Que Equipamento É Preciso Para 1,30c X 50l X 60a


PORTUGA78

Recommended Posts

Boas,

 

Não foi facil mas acho que tenho a decisão tomada, vou contruir o meu aqua com 1,30C X 50L X 60A, Agora vem uma nova guerra, Gostava que me dessem algumas dicas sobre que equipamentos são indispensaveis e quais posso adquirir mais tarde, uma vez que o orçamente é muito curto... e quais as marcas que valem mesmo a pena investir, e quais estarei apenas a pagar a marca...

 

 

Obrigado pela paciencia... Prometo no final meter aqui umas fotos bem giras (espero...)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,

 

Primeiro tens de dicidir o que vais por no aquário.

 

 

Neste momento como iniciado que sou, vou mesmo ficar-me pelo mais trivial, um comunitários com Guppys, mollys, espadas, neons, etc...etc... Não me vou aventurar em nada muito mais complicado... E claro algumas plantas, tambem sociais e sem grandes nessecidades...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento como iniciado que sou, vou mesmo ficar-me pelo mais trivial, um comunitários com Guppys, mollys, espadas, neons, etc...etc... Não me vou aventurar em nada muito mais complicado... E claro algumas plantas, tambem sociais e sem grandes nessecidades...

 

 

 

boas

 

nem sabes no que te vais meter pois isto do vicio dos peixes e complicado :? tou a brincar é obvio.

é um passatempo muito interessante.

mesmo para um aqua comunitario o investimento inicial pode ser consideravel,mas se procurares bem consegues comprar bom material e a bom preço .

as marcas tb contam claro ,mas eu pessoalmente ja tive boas experiencias com material de marcas "desconhecidas".

pra começar vais precisar de um termostato no mimino 200 WATTS,um filtro exterior ou interior com um caudal 3x o volume do aquario,e algum tipo de iluminaçao alem da decoraçao e areao etc. se pensares em por plantas mesmo que pouco exigentes deves ter uma iluminaçao razoavel e talvez quem sabe ate mesmo um sistema de co2.se pesquisares no forum vais ficar de certeza mais esclarecido ,aproveita e da uma olhada na secçao DY (FAÇA VOCE MESMO ) conseguem-se coisa extraordinarias . procura tb nas ofertas ha sempre alguem a vender equipamentos usados e a bons preços

 

boa sorte bigsmile

 

 

cumps.

HENRIQUE ANTONIO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

Neste momento como iniciado que sou, vou mesmo ficar-me pelo mais trivial, um comunitários com Guppys, mollys, espadas, neons, etc...etc... Não me vou aventurar em nada muito mais complicado... E claro algumas plantas, tambem sociais e sem grandes nessecidades...

 

Também eu sou um iniciado neste hobby... e como tal cometi alguns erros... e por isso se vais optar por um comunitário com guppys... etc... etc... aconselho-te a não colocares neons num comunitário com esse perfil de peixes... quando escolheres peixes tem em atenção os valores da água (ph e mais alguns outros)pois os neons são espécimes de águas mais ácidas...

Um Abraço

Zé Manuel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

termostato no mimino 200 WATTS

 

Olá!

 

Desculpa aproveitar-me do teu post mas para um aquário de quase 400L um termostato de 200W é um bocadinho curto...

 

O ideal seriam até 2 de 200W...

 

Quanto ao resto acho que valia a pena investir num bom filtro externo, os da Eheim são carotes mas do melhor que andam por aí! Não dão problemas quase nenhuns e funcionam muito bem!

 

Se puseres a saida do filtro a fazer agitação na superfície da água não precisas de bomba de ar, o que é uma despesa menor!

 

Quanto à iluminação, esta vai depender do tipo de plantas que quiseres... Se optares por plantas de iluminação mais baixa não precisas de uma muito potente mas se fores para as mais exigentes quase precisas de uma relação de 1W de luz por cada litro de água! E como cada W é quase pago por 1€ faz as contas a quanto não te ficaria! Dá uma vista de olhos ao site da tropica, www.tropica.com , fazes uma pesquisa avançada e seleccionas as plantas que se desenvovem bem com iluminação baixa para veres se gostas!

 

Quanto ao CO2, em princípio só é preciso nas plantas mais exigentes, mas se quiseres na mesma há maneiras bem fáceis, e baratas, de fazer! Dá uma vista de olhos na secção de DIY! Aliás se tiveres jeito para bricolage (eu infelizmente não tenho) tens lá projectos para filtros, iluminação e tudo que possas precisar!

 

Portanto de uma forma geral apostava em:

2 termostatos de 200W;

um bom filtro externo e

iluminação (a potencia depende então da vegetação que escolheres)

 

Dá uma vista de olhos na secção de ofertas! Encontra-se bons negócios por lá!

 

Boa sorte e prepara-te para perderes muito tempo com este hobby! nyah

Zé Pedro

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

Também eu sou um iniciado neste hobby... e como tal cometi alguns erros... e por isso se vais optar por um comunitário com guppys... etc... etc... aconselho-te a não colocares neons num comunitário com esse perfil de peixes... quando escolheres peixes tem em atenção os valores da água (ph e mais alguns outros)pois os neons são espécimes de águas mais ácidas...

Um Abraço

Zé Manuel

 

Desculpa discordar, mas podes manter os neon com guppy, sem grandes problemas, primeiro e como sendo um peixe já produzido em massa, nasce em média em ph=7, o mais comum principalmente em lojas, e se foram sempre acostumados não tens problemas, o que interessa mesmo é um PH constante...

 

É certo que o ideal seria ligeiramente acido, mas neutro é optimo...

 

Em relação ao aquário, já te falaram dos principal, filtro, iluminação....

 

Mas faltam-te os testes, mesmo mesmo mesmo PH e Amonia, devido as plantas penso que também seja quase obrigatório fosfafos e nitratos, muito mais sendo iniciante, fertilizantes para as plantas e claro alimentação para os peixes...sempre boa alimentação e se puderes variada...flocos como principal no meu caso e de vez em quando outro tipo de alimentos para variar...

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa discordar, mas podes manter os neon com guppy, sem grandes problemas, primeiro e como sendo um peixe já produzido em massa, nasce em média em ph=7, o mais comum principalmente em lojas, e se foram sempre acostumados não tens problemas, o que interessa mesmo é um PH constante...

 

É certo que o ideal seria ligeiramente acido, mas neutro é optimo...

 

Em relação ao aquário, já te falaram dos principal, filtro, iluminação....

 

Mas faltam-te os testes, mesmo mesmo mesmo PH e Amonia, devido as plantas penso que também seja quase obrigatório fosfafos e nitratos, muito mais sendo iniciante, fertilizantes para as plantas e claro alimentação para os peixes...sempre boa alimentação e se puderes variada...flocos como principal no meu caso e de vez em quando outro tipo de alimentos para variar...

 

 

Boas,

 

Obrigado a todos, Fazendo então um resumo:

 

Obrigatório:

 

1 - termostato perto de 1W por litro de água, pelo que já andei a ler por ai, é preferivel um que seja submersivel...

2 - Filtro externo, com um caudal de cerca de 3x superior ao aqua, portanto para estas medidas, falamos em algo superior a 1000 L/H... Alguem tem ideia de um super modelo que seja excelente e daqueles que nem dá para acreditar no preço??? de tão barato que é???rs...

3 - Iluminação, aqui terei que analizar primeiro as plantas que intruduza, mas pode ir desde 0,5 W/L a cerca de 1W/L, ceto???

4 - Termometro

5 - Decoração

 

Facultativo:

 

1 - Bomba de ar, da minha curta experiencia de há uns anos, era algo que seria quase fundamental, mas neste momento deixou de ser, devido aos filtros certo??? Mas seja como for, tambem depos de um investimento tão grande, tambem não e por aqui que abro falencia, certo??? Algumas sugestões???

 

Obrigado pela paciencia...

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado a todos, Fazendo então um resumo:

 

Obrigatório:

 

1 - termostato perto de 1W por litro de água, pelo que já andei a ler por ai, é preferivel um que seja submersivel...

2 - Filtro externo, com um caudal de cerca de 3x superior ao aqua, portanto para estas medidas, falamos em algo superior a 1000 L/H... Alguem tem ideia de um super modelo que seja excelente e daqueles que nem dá para acreditar no preço??? de tão barato que é???rs...

3 - Iluminação, aqui terei que analizar primeiro as plantas que intruduza, mas pode ir desde 0,5 W/L a cerca de 1W/L, ceto???

4 - Termometro

5 - Decoração

 

Facultativo:

 

1 - Bomba de ar, da minha curta experiencia de há uns anos, era algo que seria quase fundamental, mas neste momento deixou de ser, devido aos filtros certo??? Mas seja como for, tambem depos de um investimento tão grande, tambem não e por aqui que abro falencia, certo??? Algumas sugestões???

 

Obrigado pela paciencia...

 

Abraços

 

1- Certo. TEM DE ser submersivel...

2- Há agora a decorrer encomendas à akuaristik. Lá têem muitos filtros, bons e muito mais baratos que na tugalândia.

3- Nem por isso. Com essa litragem não é precisa tanta luz. Há um site qualquer onde isso está explicado. Eu tenho um plantado com 0,3 W/litro... A sério mesmo...

4- Convem

5- Pensa bem nisto tambem. Evita as plantas e objectos plásticos.

 

Bomba de ar, caso metas a(s) saida(s) perto do nivel de agua, não é realmente preciso.

 

 

 

Vais precisar é de CO2. Aproveita a akuaristik tambem, pois tem lá pressurizado, com válvula solenóide, a bons preços...

 

 

 

Inté, dispõe.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado a todos, Fazendo então um resumo:

 

Obrigatório:

 

1 - termostato perto de 1W por litro de água, pelo que já andei a ler por ai, é preferivel um que seja submersivel...

2 - Filtro externo, com um caudal de cerca de 3x superior ao aqua, portanto para estas medidas, falamos em algo superior a 1000 L/H... Alguem tem ideia de um super modelo que seja excelente e daqueles que nem dá para acreditar no preço??? de tão barato que é???rs...

3 - Iluminação, aqui terei que analizar primeiro as plantas que intruduza, mas pode ir desde 0,5 W/L a cerca de 1W/L, ceto???

4 - Termometro

5 - Decoração

 

Facultativo:

 

1 - Bomba de ar, da minha curta experiencia de há uns anos, era algo que seria quase fundamental, mas neste momento deixou de ser, devido aos filtros certo??? Mas seja como for, tambem depos de um investimento tão grande, tambem não e por aqui que abro falencia, certo??? Algumas sugestões???

 

Obrigado pela paciencia...

 

Abraços

 

1- Certo. TEM DE ser submersivel...

2- Há agora a decorrer encomendas à akuaristik. Lá têem muitos filtros, bons e muito mais baratos que na tugalândia.

3- Nem por isso. Com essa litragem não é precisa tanta luz. Há um site qualquer onde isso está explicado. Eu tenho um plantado com 0,3 W/litro... A sério mesmo...

4- Convem

5- Pensa bem nisto tambem. Evita as plantas e objectos plásticos.

 

Bomba de ar, caso metas a(s) saida(s) perto do nivel de agua, não é realmente preciso.

 

 

 

Vais precisar é de CO2. Aproveita a akuaristik tambem, pois tem lá pressurizado, com válvula solenóide, a bons preços...

 

 

 

Inté, dispõe.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

...

 

Quanto à iluminação, esta vai depender do tipo de plantas que quiseres... Se optares por plantas de iluminação mais baixa não precisas de uma muito potente mas se fores para as mais exigentes quase precisas de uma relação de 1W de luz por cada litro de água! E como cada W é quase pago por 1€ faz as contas a quanto não te ficaria!...

 

Boas!!

 

Desculpa mas qd lia o topico, fiquei intrigado com esta afirmaçao, gostava de que saber em que te baseas-te para fazer tal afirmaçao.

 

Agora em relaçao ao topico em si. Ricardo diogo isto parece dificil mas com calma tudo la vai.

- Termostatos tem os seus quês, eu por exemplo tinha um de 75W para 54L e dava, ate chegar o pino do Inverno (Viseu Bate os 0º, em dia quentes ), o aqua desceu drasticamente para uns bons 17º e nao subia... por isso tive que comprar um de 250W... mas no teu caso, se comprares agora um de 200 podes comprar outro mais tarde por no verao eles pouco funcionam e tb a dessipaçao termica e mt mais reduzida.

