Excesso De Luz ?


apedro.1

Recommended Posts

Boas !

 

Recentemente meti no aqua alguns neons e 2 SAE, so que estes tem estado muito assustados.

Tenho 90w para 60l(1.5w/l). Quando apago a luz eles navegam pelo aqua bem(o que nao fazem quando a luz está acesa, ambos).

 

Será que se vão acustumar ou será iluminação a mais para este tipo de peixes ?

vejo também que o pessoal que tem SAE em plantados com mts w/l não se queixa.

 

Agradecia uma opnião dos entendidos! e claro dos menos entendidos mas que forme grande contributo.

 

Bem este post foi submetido por engano, era para dar continuidade ao topico anterior.

De qualquer modo como os assuntos sao diferentes fica assim.

Como o aqua é um plantado e tudo o que trata plantados é nesta secção axei por bem submeter esta questão.

Editado por apedro.1

Sem mais,

André Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !

 

Recentemente meti no aqua alguns neons e 2 SAE, so que estes tem estado muito assustados.

Tenho 90w para 60l(1.5w/l). Quando apago a luz eles navegam pelo aqua bem(o que nao fazem quando a luz está acesa, ambos).

 

Será que se vão acustumar ou será iluminação a mais para este tipo de peixes ?

vejo também que o pessoal que tem SAE em plantados com mts w/l não se queixa.

 

Agradecia uma opnião dos entendidos! e claro dos menos entendidos mas que forme grande contributo.

 

Bem este post foi submetido por engano, era para dar continuidade ao topico anterior.

De qualquer modo como os assuntos sao diferentes fica assim.

Como o aqua é um plantado e tudo o que trata plantados é nesta secção axei por bem submeter esta questão.

 

Realmente pode ser muita luz porque o aqua não é muito grande.Se fosse um aqua de 200 litros e tivesse 1,5w/luz penso que estaria bem. Assim se calhar é mesmo muito. No meu aqua plantado de 80 litros tenho 3x20w e as plantas estão optimas! CO2,fertilizante,substrato fértil,etc

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !

 

Recentemente meti no aqua alguns neons e 2 SAE, so que estes tem estado muito assustados.

Tenho 90w para 60l(1.5w/l). Quando apago a luz eles navegam pelo aqua bem(o que nao fazem quando a luz está acesa, ambos).

 

Será que se vão acustumar ou será iluminação a mais para este tipo de peixes ?

vejo também que o pessoal que tem SAE em plantados com mts w/l não se queixa.

 

Agradecia uma opnião dos entendidos! e claro dos menos entendidos mas que forme grande contributo.

 

Bem este post foi submetido por engano, era para dar continuidade ao topico anterior.

De qualquer modo como os assuntos sao diferentes fica assim.

Como o aqua é um plantado e tudo o que trata plantados é nesta secção axei por bem submeter esta questão.

 

Boas pode ser luz em excesso para os peixes e para as plantas tb... mas tudo depende de mt coisa...

 

Breve resumo: Luz em excesso faz com q a planta trabalhe mais (fotosintese) logo consome mais nutrientes etc etc

 

O q te quero dizer é q a fertilizaçao do teu aquario pode vir a complicar se...e consequentemente pragas de algas

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Recentemente passei pelo mesmo,converti um pequeno aqua que já tinha estabilizado e habitado num pequeno plantado,mudei a iluminação e fiquei tanbem com qq coisa como 1.3w/lt e os peixes realmente resentiram-se,são 6 Neons negros e 1 Ramirezi,os Neons ficaram quase brancos e passaram dois ou 3 dias escondidos,mas aos poucos começaram a vir comer e actualmente já regressaram ao normal e passeiam por todo o aqua mesmo com tanta luz.

Atenção,com toda essa luz é conveniente ir acendendo faseadamente,uma de cada vez pra evitar um choque tão grande nos peixes,eu por ex. começo por acender a luz da sala onde está o aqua e ao fim de uns 15 minutos,ligo a 1ª de 3 lampadas e assim sucessivamente,mas vou comprar uns controladores horarios pra pôr tudo automatico.

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Agradeço os comentarios a todos.

 

Boas pode ser luz em excesso para os peixes e para as plantas tb... mas tudo depende de mt coisa...

 

Breve resumo: Luz em excesso faz com q a planta trabalhe mais (fotosintese) logo consome mais nutrientes etc etc

 

O q te quero dizer é q a fertilizaçao do teu aquario pode vir a complicar se...e consequentemente pragas de algas

Quanto ser excesso para as plantas isso depende de como é fertelizado.

Ontem apareceram-me umas greenspot, hoje simplesmente ja desapareceram.

Tenho a fertelização NPK bem controlada, e as plantas agora estao a comessar a flurir mt bem.

De qualquer modo o aqua ainda so tem 7 dias. E ja ontem fiz uma tpa 25%.

Vamos ver.

Tenho duas Pll, uma de 55w e outra de 36w.

Estava a pensar iniciar com a de 55w depois na hora de maior sol acendia tambem a de 36w e passado x tempo apagava.

Resumindo ficava com 1.5w/l no horario de maior calor e maior luminozidade e depois mantinha 1w/l no resto do horario.

O meu problema é que tenho um balastro 2x 55w PLL e tenho tambem um balastro 36w PLL ambos Philips.

A questão é ligar o de 36w a Pll, e o de 2x 55w ligar apenas a uma lampada.

Será possivel ? ou o balastro nao está preparado.

 

 

 

Boas,

Recentemente passei pelo mesmo,converti um pequeno aqua que já tinha estabilizado e habitado num pequeno plantado,mudei a iluminação e fiquei tanbem com qq coisa como 1.3w/lt e os peixes realmente resentiram-se,são 6 Neons negros e 1 Ramirezi,os Neons ficaram quase brancos e passaram dois ou 3 dias escondidos,mas aos poucos começaram a vir comer e actualmente já regressaram ao normal e passeiam por todo o aqua mesmo com tanta luz.

Atenção,com toda essa luz é conveniente ir acendendo faseadamente,uma de cada vez pra evitar um choque tão grande nos peixes,eu por ex. começo por acender a luz da sala onde está o aqua e ao fim de uns 15 minutos,ligo a 1ª de 3 lampadas e assim sucessivamente,mas vou comprar uns controladores horarios pra pôr tudo automatico.

Um abraço.

 

Sim, hoje ao acender a luz ja nao se assustaram tanto.

Fiz de uma forma mais gradual.

Alem que ja não estao tao assustados como quando os aqui meti(no aqua).

Se bem que eles estava ja no mesmo aqua mas com uma relação de 0.8w/l. Depois aquando a limpeza e remodelação do aqua passei para um aqua de 30l com uma lampada de 15w, dai tlvz estranharem lool

Sem mais,

André Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais