é Possivel Salgado De 25 L?


Recommended Posts

Olá,

gostava de saber se é possível ter um aquário de água salgada de 25 L. Gostava de por alguma anémona, sem peixes, talvez um ou outro camarão...

Se sim, gostava de saber se é necessário ter escumador, ou outro equipamento.

 

Fiquem bem.

 

 

Boas.

 

Sim, é possível teres um Aqua de 25 litros. Em relação ás anémonas num aqua desses só mesmo 1, pois as da nossa costa são tóxicas e libertam bastante amónia. Além de que em temperaturas acima dos 23 / 25º ainda se nota mais.

 

Era importante saber se a tua ideia era um Aqua da nossa costa ou um de recife, pois acho que num aquário tão pequeno um re recife é um pouco complicado, e muito difícil de manter ( quanto maior mais estável ).

 

Em relação ao Escumador é sempre aconselhável, no teu caso também, mesmo que faças TPA's semanais de 50%.

 

Estás a pensar em apenas ter o Aqua ou também teres Sump ?

 

Abraço

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Era importante saber se a tua ideia era um Aqua da nossa costa ou um de recife, pois acho que num aquário tão pequeno um re recife é um pouco complicado, e muito difícil de manter ( quanto maior mais estável ).

 

Estás a pensar em apenas ter o Aqua ou também teres Sump ?

 

Abraço

 

Olá,

estava a pensar mais da nossa costa. É que já algumas vezes na zona do Guincho e há ali habitats impresionantes. Sim era só para ter um aquário sem sump.

Uma bomba de circulação pode fazer o trabalho do escumador neste tipo de aquários?

Apenas estou a reunir informações, só faço se for viável.

Obrigado aos dois pelas respostas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Uma bomba de circulação pode fazer o trabalho do escumador neste tipo de aquários?

 

 

Não percebi bem o que queres dizer, ou então não percebes-te qual a função de um escumador.

 

De qualquer maneira explico ( ou pelo menos tento ).:

 

Circulação - Em aquário de Reef o aconselhável é ter entre 20 a 30x o volume do aqua em circulação. Já num da nossa costa há quem defenda que não é preciso tanto, eu até acho que é preciso mais pois se reparares os tais habitantes que falas estão habituados a viver em zonas de rebentação.

 

Escumador serve para retirar a matéria orgânica antes que ela se decomponha.

 

 

 

Ao montares um aqua da nossa costa tens que ter em mente uma coisa. A temperatura. As nossas bicaharadas não gostam de temperaturas tropicais, preferem andar nos 15 / 18º. Este é um dos desafios, pois em nossas casas é complicado ter essa temperatura no verão. Por isso recomenda-se vivamente o uso de um Refrigerador.

 

 

Abraço

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebi bem o que queres dizer, ou então não percebes-te qual a função de um escumador.

Tens razão não percebo a função (ou melhor não percebia antes do teu post). Serve então quase como um filtro, certo?

Tenho aquários desde há muito tempo mas foram sempre plantados, os salgados apenas olhava com admiração.

Como disse no meu primeiro post, estou a reunir informações para ver se me é viável.

 

Quando tu referes aos da nossa costa viverem em zonas de rebentação, essas são zonas de muito arejadas, isso implica que o nível de O2 tem que ser superior ao do reefs.

 

Ainda bem que referes ao factor temperatura (ser baixa para habitats da costa). Eu estive algumas vezes por lados do Guincho (ao lado duns viveiros que há por aí) e reparei que na altura do verão, havia uns nichos em pequenas poças e ali a água era bastante quente. Parecia que a vida lá prosperava, ou estou enganado?

 

Fica bem.

Editado por Punil Sanatcumar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Efectivamente estás enganado...... Eles apenas "aguentam" essas condições por 2 / 3 horas, até que a maré cubra novamente a poça. Para além disso ao pores esses habitantes em água 25 / 26 / 27º aumentas o metabolismo deles, ou seja, vão morrer tb mais cedo.

 

Rebentação não é sinónimo de água rica em oxigénio.

 

Não há nada como experimentar, digo isto mas não estou a dizer para pores lá bicharada e pronto. Monta o Aqua, mete lá água, escumador, e pensas na circulação, não estou a ver o Aqua, mas 25 lts acho que 2 bombas de 100 lts/h era suficientes, ou então, 2 de 200 lts/h.

 

Ao mesmo tempo que ele cicla, tens oportunidade de ver a evolução da temperatura.

 

Pensa também na iluminação. Aqua da nossa costa não são muito exigentes na iluminação, no entanto já deves saber que o Aquário não pode ser fechado, devido há importância da evaporação. A água que evapora repões com KALK ( hidróxido de cálcio ).

 

Caso vejas que a temperatura não chega aos 22 / 25º com iluminação ligada, diria que os habitantes iam sentir-se bem. De qualquer maneira só introduzia peixes quando pelos menos começasse a nascer a Alga Coralina.

 

Não é aconcelhável o usa de filtro externo, mas eu nos da nossa costa acho que não haverá problema, desde que devidamente feita a manutenção de 2 em 2 ou 3 em 3 dias.

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Efectivamente estás enganado...... Eles apenas "aguentam" essas condições por 2 / 3 horas, até que a maré cubra novamente a poça. Para além disso ao pores esses habitantes em água 25 / 26 / 27º aumentas o metabolismo deles, ou seja, vão morrer tb mais cedo.

 

Rebentação não é sinónimo de água rica em oxigénio.

 

Não há nada como experimentar, digo isto mas não estou a dizer para pores lá bicharada e pronto. Monta o Aqua, mete lá água, escumador, e pensas na circulação, não estou a ver o Aqua, mas 25 lts acho que 2 bombas de 100 lts/h era suficientes, ou então, 2 de 200 lts/h.

 

Ao mesmo tempo que ele cicla, tens oportunidade de ver a evolução da temperatura.

 

Pensa também na iluminação. Aqua da nossa costa não são muito exigentes na iluminação, no entanto já deves saber que o Aquário não pode ser fechado, devido há importância da evaporação. A água que evapora repões com KALK ( hidróxido de cálcio ).

 

Caso vejas que a temperatura não chega aos 22 / 25º com iluminação ligada, diria que os habitantes iam sentir-se bem. De qualquer maneira só introduzia peixes quando pelos menos começasse a nascer a Alga Coralina.

 

Não é aconcelhável o usa de filtro externo, mas eu nos da nossa costa acho que não haverá problema, desde que devidamente feita a manutenção de 2 em 2 ou 3 em 3 dias.

 

boas joao em parte tens razao quanto a temperatura dos animais de poças mas digo-te uma coisa por experiencia propria , tenho um blennie de poças ha 1 ano no meu reef ja me ciclou 2 aquario e esta 5 *, esta realmente claro que o aumento da temperatura aumenta o metabolismo dos mesmos mas tambem sei que estes animais aquentam-se em reefs por muito tempo

tal como os eremitas e as sebellas .

um abraço

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais