras

 

 

2.5º Troncos usam-se em tanganykas?? :lol:

 

 

3º Conchas

 

 

4º Maneiras de ter a agua com boa qualidade e tentar evitar usar buffets ou buffers(como preferirem chamar)

 

 

5º Uma duvida k ja tinha referido la atras..se usar outro eheim 2211 igual ao meu para filtragem(assim ficando com dois) ou comprar o eheim 2213 pa filtrar mais vezes a agua??

 

 

6º Como funciona um filtro biologico e um mecanico?? sei mais ou menos como usar mas cria mais informaçao

 

 

7º Fauna: Neolamprologus caudopuctatus e Julidochromis transcriptus ou algem tem mais opinioes que me possam ajudar pralem do grande JN Cruz?? :lol:

 

 

8º Vi um ciclideo numa loja mas tirei o nome mal e nao sei qual é agora, julgo que era de tanganyka..era completamente preto com pintas azuis claras..k peixe poderia ser??

 

obrigadao pessoal, Nuno

Editado por Nuno_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, eu percebi a dos caudopunctatus a primeira!!!! :lol: agora k ja sei k fauna vou colocar tenho duvidas e sobre:

 

1º Areao a usar

2º Pedras

2.5º Troncos usam-se em tanganykas?? bigsmile

3º Conchas

4º Maneiras de ter a agua com boa qualidade e tentar evitar usar buffets ou buffers(como preferirem chamar)

5º Uma duvida k ja tinha referido la atras..se usar outro eheim 2211 igual ao meu para filtragem(assim ficando com dois) ou comprar o eheim 2213 pa filtrar mais vezes a agua??

6º Como funciona um filtro biologico e um mecanico?? sei mais ou menos como usar mas cria mais informaçao

7º Fauna: Neolamprologus caudopuctatus e Julidochromis transcriptus ou algem tem mais opinioes que me possam ajudar pralem do grande JN Cruz?? :lol:

8º Vi um ciclideo numa loja mas tirei o nome mal e nao sei qual é agora, julgo que era de tanganyka..era completamente preto com pintas azuis claras..k peixe poderia ser??

 

obrigadao pessoal, Nuno

 

1º Areão - O mais fino possivel (sem ser pó). A opção mais barata e mais prática é areia da praia, neste caso deve ser apanhada na maré baixa, dentro de água o mais fundo que conseguires. Só deves colocar no aquário depois de muito bem lavada, várias vezes. Quando julgares que já está bem lavada... lava mais duas vezes :lol:

Podes também usar areia de reboco para a construção civil (é normalmente calcária e muito branca) podes arranjar em qualquer loja de Brocilage. Neste caso a lavagem que referi anteriormente... multiplica por dois. Vantagens, não é muito cara, mas não tem o trabalho de apanha como no caso anterior. Mais opções, neste caso onerosas. Areia de Coral ou Aragonite. Ambas caras e possiveis de adquirir nas lojas de aquariofilia.

 

2º Rochas - Eu diria, as que mais gostares, desde que não tenham arestas vivas que possam magoar os peixes. As mais usadas e encontradas nas mesmas lojas de bricolage que referi são: "Pedra Regional" - pedra calcária, irregular, de cor branca / creme, com alguns buracos; e "Pedro do Rio Nilo" - pedra inerte, rolada, de cor cinza e muito lisa. Eu não uso nenhuma das duas :lol:

Qualquer que seja a tua escolha, não te esqueças de lavar muitíssimo bem as pedras e no caso de terem arestas vivas, desbastar com uma pequena lima ou escova de aço. Quanto à sua colocação, deves meter uma placa de esferovite no fundo do aquário, depois as pedras (verificando uma por uma a sua estabilidade) e, só por fim, a areia.

Por fim quanto à sua localização, e tendo em conta a fauna escolhida, faz dois montes um em cada extremo do aquário. Um maior, para as julies e outro menor para os caudopunctatus e junto destas umas quantas conchas.

 

2,5º Troncos - Os troncos são uma questão estética. Não é normal usarem-se, mas nada impede que o faças. Atenção que troncos tendem a fazer duas coisas: baixar o pH e "amarelar" a água.

 

3º Conchas - Qualquer concha que não seja demasiado cónica. Deve-se optar por conchas o mais redondas possível para evitar que os peixes fiquem presos lá dentro. No minimo deverão ter uma abertura de 2 a 2,5 cm.

Vê aqui uns exemplos:

 

shell1legrf9.jpg

 

shell2legco8.jpg

 

shell3legua9.jpg

 

p7010174copyit1.jpg

 

4º Qualidade de água - o termo correcto é buffer.

Penso que quando te referes à qualidade da água, te referes aos seus parâmetros, nomeadamente pH, KH e dH. Certo?

Mais importante que os valores absolutos dos parâmetros é conseguirmos mantê-los estáveis, pois contrariamente aos “ciclídeos de rio” mais adaptados a mudanças bruscas dos parâmetros por ocorrência de uma chuvada ou outros factores, os “ciclídeos dos lagos” não se adaptaram a alterações bruscas.

 

Os valores ideais para a água de um aquário Tanganyika são os seguintes:

- pH entre 8,5 e 9,2

- KH entre 11 e 17

- gH entre 16 a 19

 

Contudo, como foi referido, é preferível manter valores mais baixos mas estáveis, devendo, contudo serem respeitados os seguintes valores mínimos:

- pH entre 8,0 e 8,2

- KH entre 8 e 10

- gH entre 12 a 15

 

Se a tua água tem "naturalmente" valores referidos como mínimos então não te preocupes muito. Se tal não acontecer, dificilmente te livras de utilizar o tal do Buffer seja ele comercial ou caseiro. A utilização de areia de coral ou aragonite ou a tal aria de construção para rebocos, bem como pedras clacárias, ajuda um pouco mas, normalmente, não é o suficiente para se chegar onde se quer.

 

5º e 6º Filtragem - O ideal é teres no minimo uma capacidade de filtragem de pelo menos 5x o volume do aquário, ou seja, no teu caso qualquer coisa próximo dos 500 litros / hora. Se puderes ir pouco mais à frente não hesites. Simplificando, a filtragem mecânica e biológica desenvolvem-se, aos nossos olhos, da mesma forma. A mecânica vai acontecer se colocares nos filtros matérias que retenham particulas em suspensão na água (normalmente esponjas, lã de vidro,...). A biológica ocorre pela fixação de bactérias nas matérias dos filtros (e na areia e nas rochas...) por isso costuma optar-se por matérias porosas que aumentem a superficie de fixação das bactérias (argila expandida, bio balls, rocha vulcânica esmagada, areia de coral grossa,....). Se optares por apenas um filtro convém que tenha um volume grande paras as matérias filtrantes para que possas assegurar os dois tipo de filtragem.

 

7º Fauna - Grande só se for pelo meu quase metro e noventa... sou apenas um aprendiz :lol: ok, pronto, sei um bocadinho mais do que tu :lol:

É sempre bom ouvir outras opiniões. Como te disse para esse aquário não tens muitas opções. A que tens neste momento era apenas uma de 3!

 

8º O peixe desconhecido - Pela tua descrição e sendo do Tanganyika ocorrem-me duas possibilidades.

Ou era um Tropheus duboisi ainda juvenil ou um Eretmodus cyanostictus... mas aposto mais no primeiro. Espreita ai em baixo:

 

Tropheus duboisi juvenil

 

Eretmodus cyanostictus

 

Abraço,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, so para dar uma opiniao ou baralhar tudo, eu tenho um casal de jullidochromis ornatus e dois casais de brevis(conchiculas) num aqua de 51l bigsmile o pior é que nem esta cheio ate a cima, faltam encher uns 15cm ou seja esta com pouco mais de 30l, ja tive uma ninhada de brevis e os jullies estao com ninhadas de 3 em 3 semanas.... podes ver aqui

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, so para dar uma opiniao ou baralhar tudo, eu tenho um casal de jullidochromis ornatus e dois casais de brevis(conchiculas) num aqua de 51l :o o pior é que nem esta cheio ate a cima, faltam encher uns 15cm ou seja esta com pouco mais de 30l, ja tive uma ninhada de brevis e os jullies estao com ninhadas de 3 em 3 semanas.... podes ver aqui

 

 

Boas,

 

As sugestões dadas são com base em manter um aquário equilibrado e sem andar no fio da navalha... o teu aquário já foi muito discutido e, na minha opinião, já tudo foi dito (às vezes de forma pouco civilizada) por isso, acho que não vou opinar mas apenas comentar:

 

O Betta splendes também vivem bem nos cubos das lojas, mas não são, claramente, as condições ideais para os manter. Do mesmo modo, que poderás viver numa cela de 3x3 metros e por muitos anos, mas não o farás, certamente, nas condições que mereces!

 

Ainda bem que tudo te tem corrido bem, mas como não montaria um aquário nessas condições não o posso aconselhar :drinking:

 

Abraço

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem acho que agora estou muito mais esclarecido quanto ás minhas duvidas...o peixe era mesmo o Tropheus duboisi juvenil tambem muito bonito..bem la vou eu ter que fazer um pequeno delito e ir roubar areia à praia :drinking: onde é que já se viu!! o que me vale e que não sou o primeiro nem vou ser o ultimo de certeza :o agora em agosto vou passar uns dias para os lados do Piodão e vou trazer pedras de lá..entretanto vou arranjar a areia e lavá-la já..quanto ao esferovite onde é que o posso arranjar há medida?? As lojas de aquariofilia vendem conchas?? bem espero que sim..falta-me saber quantos peixes de cada espécie devo pôr e qual a ordem de entrada..vou já comprar material e preparar tudo para quando regressar de férias montá-lo, rodá-lo e poder por os ciclideos..entretanto há medida que vou montando vou postando umas fotos e tal pa poderem ver como estão a correr as coisas e darem a vossa opinião :blush: Obrigado meu caro JN Cruz, grande lição que me deste..quanto ao pinguim tentou-me baralhar aqui um bocado nyah mas fui ver os ciclideos dele e realmente são espectaculares..

 

Abraços, Nuno

Editado por Nuno_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem acho que agora estou muito mais esclarecido quanto ás minhas duvidas...o peixe era mesmo o Tropheus duboisi juvenil tambem muito bonito..bem la vou eu ter que fazer um pequeno delito e ir roubar areia à praia :morning: onde é que já se viu!! o que me vale e que não sou o primeiro nem vou ser o ultimo de certeza :) agora em agosto vou passar uns dias para os lados do Piodão e vou trazer pedras de lá..entretanto vou arranjar a areia e lavá-la já..quanto ao esferovite onde é que o posso arranjar há medida?? As lojas de aquariofilia vendem conchas?? bem espero que sim..falta-me saber quantos peixes de cada espécie devo pôr e qual a ordem de entrada..vou já comprar material e preparar tudo para quando regressar de férias montá-lo, rodá-lo e poder por os ciclideos..entretanto há medida que vou montando vou postando umas fotos e tal pa poderem ver como estão a correr as coisas e darem a vossa opinião ;) Obrigado meu caro JN Cruz, grande lição que me deste..quanto ao pinguim tentou-me baralhar aqui um bocado :P mas fui ver os ciclideos dele e realmente são espectaculares..

 

Abraços, Nuno

 

Boas,

 

Não te dei lição nenhuma! Apenas transmiti o que sei e é sempre um prazer ajudar quem quer ser ajudado!

 

Quanto ao esferovite, compras uma placa e cortas em casa, com uma faca afiada. Faz lixo mas é muito fácil ;)

 

Dificilmente compras conchas nas lojas de aquariofilia e se comprares serão carissimas, experimenta uma das lojas que te referi.

 

Ora bem, quanto aos peixes o ideal são dois casais, mas se nos caudopunctatus é fácil diustinguir machos e fêmeas, nos Jullidochromis é virtualmente impossivel e mesmo sendo macho e fêmea não é garantido que "atinem" um com o outro.

 

Assim, primeiro metes um casal de caudopunctatus (se forem juvenis podes meter uns 4 e ver o que dá). Os Julidochromis serão os últimos. Mete 4 ou 5 juvenis e observa até que tenhas a sorte de ter um casal... depois... retira os sobrantes ;)

 

Esperamos pelas fotos.

 

Abraço

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, o meu aqua nao é para servir de exemplo para nada, pois ja tomei consciencia que sou eu que estou com sorte, mas nao é assim em 99% dos casos, foi apenas para ele ver que os j. ornatus sao uma boa aposta pois sao mais calmos que os restantes....

 

Faz o que eu te digo, nao faças o que eu faço

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda nao sei se vou por transcriptus ou ornatus mas na altura verei Pinguim...adorei os transcriptus "kiss" que vi no aqua do JN Cruz mas depois decido..acho que o mais complicado vai ser arranjar os caudopunctatus visto que ainda não encontrei à venda apesar de não ter procurado a fundo, já que isto é só para agosto também..tenho pena de não começar já a montá-lo mas pelo menos o material quero já tê-lo todo, assim depois de esperarem um bom tempo pelo aqua pode ser que faça com que quando o virem lhe achem mais piada hehe :) só vou no final do mês de férias e quando voltar e puser as mãos ao trabalho eu vou vos dando noticias dos avanços!! ;)

 

 

 

Abraços, Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda nao sei se vou por transcriptus ou ornatus mas na altura verei Pinguim...adorei os transcriptus "kiss" que vi no aqua do JN Cruz mas depois decido..acho que o mais complicado vai ser arranjar os caudopunctatus visto que ainda não encontrei à venda apesar de não ter procurado a fundo, já que isto é só para agosto também..tenho pena de não começar já a montá-lo mas pelo menos o material quero já tê-lo todo, assim depois de esperarem um bom tempo pelo aqua pode ser que faça com que quando o virem lhe achem mais piada hehe :) só vou no final do mês de férias e quando voltar e puser as mãos ao trabalho eu vou vos dando noticias dos avanços!! ;)

Abraços, Nuno

 

 

Conheço algum pessoal que lá para final de Agosto devem ter dezenas de cuadopuctatus para venda ; )

 

Abraço

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conheço algum pessoal que lá para final de Agosto devem ter dezenas de cuadopuctatus para venda ; )

 

Abraço

 

 

hehe entao por essa altura falo contigo! obrigado

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais