morte inesperada do colisa lalia e platy


Visitante

Recommended Posts

:( olá! possuo um aquario de 50 litros desde novembro de 2003. 15 dias depois tinha os primeiros peixes - neons e platy, mais tarde introduzi um tricogaster dourado, 2 peixes gato sugadores + 1 platy, posteriomente 1 colisa lalia, 1 colisa fasciatus, 2 coridoras albinos e 2 botia palhaço - estes ultimos para me livrarem de uma praga de caracois- devo dizer que ao fim de algum tempo resultou. tenho uma planta - Echinodorus parviflorus 'Tropica' - para a qual utilizo suplemento( florena ) pois não tenho substracto - Apenas areão. mudo frequentemente a água - +-1x mês. 1 dos meus neons ( preto) tem uns pontos pretos na cauda. mas aparentemente anda bem. Por uma questão profilatica de 15 em 15 dias junto umas gotas de tonigeral para eliminar alguns fungos e bacterias mais comuns. Até aqui tudo bem, assim me parece. há 5 dias atrás reparei que o colisa lalia tinha uma ferida lateral com alguma extensão, andava muito parado nos cantos, não reagia. hà dois dias atrás morreu. hoje notei 1 platy muito parado... reparei que tinha um ponto branco quase imperceptivel na barbatana da cauda e umas escamas eriçadas no dorço. ao fim de uma hora morreu também. Agradecia se possivel que me ajudassem a salvar o resto dos meus peixes, que após uma observação mais atenta me parecem bem. obrigado. victor jorge
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não quero ser desmancha-prazeres mas assim de repente só encontro erros graves no seu aquário. Vejamos:

 

- Apenas 15 dias depois de receber o aquário inseriu peixes, o que significa que néons e platys entraram sem estar concluído o cíclo do azoto. Por favor lêr http://faq.thekrib.com/pt/begin-cycling.html

 

:?

 

- Em 50 litros (falta saber se são litros brutos ou úteis) tem néons, platys, tricogaster, peixes gato, colisas, corys e botias. São decididamene peixes a mais... e isto poderá estar a gerar graves desiquilíbrios biológicos! Sabia, por exemplo, que os botia palhaço podem atingir os 30 cms no seu estado adulto? A solução será vender/devolver os peixes que tem a mais. Em caso de dúvida siga sempre a regra teórica de "1 litro de água por cm de peixe adulto".

 

:(

 

- O aquário é muito pouco plantado para a quantidade de peixes que colocou. Espero que o filtro seja de qualidade!

 

:wink:

 

- Disse que muda frequentemente a água... mas 1 vez por mês não é suficiente, especialmente para a salada de peixes que tem! Deverá efectuar trocas semanais de 20% da água e limpar correctamente as esponjas do filtro na água da muda... nunca em água corrente! Controle uma vez por semana os valores de nitritos, nitratos e pH.

 

:)

 

- Referiu que de 15 em 15 dias coloca químicos na água, mesmo sem motivo aparente. Isto não é nada saudável para os peixes. Se algo está mal com eles, deverá procurar a fonte dos problemas e nunca tentar "tapar o sol com uma peneira" com essas soluções químicas.

 

:(

 

Sugiro a leitura atenta da secção de água doce das FAQs Portuguesas de Aquariofilia, em http://faq.thekrib.com/pt/begin.html

 

:idea:

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Acho que tens ai uma série de problemas...

 

tenho uma planta - Echinodorus parviflorus 'Tropica' - para a qual utilizo suplemento( florena ) pois não tenho substracto - Apenas areão.

Tens areão. Areão pode ser considerado o teu substrato... :( O facto de teres areão não invalida o uso de fertilizantes no próprio areão (tipo pastilhas).

A fertilização líquida ou através do substrato depende um pouco das plantas que tenhas...

 

mudo frequentemente a água - +-1x mês

Mudas a água toda? Se sim NÂO o deves fazer...

Deves fazer uma troca parcial de água (TPA) semanalmente entre 30%-40% do volume do teu aquário.

 

Por uma questão profilatica de 15 em 15 dias junto umas gotas de tonigeral para eliminar alguns fungos e bacterias mais comuns.

Desconheço o medicamento/composto... :)

Não sei o que pretendes eliminar... um aquário "rodado" não ganha fungos nem bactérias. Se tiveres o respectivo cuidado nem os peixes ganham doenças. O medicamento pode estar a matar as bactérias do filtro (e estas bactérias não deves matar!!)...

Aconselho-te a parares de colocar isso (seja lá o que isso for... :idea::wink::? ).

 

há 5 dias atrás reparei que o colisa lalia tinha uma ferida lateral com alguma extensão, andava muito parado nos cantos, não reagia. hà dois dias atrás morreu. hoje notei 1 platy muito parado... reparei que tinha um ponto branco quase imperceptivel na barbatana da cauda e umas escamas eriçadas no dorço. ao fim de uma hora morreu também

Que filtro é que tens? Limpas de quanto em quanto tempo? como?

 

Acho que estás a cometer alguns erros mas com o tempo e muita leitura no fórum isso vai ao sítio... :(

 

Um abraço,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas 15 dias depois de receber o aquário inseriu peixes, o que significa que néons e platys entraram sem estar concluído o cíclo do azoto. Por favor lêr http://faq.thekrib.com/pt/begin-cycling.html

 

Desculpa lá a minha intervenção, pois até porque sou um iniciado nstas coisas da aquarófilia como o Victor...mas na altura que montei o meu aquário ( a cerca de um ano e tal...) socorri-me destas mesmas FAQ's e de uns amigos que tinham aquários há largos anos...e do que me ensinaram na altura era que para iniciar o ciclo tinha forçosamente que introduzir uns peixes no aquário ( 1 ou 2..) pois de outra forma não haveria produção de detritos ( amónia ) e consequentemente colónia de bactérias para a tranformarem em nitritos, etc...

Além disso acho estranho um aquário que foi iniciado em novembro estar agora 4 meses depois a dar problemas devido à situação descrita anteriormente...Por favor corrijam-me se estiver enganado...

Um Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

mas na altura que montei o meu aquário ( a cerca de um ano e tal...) socorri-me destas mesmas FAQ's e de uns amigos que tinham aquários há largos anos...e do que me ensinaram na altura era que para iniciar o ciclo tinha forçosamente que introduzir uns peixes no aquário ( 1 ou 2..) pois de outra forma não haveria produção de detritos ( amónia ) e consequentemente colónia de bactérias para a tranformarem em nitritos, etc...

Para ciclar o aqua não quer dizer que tenhas, obrigatoriamente, de ir à loja e escolher 2 peixes para depois os trazeres para casa e servirem de cobaias... :(

Basta colocares comida no aquário... a comida com o tempo vai criar amônia... etc etc etc... Não são precisos os peixes. Pode é demorar mais tempo.

 

Além disso acho estranho um aquário que foi iniciado em novembro estar agora 4 meses depois a dar problemas devido à situação descrita anteriormente...Por favor corrijam-me se estiver enganado...

Pode estar a dar problemas à muito tempo mas só agora o Victor os ter reportado.

Se calhar desconhecia o fórum... acontece. :)

 

Só tenho pena de no meu tempo não existirem fóruns como agora... :|

 

Esqueci-me de dizer: Podes também usar (apesar de pessoalmente não ser muito fã disso) aqueles frascos que já trazem bactérias. Colocas o líquido no filtro.... e :?! uma colónia de bactérias... ou amônia... sabe-se lá... :evil:

 

Penso que o problema do Victor está no excesso de peixes e provavelmente uma filtragem deficiente... Tem de limar algumas arestas... :|

 

Cmp,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

na altura que montei o meu aquário socorri-me destas mesmas FAQ's e de uns amigos que tinham aquários há largos anos...e do que me ensinaram na altura era que para iniciar o ciclo tinha forçosamente que introduzir uns peixes no aquário ( 1 ou 2..) pois de outra forma não haveria produção de detritos ( amónia ) e consequentemente colónia de bactérias para a tranformarem em nitritos, etc...

 

Certo mas para além dos outros pormenores/erros que foram referidos, nesta situação específica há factos que não convém esquecer. Referiu "15 dias depois tinha os primeiros peixes - neons e platy", deduzo que não se tratavam de apenas dois néons e um platy. Mesmo que o tenha feito, ou seja adicionar 3 peixes apenas, para além da opção errada de 2 néons apenas, visto serem peixes de cardume, não tomou em linha de conta que os néons são peixes um pouco sensíveis para serem usados na ciclagem de um aquário novo. Isto são apenas pormenores, o que estranho bastante é que os seus "amigos que tinham aquários há anos" terem-lhe indicado que o ciclo do azoto não se completava/realizava na ausência de peixes. Isto é uma concepção errada do ciclo do azoto e revela, perdoe-me a expressão, um desconhecimento grave para alguém com tanta experiência em aquariofilia.

 

Além disso acho estranho um aquário que foi iniciado em novembro estar agora 4 meses depois a dar problemas devido à situação descrita anteriormente

 

Eu não pretendi dizer, e não o disse certamente, que os seus problemas são devidos especificamente à situação descrita... tomara que fosse só isso! Eu referi honestamente "assim de repente só encontro erros graves no seu aquário" porque de facto toda a série de problemas que está a verificar, estão directamente relacionados com todos os equívocos do passado. Vejamos, um aquário ciclado menos correctamente, sobrepopulado, com trocas de água apenas 1 vez por mês, adição de produtos químicos com maior frequência que as trocas de água e, por acréscimo, pouco plantado... são tudo factores que criam os desiquilíbrios biológicos que está a sentir no seu aquário. Claro que se no início os efeitos não eram tão notórios, estes têm tendência para aumentar... e com efeitos preocupantes que podem ir desde a morte prematura dos peixes, passando pelo crescimento excessivo de algas, etc.

