Discos Aflitos


Neptenor

Recommended Posts

Olá pessoal. Tenho um aqua comunitário de 450 Lt. com 8 Discos e ontem fiz uma limpeza um bocado radical e tenho a impressão que exagerei. Como sempre, preparo a água que vou acrescentar num tanque de fibra. Aqueço-a e tenho uma pequena bomba a circular a água. Fiz uma poda grande, aspirei algum areão e acrescentei a água, cerca de 50%. Já não é a 1ª vez que faço limpezas radicais destas, mas hoje de manhã quando acordei notei que todos os Discos andavam à superficie a respirar. Cheguei agora a casa e a situação mantem-se. O que será que fiz errado? O pH está a 6, não tem amónia nem nitritos e o kH está a 1 ou até 0. Mas o ph antes da mudança estava entre os 4,5 e 5. Esta mudança brusca de pH pode ser a causa? As consequências podem ser graves?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal. Tenho um aqua comunitário de 450 Lt. com 8 Discos e ontem fiz uma limpeza um bocado radical e tenho a impressão que exagerei. Como sempre, preparo a água que vou acrescentar num tanque de fibra. Aqueço-a e tenho uma pequena bomba a circular a água. Fiz uma poda grande, aspirei algum areão e acrescentei a água, cerca de 50%. Já não é a 1ª vez que faço limpezas radicais destas, mas hoje de manhã quando acordei notei que todos os Discos andavam à superficie a respirar. Cheguei agora a casa e a situação mantem-se. O que será que fiz errado? O pH está a 6, não tem amónia nem nitritos e o kH está a 1 ou até 0. Mas o ph antes da mudança estava entre os 4,5 e 5. Esta mudança brusca de pH pode ser a causa? As consequências podem ser graves?

Talvez ao fazeres uma poda grande demais as plantas nao produziram tanto oxigéneo como costumavam produzir,e assim os peixes se recentiram-se um bocado...tenta por o filtro um pouco acima da superficie da agua,ou ligar uma bomba de ar para oxigenar mais a agua...digo eu..abraço e boa sorte banana rock

Abraço, P.L.U.R.

Robert Nesta Marley Tribute 1945-1981

"Money can´t buy skills"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meu caro uma limpeza destas não é má, mudar 50% da água não é muito recomendado mas pode ser feita. Mas passar de um ph de 4 para 6, isto é brutal! A escala de ph é logarítmica com base 10. Assim quando passas de ph 4 para 6 a água fica 100x mais alcalina.

 

Eles estão em choque mas não mexas mais.

Lá por dares uma cabeçada na parede não vais agora bater com a nuca!

 

De futuro não deixes o ph baixar tanto, a não ser que sejam discus selvagens, o ph ideal deve ser por volta dos 6.5. Mas as mudanças devem ser graduais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Pois é....agora não lhe mexas, no Ph e "reza"!

Oscilações de ph são muito más, se fosse uma descida seria pior.

Mais cuidado para a próxima e como sugestão muda menos àgua mais vezes.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei João, mas o aqua tava com tão mau aspecto... andei a adiar fazer a TPA tanto tempo que ontem disse que tinha que ser, e para aspirar tanto areão tirei demasiada água. As luzes não as devo desligar pq as plantas começam a produzir CO2 e não convem já que eles tão com falta de ar, né?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As luzes não as devo desligar pq as plantas começam a produzir CO2 e não convem já que eles tão com falta de ar, né?

 

basta ligares a oxigenação , se n os deixas dormir vais stressa-los ainda mais , no meu aqua 5 minutos antes de se apagar a luz a bomba de ar começa a trabalhar , quando a luz liga no dia é o inverso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal. Tenho um aqua comunitário de 450 Lt. com 8 Discos e ontem fiz uma limpeza um bocado radical e tenho a impressão que exagerei. Como sempre, preparo a água que vou acrescentar num tanque de fibra. Aqueço-a e tenho uma pequena bomba a circular a água. Fiz uma poda grande, aspirei algum areão e acrescentei a água, cerca de 50%. Já não é a 1ª vez que faço limpezas radicais destas, mas hoje de manhã quando acordei notei que todos os Discos andavam à superficie a respirar. Cheguei agora a casa e a situação mantem-se. O que será que fiz errado? O pH está a 6, não tem amónia nem nitritos e o kH está a 1 ou até 0. Mas o ph antes da mudança estava entre os 4,5 e 5. Esta mudança brusca de pH pode ser a causa? As consequências podem ser graves?

 

 

Se tiveres o teste p/ O2 usa-o e compra oxitabs , se for urgente , tabletes de oxigénio usam-se para transporte de vivos ... claro que uma bomba de ar ajuda , mas irá causar outras alterações , como acelerar o ciclo do azoto , por isso fica ao teu critério , mas 2 de subida de PH , safaste-te , eu tive o inverso e morreram 97% dos peixes que tinha por causa de um produto dentro do prazo mas estragado da Tetra (NÂO CONFIO MAIS NELES) .... só sobrou o pleco , vai-se lá saber porquê e os anabantideos , 3 gouramis azuis e o betta , respiram ar na superficie , e quando vi o acontecido só passava uma hora , e eles recomendavam 2 horas para verificar , se cumprisse isso tinha todos mortos .... sendo assim ainda tenho os meus gouramis originais bigsmile ... fica a experiência se ajudar em algo :?:

 

p.s. EU no teu caso usava aclimoll da JBL , anti stress vitaminico , ou mesmo o atvitol também da JBL , vitaminas , isso vai ajudar a regenerar um pouco do mal acontecido ...

 

um abraço , José Palma

Editado por netmaniac
Link to comment
Partilhar nas redes sociais