Filtragem Para 630 Litros


Recommended Posts

Estou a iniciar um novo projecto, um aqua para discos de 630 litros brutos de água.

Penso colocar um eheim 2260. Gostaria de saber as opiniões dos mais entendidos, em relação à filtragem a colocar e se o filtro é o indicado.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a iniciar um novo projecto, um aqua para discos de 630 litros brutos de água.

Penso colocar um eheim 2260. Gostaria de saber as opiniões dos mais entendidos, em relação à filtragem a colocar e se o filtro é o indicado.

 

Abraço

 

Boas,

 

Na minha opiniao para um aquario de 630L com discos deverias filtrar 4 ou 5 vezes o volume util de agua por hora. Ou seja o teu aquario deve ter cerca de 520 litros uteis (Depende muito da decoração que vais colocar). Seguindo esta minha opiniao deverias filtrar entre 2080 e 2600 litros de agua por hora. O 2260 esta muito perto disso 1900 litros, no entanto eu optava para colocar dois filtros com capacidade inferior por exemplo um 2217 http://www.aquaristic.net/shop.php/sid/0d8...0filter%202217/ e um 2229 http://www.aquaristic.net/shop.php/sid/0d8...0pro%20filling/.

 

O facto de colocares dois filtros tem algumas vantagens:

 

1. Podes separar filtragem biologica da filtragem mecanica

2. Se avariar um ficas reduzido a 50% da filtragem e não a 0.

3. Se precisares de fazer uma lavagem a um filtro não vais eliminar as bacterias todas uma vez que tens as mesmas no outro filtro. É claro que mesmo no caso de existir apenas um filtro nunca eliminas as bacterias todas uma vez que as mesmas tambem existem no proprio aquario.

 

Claro que nem tudo é rosas e existem desvantgens,

 

1. Custo superior

2. Ruido (Desprezivel acho eu)

3. Maior consumo energetico que neste caso nem é verdade! 2260 = 60W verso 2217 20W + 2229 25W = 45W

4. Neste caso especifco o volume do filtro tambem é superior uma vez que o 2260 = 18l verso 2217 6l + 2229 7,3l = 13,3l. Mas creio que aqui a capcidade do filtro seco humido (2229) "processar" detritos anula a falta de volume.

 

Bem não me quero alongar muito mais mas deixo uma ultima nota que se o orçamento ainda esticar um pouco deverias de analisar a situação de uma sump.

 

Vantagens SUMP:

 

1. Aumentas significativamente o volume de agua colocavas por exemplo uma sump de 190 litros

2. O aquario fica mais estetico, colocas os termostatos, difusor de ar, etc tudo dentro da sump

3. Podes criar um refugio para colocar peixes stressados/doentes e plantas fragiligadas na sump

4. Mantens o nivel de agua do aquario

5. Podes fazer as TPS para dentro da sump sem pertubar o aqua principal bem com a adicão de medicamentos e aditivos.

 

Desvantagens

 

1. Espaço fisico

2. Custo para ai uns 500€

 

Cumps.

MO

Editado por hdosul

__________________________________________________

Cumprimentos

Mario Rui de Oliveira

 

E-mail encomendas aquaristic.net: portugalaqua@gmail.com

E-mail pessoal: hdosul@gmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu estava a pensar em colocar o 2260, com um jbl 250, que faz 700 litros hora, o qual já tenho.

Quanto à opção pelo 2260 é única e exclusivamente pelo facto de me dar uma qualidade e capacidade de filtragem muito boa.

O jbl ficava para intervenções rápidas, como necessidade de colocar carvão e outrasresinas.

 

O 2260 penso que nem o teria quase que abrir...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as vantagens de uma sump , são mais que muitas....

 

O problema é não ter espaço no móvel para uma coisa dessas, daí a opção pelo 2260, que já me dá para ter muito matéria filtrante.

 

Aliás outra dúvida é o que por dentro daquele balde. Dá para por muita coisa e já me têm dito que para discos o melhor é esponjas e não as matérias filtrantes à base de cerâmicas.

 

RMM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema é não ter espaço no móvel para uma coisa dessas, daí a opção pelo 2260, que já me dá para ter muito matéria filtrante.

 

Aliás outra dúvida é o que por dentro daquele balde. Dá para por muita coisa e já me têm dito que para discos o melhor é esponjas e não as matérias filtrantes à base de cerâmicas.

 

RMM

 

Boas,

 

Se não ha espaço para uma sump e ja tens ouro filtro então o 2260 parece me ser um bom compromisso. Materia filtrante, la grossa, la fina, substrat, la fina, substrat e finalmente la fina por essa ordem. Os discos querem agua com nitritos e amonia perto do 0 o substrat é a materia filtrante que mais bacterias consegue alojar logo mais capacidade tem para converter amonia e nitritos, não estou a ver a razão para usar espongas.

 

Cumps,

MO

__________________________________________________

Cumprimentos

Mario Rui de Oliveira

 

E-mail encomendas aquaristic.net: portugalaqua@gmail.com

E-mail pessoal: hdosul@gmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Com o meu aqua (600l) com discus, tenho dois Eheim 2080 e um Rena XP2, todos com saídas em flauta.

Parece um absurdo, mas, com esses macacos, a filtragem nunca é demais.

Abraço

PBL

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu no meu aqua dos discus tenho um 2080 e n quero outra coisa! alem da capacidade de filtragem e da facil manutençao realço que o filtro tem 2 entradas para a agua, ou seja podes colocar uma mangueira em cada extremidade do aqua, facilitando muito a sua limpeza

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.