 

Admiro a preocupação que os seus "amigos que tinham aquários há largos anos" tiveram em tentar explicar o ciclo do azoto mas sinceramente custa-me a aceitar que estes não o tenham elucidado correctamente sobre o restante trabalho de casa.

 

Tudo se resolve, tem é que meter mãos à obra quanto antes.

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Governa,

 

Não sei muito bem a razão do tom do teu post pois a minha intenção era tentar ficar elucidado em relação a uma questão muito simple e não discutir o meu grau de experiência ( que é muito pouco ) nem os teus conhecimentos na matéria...

Não sou grande "postador" no fórum mas acima de tudo um leitor atento sempre que me é possível, pois tenho muito para aprender...

Mas se é neste tom que achas "normal" responder a quem está a pedir ajuda ( o Victor neste caso, não eu...) por mim tudo bem...

Mas digo desde já que não é isto que estou habituado a ler por aqui...

Fiquei agradávelmente supreendido com a sugestão do Nuno Miguel ( de colocar comida no aquário) pois nunca me tinha ocurrido :?:

Até porque nas FAQ's que tu aconselhaste e que foram lidas por mim inicialmente vêm as seguintes frases:

 

"(...)A melhor maneira de conseguir isto é colocar um ou dois (ênfase no UM ou DOIS) peixes resistentes e baratos no seu aquário.(...)Sugestões para algumas espécies são: peixes dourados comuns (para tanques de água fria), zebras, barbos para tanques de água quente e peixes donzela em aquários de água salgada.(...) Cuidado: EVITE A TENTAÇÃO DE COMPRAR MAIS PEIXES ATÉ QUE O SEU AQUÁRIO TENHA EFECTUADO O CICLO COMPLETO! (...)"

 

E foi exactamente isso que os meus amigos me aconselharam e foi exactamente isso que eu fiz há cerca de 1 ano e meio, e posso já dizer que a minha "cobaia" foi 1 platty que ainda hoje habita o aquário.

 

E no fim do teu post parece que já me estavas a confundir com o Victor, pois não foi eu que pedi ajuda e por acaso até está tudo bem com o meu aquário...

 

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei muito bem a razão do tom do teu post pois a minha intenção era tentar ficar elucidado em relação a uma questão muito simple e não discutir o meu grau de experiência nem os teus conhecimentos na matéria...

 

Todas as minhas respostas foram com o intuito de identificar os erros e sugerir a respectiva correcção. Não estou a discutir o grau de experiência de ninguém, apenas frisei que estranho que pessoas supostamente rodadas em aquariofilia lhe tenham dado conselhos errados e/ou incompletos. Porque interpreta isto como uma guerra de conhecimentos?... Por não usar smiles no fim de cada frase?

 

:?:

 

Não sou grande "postador" no fórum mas acima de tudo um leitor atento sempre que me é possível, pois tenho muito para aprender...

 

Também eu tenho muito que aprender... também o senhor Takashi Amano deve aprender muito todos os dias... ainda muito nos falta para compreender na totalidade a natureza que nos envolve.

 

:wink:

 

Mas se é neste tom que achas "normal" responder a quem está a pedir ajuda ( o Victor neste caso, não eu...) por mim tudo bem...

 

Tom?! que tom? Fui incorrecto? Disse alguma mentira? De que modo fui mal interpretado?

 

:)

 

Mas digo desde já que não é isto que estou habituado a ler por aqui...

 

Isto o quê? Apontar erros e sugerir soluções? Ou discordar da opinião dos seus amigos? Não compreendo a que se refere.

 

:):roll::wink:

 

nas FAQ's que tu aconselhaste e que foram lidas por mim inicialmente vêm as seguintes frases: "(...)A melhor maneira de conseguir isto é colocar um ou dois (ênfase no UM ou DOIS) peixes resistentes e baratos no seu aquário

 

Não coloquei em causa as FAQs, continua a fazer confusão. Coloquei em causa o número de peixes que o colega victor_jorge (é verdade, confundi os dois) colocou com apenas 15 dias de ciclagem. Mesmo que este ao referir-se a "néons e platy" se estivesse na realidade a referir a apenas 3 peixes, continuaria a constituír um erro visto que os néons para além de não serem uma espécie propriamente resistente a um aquário em ciclagem, são também peixes de cardume... e 2 néons não se qualificam como cardume. Depois coloquei em causa a teoria dos seus colegas aquariófilos segundo a qual o ciclo do azoto não se completava/realizava na ausência de peixes.

 

:?

 

E no fim do teu post parece que já me estavas a confundir com o Victor

 

É verdade, por acaso estava a confundir os dois. Não me diga que até isto levou a mal?

 

:wink:

 

não foi eu que pedi ajuda e por acaso até está tudo bem com o meu aquário...

 

Óptimo, é isso que procuramos com este fórum. As minhas críticas são sempre construtivas, não aponto o dedo sem tentar apontar uma causa/solução logo de seguida. Porque interpretou o meu post da maneira como o fez? Estar a discutir o meu "tom de voz" num fórum tem muito pouco de interessante para os outros users... até porque nem tem razão de ser!

 

:D

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!!

:D agradeço desde já a participação dos colegas...no entanto que fazer ao meus ditos problemas...

 

neste momento parece normalizado, com baixos níveis de nitritos, com um PH de 7,5

 

a água está com uma dureza 10º dgh

 

4º dkh ( penso que um pouco baixo) devo elevar este valor :?: como :)

 

 

efectuei uma limpeza mais profunda com sifão e tenho efectuado trocas diárias de água na ordem dos 10%

 

devo fazer algo mais :)

 

já agora aproveito para colocar umas questões.

Que plantas e em que quantidade deveria plantar :roll:

Num aquário bem plantado deve continuar-se a usar bomba de oxigenio :wink:

 

obrigado

 

obs: dimensões do aquário - 60x40x30

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

no entanto que fazer ao meus ditos problemas...  

neste momento parece normalizado, com baixos níveis de nitritos, com um PH de 7,5  

a água está com uma dureza 10º dgh  

4º dkh ( penso que um pouco baixo) devo elevar este valor  como  

efectuei uma limpeza mais profunda com sifão e tenho efectuado trocas diárias de água na ordem dos 10%  

devo fazer algo mais?

Os valores da água da troca são os mesmos da água do aquário? Ou seja, a água da torneira tem os mesmos valores que a água do aquário?

É preferível optar por meia dúzia de peixes que se adaptem a essa água e evitar mexer muito nos parâmetros da mesma.

 

Acho que estás a ir pelo bom caminho. TPA's, aspirar o areão e limpar o filtro regularmente é meio camiinho andado para o sucesso no hobby.

Não é necessário trocar 10% de água diariamente. Basta, por exemplo, 30/40% ao fim de semana. A não ser que tenha tempo disponível para o fazer diariamente... :)

 

Que plantas e em que quantidade deveria plantar?

Para plantas... depende. Podes colocar 3/4 plantas só para "dar outro ar" ao aquário e ficar "mais verde"...

Mais um pé de Echinodorus... ou 1 Microsorum... também depende dos gostos. Dá uma vista de olhos no site da Tropica (www.tropica.com) Procura plantas fáceis de manter, que se adaptem á tua água e que não necessitem de muita luz.

 

Se estás à espera de ter um plantado aí tens de, provavelmente, alterar uma coisas... iluminação... adição ou não de CO2 etc.

 

Num aquário bem plantado deve continuar-se a usar bomba de oxigenio?

As "bolhinhas" não são oxigénio...

Muito rapidamente, isso apenas ajuda a movimentar a água à superfície e permitir uma troca de gases entre o aqua e a atmosfera, ou seja, permite oxigenar a água mas não são as bolhas que libertam o oxigénio. Isso ocorre (a oxigenação da água) através da tal troca de gases.

Faz uma pesquisa sobre troca gasosa... de certeza que te aparecem tópicos a explicar melhor como isso fuinciona...

 

Para responder á tua pergunta: num aquário semi plantado podes usar bolhinhas. Num aquário densamente plantado (se seja um verdadeiro plantado) não convém.

 

Abraços,

Nuno

 

PS: Não esquecer que as plantas necessitam de fertilizante (líquido ou pastilhas para enterrar no areão).

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estar a discutir o meu "tom de voz" num fórum tem muito pouco de interessante para os outros users

Tens toda a razão! Perfeitamente de acordo. Já percebi que a nossa "discussão" surgiu de enganos e de interpretações erradas...

Portanto por mim esta encerrada a questão. O importante neste tópico é ajudar o Victor.

Um Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Perfeitamente de acordo. Já percebi que a nossa "discussão" surgiu de enganos e de interpretações erradas...

 

Nítidamente... acredite que não tinha mesmo razão de ser.

 

:twisted:

 

Espero entretanto com o nosso colega victor_jorge não se tenha inibido pela nossa troca de posts. Qualquer outra questão, mesmo que lhe possa soar a asneira, disponha! Estamos aqui para tentar esclarecer, longe de mim querer soar a sabichão.

 

:wink:

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais