Recommended Posts

Publicado (editado)

Olá a todos!

Antes de mais deixem-me pedir desculpa pelo spam porque fiz um post parecido na secção de salgados.

Comecei a fazer manutenção dos sistemas de aquários de uma pet-shop e preciso de ajuda em alguns aspectos! Já usei muitas vezes o fórum para pedir ajuda a nível pessoal mas como agora é trabalho precisava de ficar mesmo esclarecido com algumas coisas... E conto com a vossa ajuda, ok? :blush:

Neste caso a minha dúvida é a seguinte:

Numa das lojas todos os aquários (doce/salgado) têm sump, até ai nada de mal, bem pelo contrário! No caso dos aquários de água doce cada sump é partilhado por dois aquários que, no seu conjunto, terão cerca de 400L. O esquema é o seguinte (espero que se veja):

SumpDoce.jpg

Este esquema faz sentido? Primeiro a meia-dúzia de bolas que se vêem no esquema são mesmo meia dúzia na realidade (ok, ok, são para ai uma dúzia mas o problema é o mesmo)...

Não me parece muito funcional que a água fique retida nessa primeira secção e só quando transborda é que passa para a secção de filtração mecânica! Não seria melhor ter primeiro a filtração mecânica e só depois a biológica? Se concordarem como devo fazer? Troco-as de posição e meto a espuma na primeira secção? Mas mesmo até cima ou deixo algum espaço até à divisória?

Todos os aquários tem nitratos em excesso (para cima de 50mg/L, tinha de fazer diluições para saber ao certo quanto mas pela velocidade a que aquilo muda de cor não me custava nada a creditar que fossem à volta de 150...) e a água da torneira sai com mais de 20mg/L! Devo proceder a TPAs grandes? Tenho alguns aquários em tratamento (ictio nuns, infecções noutros) devo também fazer nestes ou espero pelo fim dos tratamentos?

Outras dúvidas referem-se ao pH! Por mais TPA que faça (com água a 6,5) os aquários estão todos com pH à volta dos 8! A alcalinidade está nos 2 ou 3, por isso não devia haver problemas em descer, certo? O problema é que mesmo usando um buffer (Proper pH 7.0) tenho de deitar produto todos os dias porque sobe sempre na ordem dos 0.2/0.3 por dia... E na sump só tem mesmo as matérias filtrantes e nos aquários só os peixes (sem substrato nenhum)!

Desculpem tanta dúvida mas aquilo está em muito mau estado e estou um bocado à rasca para lidar com tanta água sozinho...

Obrigado!

PS: A desactivação do sistema está fora de questão por "ordens superiores"... ;)

Editado por zpoliveira

Zé Pedro

DBDportugal.gif

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!