Preciso De Ajuda Para Saber Todos Os Materiais Necessarios Para Um Aqua


Recommended Posts

Boas pessoal,

Entao é assim eu sou um novato neste mundo de aquarofilia! Este forum tem sido muito bom pois tem tirado mts ajudas e desde ja agradeco a quem me tem apoiado...

E peço a vossa ajuda para este novo problema:

eu vou querer um aqua de 100cm x 45cm de altura x 40cm de largura mas vou mandar fazer no vidromuldura. e vou arranjar depois um movel para o aqua, max isto nao é o problemA... tb vou comprar as luzes po aqua no aquaden ou no horizonte..

Entao vou.me referir qual o meu problema que peco a vossa atencao i ajuda:

ha um grupo de pesssoas deste frum que estao a organizar uma encomenda para a alemnha que vai terminar no final desta semana e eu gostaria de aderir a esssa encomenda pois os precos sao mt atractivos... e vou mandar tudo da alemanha menos o aqua o movel i as luzes... O que queria que me dissesem era quais os materiais (todos) que deva comprar para este aqua para puder funcionar... materiais de limpeza, testes, medidores pronto realmente tudo...

em relacao ao filtro i termostato ja ma ajudaram e acho que vou comprar estes: se acharem que deva comprar outros pois nao sao o mais indicado... ponto a vossaa atencao.

- eheim external filter 2217

-jager potencia de 200 watts

 

Visto que a encomenda acaba nesta semana peço sff a vossa colaboracao...

um muito obrigado,

Ricardo

fico à espera das vossas tao esperadas respostas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Além do que já tens, convem ter sempre à mão uma bomba de ar (caso seja preciso em tratamentos), Testes o maior numero possivel, ex: Ph, gh, kh, no2, no3, po4, fe.

 

Se vais para ciclidios africanos penso que iras ter poucas plantas por isso Co2 é dispensável e o teste de Fe tb deve ser.

 

Vê se o Filtro que vais comprar traz massas filtrantes, geralmente são compradas à parte.

 

Falta termómetro mas isso é barato mesmo cá :wacko:

 

Cumprimentos,

 

HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Além do que já tens, convem ter sempre à mão uma bomba de ar (caso seja preciso em tratamentos), Testes o maior numero possivel, ex: Ph, gh, kh, no2, no3, po4, fe.

 

Se vais para ciclidios africanos penso que iras ter poucas plantas por isso Co2 é dispensável e o teste de Fe tb deve ser.

 

Vê se o Filtro que vais comprar traz massas filtrantes, geralmente são compradas à parte.

 

Falta termómetro mas isso é barato mesmo cá :wacko:

 

Cumprimentos,

 

HRS

 

2 coisas:

 

- Ricardino, para quê postares 2 vezes as mesmas dúvidas?

- Trocado, explica-me lá para que é que ele vai precisa desses testes todos, visto que nunca será um plantado, logo para quê nitratos, fosfatos, gH, ferro? Para ciclideos africanos, é mandar dinheiro à rua.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Além do que já tens, convem ter sempre à mão uma bomba de ar (caso seja preciso em tratamentos), Testes o maior numero possivel, ex: Ph, gh, kh, no2, no3, po4, fe.

 

Se vais para ciclidios africanos penso que iras ter poucas plantas por isso Co2 é dispensável e o teste de Fe tb deve ser.

 

Vê se o Filtro que vais comprar traz massas filtrantes, geralmente são compradas à parte.

 

Falta termómetro mas isso é barato mesmo cá :wacko:

 

Cumprimentos,

 

HRS

 

2 coisas:

 

- Ricardino, para quê postares 2 vezes as mesmas dúvidas?

- Trocado, explica-me lá para que é que ele vai precisa desses testes todos, visto que nunca será um plantado, logo para quê nitratos, fosfatos, gH, ferro? Para ciclideos africanos, é mandar dinheiro à rua.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 coisas:

 

- Ricardino, para quê postares 2 vezes as mesmas dúvidas?

- Trocado, explica-me lá para que é que ele vai precisa desses testes todos, visto que nunca será um plantado, logo para quê nitratos, fosfatos, gH, ferro? Para ciclideos africanos, é mandar dinheiro à rua.

boas poor acaso pus em tres topicos diferentes,

é que realmente preciso disto ate esta semana portanto preciso de arrnjar informaçao o mais rapido possivel...

cumps ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 coisas:

 

- Ricardino, para quê postares 2 vezes as mesmas dúvidas?

- Trocado, explica-me lá para que é que ele vai precisa desses testes todos, visto que nunca será um plantado, logo para quê nitratos, fosfatos, gH, ferro? Para ciclideos africanos, é mandar dinheiro à rua.

 

 

Bem eu explico, fui respondendo conforme ia lendo o topico do Ricardo Diogo, o que ele precisaria, só depois perto do final (se não estou em erro) li que seria para um africano e enquanto estava a escrever, referi que o Fe não seria necessário, iria editar os testes quando termina-se tudo o que me passou por completo e acabei por não o fazer, por isso peço as mais sinceras desculpas ao Ricardo Diogo.

 

tá explicado?

 

HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Em primeiro lugar se é para ciclideos africanos podes mandar vir:

- 1 Filtro externo que faça pelo menos 5 vezes, no minimo, o volume total do aquario, ou dois um externo e um interno. Eu ia para eheim 2217 mais um interno a tua escolha $$$

- Se pretendes teste, aconselho-te apenas os seguintes; Ph, GH, KH e pouco mais.

De resto encontras cácom facilidade, areia, rochas e alguma planta caso queiras colocar.

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Em primeiro lugar se é para ciclideos africanos podes mandar vir:

- 1 Filtro externo que faça pelo menos 5 vezes, no minimo, o volume total do aquario, ou dois um externo e um interno. Eu ia para eheim 2217 mais um interno a tua escolha $$$

- Se pretendes teste, aconselho-te apenas os seguintes; Ph, GH, KH e pouco mais.

De resto encontras cácom facilidade, areia, rochas e alguma planta caso queiras colocar.

 

 

obrigadao nelson

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... por isso peço as mais sinceras desculpas ao Ricardo Diogo.

 

tá explicado?

 

HRS

 

 

Cheira-me a sarcasmo... banana rock

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

Entao é assim eu sou um novato neste mundo de aquarofilia! Este forum tem sido muito bom pois tem tirado mts ajudas e desde ja agradeco a quem me tem apoiado...

E peço a vossa ajuda para este novo problema:

eu vou querer um aqua de 100cm x 45cm de altura x 40cm de largura mas vou mandar fazer no vidromuldura. e vou arranjar depois um movel para o aqua, max isto nao é o problemA... tb vou comprar as luzes po aqua no aquaden ou no horizonte..

Entao vou.me referir qual o meu problema que peco a vossa atencao i ajuda:

ha um grupo de pesssoas deste frum que estao a organizar uma encomenda para a alemnha que vai terminar no final desta semana e eu gostaria de aderir a esssa encomenda pois os precos sao mt atractivos... e vou mandar tudo da alemanha menos o aqua o movel i as luzes... O que queria que me dissesem era quais os materiais (todos) que deva comprar para este aqua para puder funcionar... materiais de limpeza, testes, medidores pronto realmente tudo...

em relacao ao filtro i termostato ja ma ajudaram e acho que vou comprar estes: se acharem que deva comprar outros pois nao sao o mais indicado... ponto a vossaa atencao.

- eheim external filter 2217

-jager potencia de 200 watts

 

Visto que a encomenda acaba nesta semana peço sff a vossa colaboracao...

um muito obrigado,

Ricardo

fico à espera das vossas tao esperadas respostas!

 

 

Olá Ricardino,

 

antes de mais, e apesar de desconhecer os conselhos que já adquiriste, permite-me dizer que se estás realmente a pensar num aquário para ciclídeos africanos convém ponderares muito bem sobre o biótopo que pretendes. Eu nunca aconselho aquários para ciclídeos africanos com menos de 120cm de frente, sendo que o teu tem ainda como "agravante" a altura (pelo simples facto de não permitir que tenhas alguma mobilidade com a decoração futura). Bom, apesar de tudo, se optares pelo Lago Tanganyka e escolheres bem as espécies pode ser que te safes e consigas um projecto em condições, mas isso apenas se....

De resto, atendendo às tuas questões sobre o material necessário à montagem do aqua, depende também igualmente do biótopo que decidas montar, basicamente:

Lago Malawi - Mbunas (peixes que habitam as zonas rochosas do lago) = muitas rochas calcárias (servem de refúgio e simultaneamente elevam o PH que ronda os 8,5 para este Lago); Areia = pode ser mesmo da praia devendo ser lavada em água corrente pra que sejam banidos eventuais detritos que venham com a mesma. As plantas ficam ao teu critério, pois se efectuares uma pesquisa neste fórum facilmente perceberás que é muito complicado manter as plantas em condicões ideais nestes aquas, primeiro porque os CA's devoram-nas completamente, segundo porque são muito vulneráveis a PH's elevados. No entanto, se optares por colocares, aconselho-te as anúbias, fetos de Java e valisnérias (aguentam-se com muito mais facilidade).

Lago Tanganyka = não precisarás de tantas rochas. A areia pode também ser da praia e aqui, neste lago, é conveniente que o PH seja mais elevado. Tens espécies com vários formatos mas que em agressividade e territorialismo (estão associados) podem trazer alguns problemas se não for tida em conta a sua compatibilidade.

 

O filtro, como já te foi aconselhado, é um de factor importante uma vez que os CA's sujam demasiado a água. Podes optar por um filtro externo que faça no mínimo 5 vezes o volume do teu aquário e colocar uma Power-Head que vai ajudar à circulação de água. Podes sempre conjugar esta circulação com mais uma filtragem adaptando uma esponja a estas cabeças motorizadas (desta forma auxilias o filtro externo que fica responsável por uma boa filtragem biológica, deixando a cargo da Power-Head a filtragem mecânica).

 

Testes de qualidade de água basta comprares PH, KH e GH, depois do aquário arrancar é natural que comecem a aparecer algumas algas devido ao elevado nível de fosfatos (PO4), pois sem muitas plantas para consumi-lo é natural que a proliferação de algas predomine. De qualquer forma será uma questão que resolverás com algumas TPA's e alguma contenção na iluminação do teu aquário que também não precisará de ser nada de transcendente.

 

O termostato de 200W é o indicado e posso adiantar-te que os da Jäger são de facto bastante bons.

 

Matérias filtrantes poderão ou não vir com o filtro externo, o meu JBL trazia tudo. No entanto, nunca te esqueças das cerâmicas (fonte imprescindível e colonizadora de bactérias desnitrificantes), bioballs; esponjas removedoras de nitritos, lã de vidro, etc... (tudo depende do filtro que adquirires e dos compartimentos de que ele disponha).

 

Pondera as medidas do teu aquário, pois tenho a certeza que se pedires para acrescentarem mais 20 cm de frente e cerca de 10 cm de altura o preço não será muito diferente (poderá mudar a espessura do vidro mas a grande diferença monetária verifica-se na passagem dos 120cm em diante).

 

Boa sorte para esse projecto!

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais