Pode Se Misturar Ciclideos Do Malawi Com Tanganikas?


Recommended Posts

pessoal queria perguntar se se pode misturar peixes do lago malawi com tanganika porque eu gosto de muitos do malawi mas gosto tambem de alguns do tanganika e ja vi um aquario com todos ao molho............

logotipo2yy9du7.png6275.jpgPterophyllumScalareAngel.jpgpseudo.dwarf2.jpg117200.jpg...

 

Projecto em andamento "Amazon Underwater" 500ltrs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu diria que a pergunta começa ainda antes:

 

Que grupos de ciclideos do Malawi misturar e que grupos de ciclideos do Tanganyika misturar.

 

Posto isto, o ideal será não misturares mas, num grande aquário dedicado a um dos lagos, se tiveres uma ou duas especies de outro lago, não será por isso que virá mal ao mundo.

 

É habitual, por exemplo, que num aquário dedicado a Malawis, se incluia uma ou duas especies do Victoria.

 

Eu cheguei a manter Julichromis (Tanganiyka) em aquários do Malawi. Não existe nada remotamente semelhante a este nicho no Malawi, não há portanto lutas ou competição. Alguns predadores, podem olhar para os pequenos peixes com interesse, mas os Julias são demasiado espertos para se deixarem comer. Porém, cada vez que via os julias no aquario, achava que alguma coisa destoava... acabei por os retirar.

 

O aquário, com misturas deste tipo, a não ser que sejam muito discretas, fica estranho e já não será propriamente um aquário de biotipo.

 

A ideia é aproximares o aquário, na escolha de especies, do lago que pretendes representar. Se depois gostares especialmente duma espécie de um outro lago, ou mesmo de rio, como os Hemichromis, se esta especie não destoar demasiado então, com bom senso, podes experimentar misturá-las. Se isso depois ferir o teu sentido estético ou se os peixes se derem mail, poderás retirá-los.

 

Muitos dos ciclideos africanos de rio, podem adaptar-se, com facilidade, a qualquer dos lagos. Entre lagos, os victorias destoam pouco nos aquários do Malawi mas acho que, por exemplo, não seria de muito bom gosto colocar frontosas num aquário do Malawi ou mbunas num aquário do Tanganyika.

 

Aqui há algum tempo atrás tinha um grupo de protomelas juvenis em crecimento e o unico sitio que arranbjei para as manter foi o aquário do Tanganyika. Os peixes deram-se bem.

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de misturarmos qualquer espécie com outra espécie (mesmo do mesmo lago) devemos antes de tudo conhecer cada espécie em si (comportamento, tamanho, etc...) independentemente seja ela do mesmo lago ou não!!! Com essa informação esta pergunta já não faz sentido!!! Eu tenho algumas espécies misturadas (malawi-tangas-vitorias) e tudo se passa na normalidade!!! A pergunta que tu fazes é pertinente mas aplicável também a espécies do mesmo lago!!!! Há espécies do mesmo lago mais incompatíveis do que espécies de lagos diferentes!!!

 

abraço

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais