Dúvida Apisto Cacatu (com Fotos)


Murkas

Recommended Posts

Boas,

adquiri recentemente 2 apistogrammas cacatuoides double red.

A minha dúvida é se é possível um macho (quando não é o dominante) apresentar a mesma cor amarelada que as fêmeas e ter as pontas das barbatanas dorsal e caudal avermelhadas...

 

De resto só estou na dúvida poiso macho parece defender uma zona do aqua quando a suposta fêmea anda por perto.

 

Espero por uma ajudinha

 

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 

a dominância por norma acontece entre machos da mesma espécie, no entanto, no caso dos Apistogrammas Cacatuóides o dimorfismo sexual é bastante acentuado, sendo que no macho as barbatanas dorsal e caudal têm uma cor bastante intensa.

 

 

Abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Marco,

quanto a isso eu sei que a diferença entre macho e fêmea é grande mas no caso de haver um macho dominante não sei se o macho dominado não toma algums semelhanças com a fêmea (á semelhança dos ramirezis, em que o macho fica com as cores esbatidas).

Segue a foto:

 

dscn0689yj2.jpg

 

dscn0680tv2.jpg

 

Agradecia uma ajudinha

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Sinceramente pela foto, não arrisco.

JPM

 

Pois :wink: já somos 2...

 

Vou deixar correr mais um tempinho a ver como se desenvolvem as coisas por estas bandas...

 

Abraço

 

PS:Não haverá ninguém por aí que tenha um pouco mais de experiência com esta espécie que possa dar uma ajudinha? Aqui o :) em apistos agradecia :)

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Murkas,

 

 

sinceramente o meu macho cacatuoides não tem nada a ver com essas cores sumidas que aparecem nas tuas fotos. A fêmea sim, é quase igual, agora o macho tem umas cores super fortes nas barbatanas dorsal e caudal e as mesmas são bem maiores e tipo "recortadas", não são tão direitinhas como essas.

Assim que puder coloco uma foto pra veres.

 

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Murkas,

sinceramente o meu macho cacatuoides não tem nada a ver com essas cores sumidas que aparecem nas tuas fotos. A fêmea sim, é quase igual, agora o macho tem umas cores super fortes nas barbatanas dorsal e caudal e as mesmas são bem maiores e tipo "recortadas", não são tão direitinhas como essas.

Assim que puder coloco uma foto pra veres.

Um abraço,

 

Boas marco,

sim quanto a isso eu sei pois também possuo um macho... A minha dúvida é como nos apistos cacatuoides na presença de mais do que um macho no grupo, vai haver um que se torna dominante e como tal o "dominado" fica com as cores um pouco mais esbatidas.

 

E desde que esse chegou ao meu aqua tem vindo a ganhar algumas caracteristricas de macho (nomeadamente: 1-as barbatanas dorsal e caudal principalmente começaram a ficar mais alaranjadas e começou a aparecer o padrão caracteristrico de macho na barbatana caudal (como se ve na 1ªfoto). 2- O comportamento do macho em relação á suposta fêmea começou a ser algo agressivo e territorial. 3-A barbatana dorsal tem um "espigão mais alto" caractaristrico dos machos).

 

Como tal a loja onde o adquiri fez-me o favor de o trocar por uma quase garantida fêmea (desta vez fiquei um bocado a observar o comportamento e caracteristricas do peixe antes de o adquirir).

 

Assim que a nova fêmea (nesta sim se nota a diferença de ser um pouco mais bojuda embora seja mais pequena relativamente ao macho) cá chegou o comportamente do macho ficou logo muito menos agressivo e até agora não vi nenhuma defesa territorial por parte deste...

 

Abraço

 

PS: se houver mais características que distingam o macho da fêmea que tenham conhecimento e que não estejam mencionadas por favor avisem :P

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem dar certezas, parece-me fêmea.

 

As barbatanas peitorais negras e relativamente pequenas são típicas das fêmeas, assim como

o primeiro espigão da barbatana dorsal marcadamente negro.

 

Ainda que quase inexistente o padrão riscado também aparece nas barbatanas caudais e dorsais das minhas fêmeas catatuoides.

 

Outra característica nos machos é a cauda em lira que não existe nas fêmeas.

 

De ressalvar que com mais do que uma fêmea no mesmo aqua, também haverá uma fêmea dominante sobre as outras.

 

Ficam umas fotos do meu macho cacatuoide quando ainda jovem adulto.

 

Este macho desde que o coloquei do aquário distribui "cacetada" nas duas fêmeas (basta aparecem no raio de visão).

 

aqua_02_08.jpg

aqua_17.jpg

aqua_16.jpg

aqua_14.jpg

 

Cumps.

Editado por MakoShark2

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas MakoShark2,

obrigado pela ajuda.

De facto essa do 1º espigão da barbatana dorsal ser preta desconhecia (como diz o outro nunca é tarde demais para se aprender :rainbowafro: )

Como já referi acima troquei a fêmea duvidosa por uma que tenho a certeza absoluta ser fêmea e de facto o comportamento do meu macho alterou-se da noite para o dia...

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais