Ajuda Urgente...


PORTUGA78

Recommended Posts

Boas,

 

Estou na fase final da minha iniciação neste maravilhoso mundo, e preciso de saber que testes são precisos para monitorizar o aqua, e já agora que marcas aconselham... Apenas condição, não á quase €€€nenhuns para gastar...senão, fico com um belo aqua apenas com agua... rsrsrs...

 

E já agora que quimicos preciso comprar.... tipo, anti coloro? Algo para as plantas?? Vou construir um comunitário, com algumas plantas, nada muito elaborado para começar...

 

O Setup é:

 

aqua, 150X45X60

 

Filtro eheim 2217

 

2x jaguer 150W

 

 

Obrigado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Estou na fase final da minha iniciação neste maravilhoso mundo, e preciso de saber que testes são precisos para monitorizar o aqua, e já agora que marcas aconselham... Apenas condição, não á quase €€€nenhuns para gastar...senão, fico com um belo aqua apenas com agua... rsrsrs...

 

E já agora que quimicos preciso comprar.... tipo, anti coloro? Algo para as plantas?? Vou construir um comunitário, com algumas plantas, nada muito elaborado para começar...

 

O Setup é:

 

aqua, 150X45X60

 

Filtro eheim 2217

 

2x jaguer 150W

Obrigado...

olá,

convém teres os básicos... teste de ph,nitritos,nitratos e amónia....depois tambem depende muito do tipo de aquario que queiras montar...e os peixes que queiras la por...se for apenas um plantado convem teres testes dos produtos com que fertilizas,ferro,fosfato,potassio etc......outro exemplo,se fores por discus tens que ter testes de kh e qh ...varia tudo um pouco.

agora para ciclar compra apenas os 4 primeiros que mencionei...espero ter ajudado

 

ps- desculpa so vi agora o que tencionas fazer...entao se queres ter um simples comunitario com algumas plantas...basta comprares aqueles fertilizantes tipo mix...com alguns nutrientes juntos...e umas pastilhas para as raizes tambem nao faz mal nenhum...quanto ao anti-cloro...hºa quem use ,e quem não use.Eu uso e até agora não tenho tido problemas....como nunca "não usei" não te posso dizer para não o comprares lol...

Editado por Sacaa

Abraço, P.L.U.R.

Robert Nesta Marley Tribute 1945-1981

"Money can´t buy skills"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Estou na fase final da minha iniciação neste maravilhoso mundo, e preciso de saber que testes são precisos para monitorizar o aqua, e já agora que marcas aconselham... Apenas condição, não á quase €€€nenhuns para gastar...senão, fico com um belo aqua apenas com agua... rsrsrs...

 

E já agora que quimicos preciso comprar.... tipo, anti coloro? Algo para as plantas?? Vou construir um comunitário, com algumas plantas, nada muito elaborado para começar...

 

O Setup é:

 

aqua, 150X45X60

 

Filtro eheim 2217

 

2x jaguer 150W

Obrigado...

 

boas

o que o membro acima disse ta correcto.

so um pequeno reparo,o aqua que tu tens é de 400L e o teu filtro so faz 790l/h ou seja nem dois ciclos chega a fazer de filtragem.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá,

convém teres os básicos... teste de ph,nitritos,nitratos e amónia....depois tambem depende muito do tipo de aquario que queiras montar...e os peixes que queiras la por...se for apenas um plantado convem teres testes dos produtos com que fertilizas,ferro,fosfato,potassio etc......outro exemplo,se fores por discus tens que ter testes de kh e qh ...varia tudo um pouco.

agora para ciclar compra apenas os 4 primeiros que mencionei...espero ter ajudado

 

ps- desculpa so vi agora o que tencionas fazer...entao se queres ter um simples comunitario com algumas plantas...basta comprares aqueles fertilizantes tipo mix...com alguns nutrientes juntos...e umas pastilhas para as raizes tambem nao faz mal nenhum...quanto ao anti-cloro...hºa quem use ,e quem não use.Eu uso e até agora não tenho tido problemas....como nunca "não usei" não te posso dizer para não o comprares lol...

 

 

boas

o que o membro acima disse ta correcto.

so um pequeno reparo,o aqua que tu tens é de 400L e o teu filtro so faz 790l/h ou seja nem dois ciclos chega a fazer de filtragem.

 

 

Vou só enumerar os "erros" que estes 2 users disseram, o que não disser podes assumir como certo:

 

- Testes básicos, amónia, nitritos e pH. Nitratos é um dos testes "para plantados". Quem fizer TPA's regulares e tiver plantas naturais, normalmente não têem niveis demasiado altos.

- Testes de potássio não existem em Portugal, ou são um preço exorbitante, mesmo mandando vir de fora.

- Os fertilizantes tipo mix normalmente não têem o "ingrediente" mais complicado de dar ás plantas, sem ser com TPA's, o potássio.

- Pastilhas para as raizes, só se forem mesmo boas.

- O teu filtro faz 1000 litros/hora, não 790. Para alem é um dos melhores filtros que existem e não conta só a capacidade de agua que consegue filtrar por hora. O teu tem uns poucos de litros de espaço para massas filtrantes e há quem tenha desses a trabalhar há mais de 15 anos sem problemas. Sem duvida uma excelente escolha.

 

Espero ter ajudado alguma coisa e desculpem-me os outros membros.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou só enumerar os "erros" que estes 2 users disseram, o que não disser podes assumir como certo:

 

- Testes básicos, amónia, nitritos e pH. Nitratos é um dos testes "para plantados". Quem fizer TPA's regulares e tiver plantas naturais, normalmente não têem niveis demasiado altos.

- Testes de potássio não existem em Portugal, ou são um preço exorbitante, mesmo mandando vir de fora.

- Os fertilizantes tipo mix normalmente não têem o "ingrediente" mais complicado de dar ás plantas, sem ser com TPA's, o potássio.

- Pastilhas para as raizes, só se forem mesmo boas.

- O teu filtro faz 1000 litros/hora, não 790. Para alem é um dos melhores filtros que existem e não conta só a capacidade de agua que consegue filtrar por hora. O teu tem uns poucos de litros de espaço para massas filtrantes e há quem tenha desses a trabalhar há mais de 15 anos sem problemas. Sem duvida uma excelente escolha.

 

Espero ter ajudado alguma coisa e desculpem-me os outros membros.

 

 

Boas,

 

Obrigado pela ajuda, alem do filtro fazer 1000L/H O aquario tem cerca de 350 litros brutos... penso que com o mega tronco que aqui tenho e mais umas pedritas, e areao, não deve levar amis de 300L...

 

Obrigado a todos..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou só enumerar os "erros" que estes 2 users disseram, o que não disser podes assumir como certo:

 

- Testes básicos, amónia, nitritos e pH. Nitratos é um dos testes "para plantados". Quem fizer TPA's regulares e tiver plantas naturais, normalmente não têem niveis demasiado altos.

- Testes de potássio não existem em Portugal, ou são um preço exorbitante, mesmo mandando vir de fora.

- Os fertilizantes tipo mix normalmente não têem o "ingrediente" mais complicado de dar ás plantas, sem ser com TPA's, o potássio.

- Pastilhas para as raizes, só se forem mesmo boas.

- O teu filtro faz 1000 litros/hora, não 790. Para alem é um dos melhores filtros que existem e não conta só a capacidade de agua que consegue filtrar por hora. O teu tem uns poucos de litros de espaço para massas filtrantes e há quem tenha desses a trabalhar há mais de 15 anos sem problemas. Sem duvida uma excelente escolha.

 

Espero ter ajudado alguma coisa e desculpem-me os outros membros.

 

ok sem problema o erro foi meu na pesquisa bowdown

cump.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá..concordo que a escolha do 2217 foi optima, eu tenho 2 a bombar 24h sobre 24h à mais de 4 anos e nunca me deram problemas, nao fazem barulho e filtram exatamente como eu preciso uma vez que as massas filtrantes se distribuem como se quiser sem o entrave dos tabuleiros. mas.... para essa capacidade de aquario, na minha humilde opinião, tens que pôr muito pouco peixe...ou seja... não podes contar com nada que se pareça à regra de 1L de agua para 1cm de peixe.... tens que te ficar muito aquem disso. e ainda mais uma coisita, tens que pensar em usar uma ou duas powerheads para te fazerem movimentar a agua porque só com o chuveiro do filtro nessa agua toda vais obrigatoriamente ter espaços mortos onde a agua não vai mexer o suficiente, podendo criar-te a medio prazo problemas com cianobacterias, as powerheads não teem que ser nenhumas bombas, apenas o suficiente para ir mexendo essa litragem toda de um lado para o outro.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá..concordo que a escolha do 2217 foi optima, eu tenho 2 a bombar 24h sobre 24h à mais de 4 anos e nunca me deram problemas, nao fazem barulho e filtram exatamente como eu preciso uma vez que as massas filtrantes se distribuem como se quiser sem o entrave dos tabuleiros. mas.... para essa capacidade de aquario, na minha humilde opinião, tens que pôr muito pouco peixe...ou seja... não podes contar com nada que se pareça à regra de 1L de agua para 1cm de peixe.... tens que te ficar muito aquem disso. e ainda mais uma coisita, tens que pensar em usar uma ou duas powerheads para te fazerem movimentar a agua porque só com o chuveiro do filtro nessa agua toda vais obrigatoriamente ter espaços mortos onde a agua não vai mexer o suficiente, podendo criar-te a medio prazo problemas com cianobacterias, as powerheads não teem que ser nenhumas bombas, apenas o suficiente para ir mexendo essa litragem toda de um lado para o outro.

 

 

Obrigado pelo conselho... Ainda não tinha sequer pensado nisso.. tenho que começar a investigar... mas só mesmo daqui a uns meses... Nunca imaginei que começar fosse assim tão caro... está cada vez mais dificil arranjar €€€ para a população do aqua... rs... mas algo se há de arranjar... vamos com calma...rs

 

Obrigado a todos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a população é talvez o menos dispendioso da operação.... o material e os cuidados primários de saude do aqua são bem mais caros mas tornam a despesa em peixes mais baixa...ou seja.... um filtro bom...umas powerheads normais...custam algum dinheiro...mas depois tens o prazer de ter um aqua a funcionar bem e assim evitas ter que repovoar uma e outra vez o aquario..portanto gastas em material mas poupas os pobres peixinhos...quem não investe nem tempo nem dinheiro na preparação dos aquarios normalmente gasta fortunas em peixes e ainda tem é desgostos.

ahh e quanto ao anticloro..tudo depende da tua disponibilidade em armazenar água em casa e a facilidade com que a poderás por no aquario...se puderes guardar em bidões 90 a 100 litros de agua durante pelo menos 2 dias e se possivel com uma bombinha de ar a bufar lá pra dentro...evitas o anticloro pois este evapora-se da agua da torneira...e aí até podes por um termostato e por logo a agua à temperatura ideal....se isto for complicado para ti...então o melhor é usar um condicionador de água de boa qualidade e fazes as TPAs quase directas da torneira para o aquario....

Editado por Peninha

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Só vou fazer um pequeno reparo, pois existe sempre um engano em relação ao débito dos filtros, todos.

O débito que os fabricantes geralmente indicam é o que a cabeça do filtro pode fazer a trabalhar sem mais nada acopolado, simplesmente a cabeça a trabalhar sózinha.

A partir daqui com matérias filtrantes, já podemos considerar várias variantes para o débito do filtro começar a baixar.

Posso mostrar valores que já vi algures, (não me lembro onde mas posso encontrar com um bocadinho de pesquiza e perca de tempo), que o filtro montado perde imediatamente cerca de 25% do débito indicado, a partir deste momento com a sujidade é sempre a descer.

 

Cumps

CLeitão

DSC00904100x149.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.