Bichos Estranhos


psaudade

Recommended Posts

Boas...

 

Após a mudança do aqua de 60 para 80cm ainda não houve tempo para remover a água do aqua mais pequeno. Hoje verifiquei que no vidro do aqua existem uns bichos meio estranhos parecidos co caracois, mas depois de bem visto não me parece que sejam caracois.

 

Verifiquei ainda na água a presença de peixes com cerca de 2 a 3mm. Não me recordo de ter existido qualquer nascimento e o aqua tem estado com a água parada já faz uma semana.

 

Ficam aqui as fotos dos bichos e dos ditos peixes, no sentido de me ajudarem a identificar o que são.

 

dsc4759yj2.jpg

-

dsc4758cf8.jpg

-

dsc4753pa6.jpg

 

Desde já obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que giro.

 

É dificil dizer que peixes são, talvez tetras ou danios.

 

Eu aposto em zebras, se os tinhas no aquário.

 

Senão, então um tetra qualquer, como neon negro, neon rosa ou mesmo pinguins. Nestes tetras é normal começarem a aparecer os pequenitos, assim que tiras os adultos do aquário...

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Já me aconteceu vir alvins dentro dos sacos juntamente com os outros peixes que comprei numa loja!!!!

Olha tenta cria-los e ao fim vês o que dá!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aquilo que te parece caracois, são lapas de agua doce...

 

quanto aos alevins, sera mais facil se disseres quais as especies de peixes que tinhas no aqua...

 

 

Espécies existentes (mas já removidas do aqua de 60cm) : Zebras; Neon Cardinal e guppys. Deduzo que estes pequeninos sejam dos dois primeiros, pois já tive duas criações de guppys e de certeza que não são.

 

 

Preciso é de conselhos em relação à manutenção do aqua. A luz naturalmente vou manter como estava anteriormente. Em relação ao filtro (é interno) que cuidados posso ter de forma a que os pequenos não sejam "comidos" por ele. Em relação à alimentação, tenho alimentação para alevins, mas é granulado fino. Sei que existe uma alimentação liquida que eventualmente servirá melhor estes.

 

Todo e qualquer conselho que me possam dar será muito útil.

 

Já agora, em relação às lapas, o que posso fazer com elas?????? Coloco lá um corydora ou um limpa vidros para dar cabo delas???? Um Botia palhaço??? que peixe aconselham e que não me coma os alevins?????

 

Desde já obrigado.

Ivo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espécies existentes (mas já removidas do aqua de 60cm) : Zebras; Neon Cardinal e guppys. Deduzo que estes pequeninos sejam dos dois primeiros, pois já tive duas criações de guppys e de certeza que não são.

Preciso é de conselhos em relação à manutenção do aqua. A luz naturalmente vou manter como estava anteriormente. Em relação ao filtro (é interno) que cuidados posso ter de forma a que os pequenos não sejam "comidos" por ele. Em relação à alimentação, tenho alimentação para alevins, mas é granulado fino. Sei que existe uma alimentação liquida que eventualmente servirá melhor estes.

 

Todo e qualquer conselho que me possam dar será muito útil.

 

Já agora, em relação às lapas, o que posso fazer com elas?????? Coloco lá um corydora ou um limpa vidros para dar cabo delas???? Um Botia palhaço??? que peixe aconselham e que não me coma os alevins?????

 

Desde já obrigado.

Ivo

 

em relação aos peixinhos, eles não deverão ser "comidos" pelo filtro a não ser que este seja muito potente mas ai tb a corrente dentro do aqua seria de loucos, em relação à especie e tendo em conta que afirmas não serem de guppys e que as fotos não são muito esclarecedoras (especie para a qual eu tendia mais) poderão ser das zebras (parece-me mais plausivel) e julgo que com a alimentação em pó te safas bem, em todo o caso se vires que são alvo de perseguições por parte dos outros tenta isola-los.

 

 

Na questão das "lapas" parecem-me mais sanguesugas, não te preocupes que tanto quanto fui informado são inofensivas para os peixes, apenas são mortiferas para caracois, camarões e outro tipo de invertebrados. Eu proprio já tive disso eliminei-as manualmente (duas ou três num dia) depois estive quase uma semana até encontrar outra e desde então nunca mais apareceram e os caracois proliferam e na altura dei com uns poucos mortos.

 

isto pq peixes que te limpem isso serão sempre com algum porte e ai o alevins tb são petisco.

 

Abraço

 

Marco

Editado por Matt

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela explicação esclarecedora.

 

Os alevins estão mesmo isolados no aqua de 60cm, logo não existe problema de serem comidos.

Em relação ao filtro interno, não me parece que seja um filtro muito forte (não tem regulação de intensidade).

 

Aproveito ainda para questionar o seguinte: Dos 4 zebras que tenho, existem dois deles que se encontram barrigudos, sempre que olhei para eles, reparei que existiam dois que eram mais largos que os outros (segundo li são as fêmeas), sendo assim posso assumir que podem vir a desovar?????? Se desovarem geralmente é feita nas plantas (folhas) ou pedras existentes no aquário. Existe algum risco dos peixes que tenho comerem os ovos???? Por exemplo limpa-vidros, guppyes e serpae????

Editado por psaudade
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dos 4 zebras que tenho, existem dois deles que se encontram barrigudos, sempre que olhei para eles, reparei que existiam dois que eram mais largos que os outros (segundo li são as fêmeas)

 

são femesa com toda acerteza, as femeas são muito mais barrigudas

 

 

sendo assim posso assumir que podem vir a desovar??????Se desovarem geralmente é feita nas plantas (folhas) ou pedras existentes no aquário. Existe algum risco dos peixes que tenho comerem os ovos???? Por exemplo limpa-vidros, guppyes e serpae????

sim. e é muito facil...., mas mum aqua só pra eles.

 

quanto aos invertebrados são memo lapas e não sanguesugas, tem uma carapaça como as lapas.

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

são femesa com toda acerteza, as femeas são muito mais barrigudas

sim. e é muito facil...., mas mum aqua só pra eles.

 

quanto aos invertebrados são memo lapas e não sanguesugas, tem uma carapaça como as lapas.

 

 

Os bicharocos estranhos (lapas) já vão sendo limpas com um raspador e ficam mais ou menos controladas, pelo menos nos vidros. Os outros bichos estranhos (alevins) já vão com 5 a 6 mm e já começam a parecer alguma coisa de jeito.

 

Em aspecto os olhos são bem brilhantes e apresentam tb bastante brilho lateral, mais tarde coloco fotos dos mesmos para ver se vc's me ajudam a identificar a espécie.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.