Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal,

Tenho mais algumas perguntas para voçês, espero não estar a ser chato mas assim ajudavam-me a montar o aqua desta vez como deve de ser!!

-» Tal como aconselham aqui no site e no proprio livro do aquario coloquei uma placa de esferovite por baixo do mesmo.

Mas na altura fiquei sem saber como colocar, ora vejamos

aquario.JPG

O fundo do aqua nao esta á façe com os vidros exteriores, tem uma altura em que so 4 vidros exteriores estao a apoiar o aquario, tal como vêm no desenho.

Eu tinha o esferovite como no 1 desenho, por fora...embora assim o fundo ficasse suspenso, so os 4 vidros exteriores estavam em cima do esferovite.

Se calhar o mais correcto é a opçao de baixo, o que acham?

So que assim nao sei se a altura e suficiente para a placa de esferovite ficando assim a fazer força no fundo, mas em sentido contrario.

O que acham??

-» Tenho no aqua uma planta e uma rocha daquelas que se compram nas lojas de peixes, imitaçao nem sei que material é aquele, sintetico.

No entanto queria colocar uma rocha/tronco em forma de tubo ou algo porque os neons ja reparei que se gostam de esconder, mas a rocha que tenho nao o permite.

Ha uns troncos que ja vi que servem para o efeito, possivelmente retiro o que tenho de material sintetico e meto uma de madeira/cortiça uma vez que o aqua não é muito grande.

O PH da agua da minha zona é 7.6, e depois de colocar um produto da Specipez para baixar o PH ele fica muito estavel.

So ao fim de 2/3 semanas cai um pouco para 6.8, mas como faço a mudança parcial fica tudo ok.

Se colocar o tronco de mandeira ou cortiça vou ter problemas com o PH que baixe muito ou por outro lado vai ficar melhor?!

-» No alguidar onde estao os peixes tenho la algumas pedras, contudo nao tenho todas, nem metade.

As outras que tenho fora a parte acham que devo passar por agua e/ou ferver antes de colocar novamente no aqua ou coloco-as assim porque tambem elas devem conter bacterias e ajudar a ambientar os peixes?

-» Tenho no meu aquario uma bomba de ar Otto SA2500, que ja vem de alguns 2/3 anos sem avariar, ainda no aquario de agua fria.

Comprei a 3 meses, ainda no aqua agua fria, uma "pedra" difusora de 50cm, para colocar na parte de tras do aquario para fazer uma cortina de bolhas, no entanto isso nao aconteçe porque deita poucas bolhas.

Provavelmente a bomba nao tem força para tal...pergunto eu, ha algum mal estar assim? ou é preferivel ou comprar uma bomba com mais força ou colocar uma pedra difusora normal??

Desculpem o testamento mas "quem não sabe é como quem não vê", e como perguntar nunca ofendeu... :D

Publicado:

Olá!

A placa de esferovite fica mesmo por baixo do aquário... Eu tenho uma placa de esferovite de 0.5 mm por baixo do aquário de 20 litros! Se o teu aquário for superior a 100 litros utiliza uma placa de 2 cm. Se o teu aquário ficar entre os 50/100 utilizas uma placa de 1 cm....

O tronco tem como objectivo principal decorar, mas desce ligeiramente o ph.

As pedras, pelo sim e pelo não ferve somente uma vez durante 10/15 minutos...

Quanto á bomba tens a certeza que ta no maximo? Deita poucas bolhas? Ou deita razoávelmente? Podes deixar estar ou então experimentar a seguinte cena. Pegas num tubo de preferença largo em termos de diametro e grosso. Cortas-o á medida que queres, exemplo 50 cm. Pegas em qualquer coisa que dê para furar. Enches o tubro cheio de furos pequenos e grandes e medios. Depois um lado vai ligar á torneira que irá ligar á bomba de ar. O outro lado irá ficar fechado, para isto podes utilizar silicone de aquário (secagem durante 24 horas). O efeito é excelente mesmo, ja tive a oportunidade de observar um aquário como te tou a dizer e é simplesmente bonito. Melhor se quiseres fazer uma cena 5 estrelas, pegas no tubo de 50 cm. A torneira fica do lado esquerdo do aquário, a esse tubo prolongas-o até ao lado direito do aquário. Compras uma torneira dupla e ligas este tubo de +50 cm á torneira respectiva. Pegas noutro tubo medes o lado esquerdo, fazes os furinhos e fechas com silicone. Ligas-o á torneira respectiva. terás uma enorme quantidade de bolhas...

Depois arranjas a planta Vesicularia dubyana (Musgo de java) e também com pedras grandes e escondes os tubos.... Podes agarrar o Musgo ás pedras e pousá-las ou fazer parede aos tubos. Á frente destas pedras oclocas umas elodeas ou cabomba....isto depois é ao teu gosto...

Se tiveres mais alguma duvida é só dizer...

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Publicado:

Boas mini,

Deita razoavelmente bolhas, não é muitas nem poucas...pode ser que esteja "emtupido" o tubo, que aquilo é de esponja 8) .

Se calhar vou experimentar fazer isso que disseste, boa ideia...em propria arranjar um tubo e furar, e se for com 2 entradas deve ficar muito fixe :wink: .

As pedras cendo assim vou ferve-las...

As plantas tenho ja uma, e vou comprar agora uma Anubia nao ponho mais se nao enxo o aqua de plantas lol...30L sabes como é :?

O esferovite estava por baixo, mas o fundo do aqua nao esta ao nivel dos 4 vidros exteriores percebes?

Mas ja sei como vou por, vou por "dentro" dos 4 vidros de fora para que o fundo do aqua fique apoiasado em cima do esferovite!

Mais uma vez obrigadao mini, se nao fosses tu ja nao tinha peixes ehehehhe 8)

Publicado:

Ola Fernandes.

Tenho um Aquapor de 60cm que tambem e assim. Os vidros laterais sao mais altos que o do fundo. Eu so tenho uma base por baixo dos vidros laterais, mas se calhar nao perdes nada em colocar uma base de esferovite por dentro dos vidros de forma a encostar ao fundo e outra base por baixo dos vidros laterais.

Cumprimentos,

Samu.

Publicado:
Ola Fernandes.

Tenho um Aquapor de 60cm que tambem e assim. Os vidros laterais sao mais altos que o do fundo. Eu so tenho uma base por baixo dos vidros laterais, mas se calhar nao perdes nada em colocar uma base de esferovite por dentro dos vidros de forma a encostar ao fundo e outra base por baixo dos vidros laterais.

Cumprimentos,

Samu.

Precisamente!!

Se calha ate faço isso, deixo uma base por fora e outra por dentro dos vidros...o que acha?

Bem pessoal telefonaram-me a pouco da loja para ir buscar o aquario, vou la amanha de manha, disseram que nao arranjaram o meu e deram-me um novo :P .

Agora so espero que tenham la para por um temometro porque eu tinha uma colado ao vidro, ou melhor, espero que nao tenham descolocado o meu para la por :twisted: .

Ja agora...quais os melhores termometros? os autocolantes ou os que se metem dentro de agua?

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!