Montando um aquário 100x30x40 cm


Visitante

Recommended Posts

E ae pessoal!

 

De junho de 1999 até final de 2000, possuia um aquário pequeno (nano como classificam aqui no fórum) de cerca de 25 litros. No entanto por não saber mantê-lo muito bem na época acabei abandonando o hobbie.

 

Nas últimas semanas tenho pesquisado bastante sobre o assunto na internet e percebi a quantidade de material disponível para auxiliar no meu retorno a este hobbie.

 

No entanto, a quantidade de comentários acabou me deixando com uma série de dúvidas e medos os quais gostaria de solicitar auxílio aqui nesse fórum.

 

Sendo assim, conforme vou montando o aquário, vou publicando fotos e solicitando a participação dos leitores em caso de dúvidas.

 

Creio que será bom para todos os leigos que desejam montar um aquário.

 

Desde já agradeço, e no próximo post inicio com as perguntas!

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1. Para um aquário com as dimensões desejadas (100x30x40cm) qual a espessura de vidro aconselhada?? 6 mm é suficiente?

 

2. Li em algumas montagens passo-a-passo aqui do fórum que se a superfície onde se encontra o aquário não for bem lisa, o vidro pode se romper. Aconselham a colocar uma camada de esferovite embaixo do aqua. O que é esferovite? é um isopor?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha idéia é montar um aquário plantado, nunca tinha visto um desse tipo e os achei muito legais.

 

Perguntas:

 

1. Em um dos passo-a-passo, vi que foi colocada terra embaixo do areão. Em outro vi que colocaram terra, mas depois tiveram que tirar. O que é melhor fazer??

2. Quantos centímetros de terra e de areão é sugerido?

3. Estou pretendendo usar filtro biológico, o que acham??

4. E a bomba submersa??

5. Um filtro externo (a princípio) é realmente necessário?

6. O aquecedor para um aquário desse tamanho deve ser de quantos Watts?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para um aquário de 100x30x40 (120Lts) eu aconselhava vidro de 8mm, e sim.. esferovite é o mesmo que isopor)

 

1 - Eu uso turfa, para ajudar a segurar as raizes, como componente de adubo uso umas bolinhas da jbl (dá para aproximadamente 1 ano)

 

2 - Para plantado sugiro cerca de 7cm de areão

 

3,4,5 - um bom Filtro externo é aconselhado nos dias que correm e é sempre um bom investimento.

dá para efectuar filtragem mecanica e biológica no mesmo filtro, facil manutenção, adicionar aditivos, etc

 

6 - dependendo da região onde se encontre (suponho que brasil=quente :P ) um de 100watts será suficiente.

 

Iluminação.. para um bom plantado... recomendo 100 watts/8 a 9 horas diárias.

 

 

Espero ter ajudado.

um abraço

Daniel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é, acabei de falar com a moça da fábrica de aquários onde mandei fazer o vidro, que devem me entregar no sábado.

Daniel, valeu pelas dicas.

 

Estou ainda vendo o preço dos equipamentos como filtro, termostato e iluminação.

Como a verba é curta acho que vou fazendo as coisas aos poucos ... ou não heheheh (o q é mais provável)

 

Queria saber qual é o truque que os caras fazem para que o fundo do aquário fique ondulado, no Nano que eu possuia nunca consegui fazer aquilo. Reparei que alguns aquários possuem uma camada de outro material por baixo das pedrinhas ... o q é aquilo?? é terra???

 

Se for terra ... q tipo de terra?? Como procedo? Se for outra coisa, que tipo de coisa ... como procedo???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é, dei uma pesquisada na internet e vi que o substrato é vendido em diversas granulações ... para o caso de montar um aquário plantado, ou que se deseja plantar algumas plantas naturais é aconselhado o uso de um substrato de granulação pequena, tipo 2mm ou menos.

 

Bom, tenho que providenciar isso e a câmera digital velha do meu amigo emprestada hehehe!

 

A entrega já foi confirmada pra sábado, virá o vidro, mais as placas do filtro biológico, a bomba submersa e o areão.

 

 

Muito legal ver a rapidez com que as mensagens são respondidas nesse fórum, muito tri!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

Não uses filtro biologico, vai-te espalhar os nutrientes do substrato pela coluna de agua. Também não precisas de bomba submersa.

Tal como já foi dito usa um filtro externo.

 

Quanto ao substrato fertil aí no Brasil é muito usado o humus de minhoca e turfa tratada, cá em Portugal usamos mais produtos comerciais que por sinal são bem mais acessiveis que no Brasil.

O areão deverá ter granulometria de 2/3 mm.

 

A iluminação para um plantado deverá ser de 1W/L. Normalmente os aquarios que vem já equipados com iluminação nunca atingem este valor, por isso o aconselhavel é compra-la à parte ou fazeres tu.

 

Não te esqueças de ciclar o aquario antes de colocar os peixes.

 

Boa Sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais especificamente, o que seria "ciclar o aquário"??? Deixar ele funcionando por um tempo sem peixes???

 

Quanto tempo seria, como devo proceder??

 

 

Quanto ao substrato, devo colocar então, uma camada de húmus, uma camada de substrato fino e por cima (para efeito estético) uma camada de areão?

 

Pelo que andei observando 1 a 2 cm de húmus, 6 de substrato fino (até 2mm) e 1 cm de areão é o aconselhado.

 

Agradeço a todos pelas dicas.

:wink:

 

P.S. Algumas perguntas retóricas que faço são devido a minha insegurança como principiante. Então pelo medo de tirar conclusões erradas acabo as fazendo só para obter uma confirmação de pessoas mais experientes.

:lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Parece-me que o Thiago está a ir um pouco depressa demais. Digo isto pelo tipo e quantidade de dúvidas que levanta.

A minha sugestão era, se queres fazer um plantado, usares esse aqua de 25 litros. O maior que estás a providenciar devias tentar fazer um biotipo que gostasses e que fosse de fácil manutenção. Proponho do tanganica. Para fazeres um plantado com um aqua de 120 litros precisa de 120 watts de luz (tipo daylight) para que as plantas se desenvolvam convenientemente. Tens de adicionar CO2 e ainda fertilizante.

Não te ponhas com coisas complicadas (humus de minhoca é só para quem já tem experiencia em plantados pois pode dar grandes aborrecimentos). Parece que já destes alguns passos que não foram os recomendados (compraste uma bomba e umas placas que me parece serem para um filtro de fundo). Vê se ainda te podem trocar por um filtro externo que é muito mais eficaz e fácil de manter e montar.

Não te percipites. Penso que tens jeito para bricolage pois vai-te pôr a fazer um aqua. Para já monta esses vidros e vai-te aconselhando aqui antes de fazer mais qualquer coisa.

Ah... e não coloques as dúvidas todas ao mesmo tempo.

 

Cumps

Brotas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entendo,

 

Mas no caso de eu querer utilizar plantas naturais? No aquário de 25 litros as plantas não paravam enterradas muito tempo (não eram os peixes que tiravam), ou em seguida morriam, pelo que eu li me pareceu ser por que o areão era de uma granulação muito grande.

 

Na verdade, as placas e a bomba submersa não foram compradas ainda, ou seja, posso tentar trocar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Acho que na minha opinião deverias esperar mais uns tempos e pesquisar mais, percebes?

 

Eu tenho plantas naturais num aquário plantado de 20 litros... as unicas plantas que saiem, é cabomba e elodea, mas fui ganhando pratica e agora raramente sai alguma. Não utilizo nenhuma especie de pinça, simplesmente uma palheta grande, para chegar aos sitios onde a minha mão nao cabe...

 

:shock:

 

Para o aquário ciclar deverás montá-lo com tudo a funcionar menos a peixes lá dentro. Deixas-o ciclar durante algum tempo, quanto mai melhor mas nao exageres. No minimo 3/4 semanas. Se fores muito impaciente utiliza produtos, este produtos ajudam a ciclar o aquário. Tipo, passado 24 horas ja podias colocar peixes. Acho que deverias ir pela Natureza.

 

Se tiveres mais alguma é só expores.

 

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Thiago

 

Parece que estás a fazer progressos.

 

Quanto ao filtro, o que achas melhor? Um a puxar a "porcaria" para o fundo ou um a puxar para o exterior do aqua?

 

Quanto ás plantas, elas não se deviam soltar devido à granulação ou à falta de substrato. Não terias uma corrente muito alta? E morriam por falta de luz e de nutrientes. Não cometas o mesmo erro agora. Para esse aqua de 20 litros, o ideal era teres duas lâmpadas de 14w mas com uma já te safavas.

Um plantado é um aquário em que o objecto principal são as plantas e os peixes são secundários. É isso que queres?

 

Brotas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é, a minha intenção são os peixes. Nunca tinha visto aquários plantados antes, sempre que vejo são dos normais, achei muito bonitos e por isso fiquei interessado em fazer um com essa aparência.

 

Reparei que são mais trabalhosos, no entanto a princípio o meu interesse é fazer um quase plantado, ou seja, com um número razoável de plantas naturais.

 

No meu de 20L (que quebrou) eu tinha umas plantas artificiais, mas acho q não fica legal.

 

No caso das perguntas é pq eu já gostaria de deixar tudo mais ou menos encaminhado desde o começo, afim de evitar gastos e de ter q desmontar todo o aquário e montar de novo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Achei aqui no fórum um aquário parecido com o que quero montar (até no tamanho)

 

É o aquário de 100L do Nuno Reis

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...=asc&highlight=

 

 

A minha intenção é um aquário parecido com esse, óbviamente que com muito menos plantas a princípio.

 

 

Parabéns ao Nuno, tá muito legal o aquário!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Tens muito bom gosto Thiago. O aquário do Nuno Reis está de facto muito bonito.

Aquela calha que ele tem por cima custa cerca de 150 euros (cerca de 500 reias) e, se não me engano tem duas lâmpadas de 30w.

Para já tens de pensar na iluminação do teu aqua e só a partir daí é que podes decidir. Já pensaste na iluminação? É mais improtante que o substrato.

 

Brotas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Brotas!

 

Antes de se pensar na iluminação, temos que pensar que plantas iremos colocar, para depois colocar uma iluminação equivalente ás plantas que temos. Tipo, existem plantas que exigem uma iluminação alta, média e fraca, certo? Mediante as planta que escolhermos teremos de ver se precisamos de uma iluminação alta, média ou fraca. Estarei certo ou não?

 

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha pessoal, pensar na iluminação eu já pensei hehehe

 

Como já devo ter dito, eu quero ir montando o aquário com um orçamento baixo. Por exemplo o filtro externo ficou pra mais adiante, pq tá muito caro pra mim no momento.

 

Já resolvi o problema do móvel q estava complicando, vou utilizar como base a parte de ferro de uma máquina de costura antiguissima da minha bisavó. A mãe queria utilizar ela na sala como mesinha fazia muito tempo (aqui no Brasil estão usando muito isso) ... bom, então já que ela não se mexia pra isso ... eu vou colocar um tampo de uma madeira resistente em cima do pé da máquina ... e o aquário em cima!

 

Voltando à iluminação, a princípio vou colocar uma lâmpada apenas. Até o fim do mês trato de melhorar isso.

 

Ouvi várias pessoas falando sobre luz solar indireta, em um dos possíveis locais que irei colocar o aquário bate sol (indiretamente). Na outra sala tem uma cortina grossa. Então posso escolher um desses dois locai pra colocá-lo.

 

 

Continuo agradecendo as dicas.

 

 

P.S. acho q fui bem confuso nessa mensagem ... mas é q tô na expectativa! hehehe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Compra um coisa ja para o futuro. Nao queiras comprar agora e mais tarde substituir, perdes sempre dinheiro.

 

Antes de tudo, pensa em comprar o material tecnico que necessitas, depois vem os elementos decorativos e so por ultimo os peixes.

 

Nao percebi a parte do sol. Um conselho, nao coloques o aquário com luz directa do sol. O sol é uma boa luz para as plantas mas irás ficar com o aquário cheiinho de algas.

 

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Thiago

 

Essa ideia da máquina da costura deve ficar girissima. Leva-a para a frente.

Não escolhas o local com luz directa do sol.

 

Pelo que dizes vais pôr apenas um lâmpada. Num aquário de 1metro deve ser de 30w. Vê o que podes fazer para colcares duas de 30w. Assim já podias pensar numas plantinhas bonitas. Se te ficares por uma de 30w elas acabarão por definhar e depois é a desmoralização. Não penses para já num plantado. Pensa num aqua com plantas e peixes bonitos e fáceis de manter. Pesquisa aqui no forum. Vê o que gostas. Para aquarios com plantas tens os apistogramas, os escalres etc.

 

Brotas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E ae pessoal!

Bom, hoje o dia foi corrido hehehe

 

Ontem de noite a minha mãe acabou lixando o pé da maquina de costura, hj acordei e fui comprar as madeiras e o verniz, passei verniz no erro e depois lixei, preguei, pintei e envernizei as madeiras. Ficou bem legal o móvel e bem resistente.

 

De tarde me trouxeram o aquário, no entanto deu muito trabalho lavar as pedrinhas q tavam muito sujas, com várias folhinhas e gravetos, as que comprei em outra loja estavam só com pó.

 

Vou ter que comprar mais areão pq ficou muito pouco. Por restrições orçamentárias, os 160 reais (+/- 45 euros) do custo de um filtro externo me fizeram manter a bomba submersa (a qual pelo que me parece é muito mais usada no brasil). Em uma outra ocasião posso vir a comprar o filtro externo.

 

Mas enfim, o aquário já está montado, com 105 litros de água e PH 7.0 assim q eu tiver, eu publico uma foto dele.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora aqui vão umas perguntas:

 

 

1. Quando posso começar a colocar as plantas?? Quantos cm de cascalho devo ter??

 

Obs.Para tirar o cloro da água apliquei um produto que me foi vendido na loja de aquários (já o utilizava no aquário anterior).

 

2. Vi em alguns lugares que é interessante colocar uns peixes mais comuns e de grande resistência para acelerar o ciclo de azoto. O que me dizem?

 

3. Quanto à iluminação, comprei uma lâmpada Gro-Lux de 20 watts e 60 cm, é similar a Aqua-Glo. Vou comprar ainda lâmpadas do tipo day-light ... mas de quantos watts?? Durante essa semana irei mandar fazer a tampa do aquário pra poder fazer os suportes para as luzes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.