- filtro e aquela coisa nunca e demais... qt maior melhor, so custa e mais dinheiro.

- Luz, nao precisas de as ter todas de inicio. Podes preparar os suportes e ir pondo a medida que poderes, que é o que vou fazer no meu Plantado em Faze de Projecto.

 

Espero ter ajudado.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3- Nem por isso. Com essa litragem não é precisa tanta luz. Há um site qualquer onde isso está explicado. Eu tenho um plantado com 0,3 W/litro... A sério mesmo...

 

Boas, qual site explica essa afirmação ?!?!?!?

tendo em conta que sou um leigo gostava de ler isso .... se puderes e souberes posta ai o link

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Vamos por partes:

 

Eu tenho um plantado com 0,3 W/litro... A sério mesmo...

 

É verdade, o Ricardo Diogo tem e eu sei porque as plantas do meu foram-lhe compradas! No meu caso tenho 60W para 264L brutos e +- 200L reais! Tem é de se ter cuidado na escolha das plantas e na fertilização mas não é impossível!

 

mas no teu caso, se comprares agora um de 200 podes comprar outro mais tarde por no verao eles pouco funcionam

 

Assim já concordo! Percebi mal o que disseste em cima! Parecia-me que tinhas dito que 200W iam chegar durante todo o ano! Se era só uma maneira de comprar agora um termostato e no inverno outro para distribuir as despesas então acho muito bem! É muito boa ideia!

 

 

Boas!!

Desculpa mas qd lia o topico, fiquei intrigado com esta afirmaçao, gostava de que saber em que te baseas-te para fazer tal afirmaçao.

 

Não tens nada que pedir desculpa! Estamos aquí a conversar sobre um tema que gostamos e estamos sempre a aprender! :wink:

 

Acabei por ser pouco claro quando falei naquilo de 1 euro por cada W de luz... É só uma estimativa, e como qualquer outra não é muito exacta! Mas repara nos exemplos que tirei aquí do fórum:

 

Calhas do patrocinador aquaeden:

saquartica.jpg

Todas (ou quase) a custar mais de 1 euro por cada W de luz;

 

Do mesmo patrocinador:

Calhas T5

 

2x24w - 45,61€

Dimensões em mm (cxlxa) = 569x67x65

2x39w - 48,76€

Dimensões em mm (cxlxa) = 869x67x65

2x54w - 55,78€

Dimensões em mm (cxlxa) = 1169x67x65

2x80w - 92,44

Dimensões em mm (cxlxa) = 1469x67x65

 

Mas é só mesmo a calha, se juntares as lampadas o preço sobe entre 20 a 30 euros o que dá +- essa relação;

 

Calhas da Horizonte aquático:

 

HDD-300C 1x18W PLL 27.95EUR

HDD-420C-1x24W PLL 32.10EUR

HDD-500C-1x36W PLL 36.10EUR

HDD-600C-1x55W PLL 44.65EUR

HDD-800C-2x24W PLL 69.70EUR

HDD1000C 2x36W PLL 73.51EUR

HDD1200C 2x55W PLL 86.83EUR

 

Podia por mais exemplos mas não vale muito a pena porque era encher ainda mais o post e já vai muito grande!

 

Acho que se percebe que aquela tal regra de que falei não é muito execta mas dá uma estimativa razoável... É claro que há coisas mais cara e mais baratas e se tiveres heito para bricolage mais barato ainda te pode ficar! Pode-se até fazer como afirmaste:

 

- Luz, nao precisas de as ter todas de inicio. Podes preparar os suportes e ir pondo a medida que poderes, que é o que vou fazer no meu Plantado em Faze de Projecto.

 

Ir acrescentando é sempre uma opção! Só por uma questão estética é que queria uma calha bonitinha já com a iluminação toda que preciso! Paneleirices... :roll:

Editado por zpoliveira

Zé Pedro

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, qual site explica essa afirmação ?!?!?!?

tendo em conta que sou um leigo gostava de ler isso .... se puderes e souberes posta ai o link

 

 

É pá quando aparecerem aí os experts, eles já dizem. Aquilo tem uns gráficos com umas bolinhas e tal...

 

O que eu tenho não é uma boa opção para plantado, mas é possivel. Mas antes do fim do ano estará mudada a calha. aliás, a calha, o filtro e o CO2...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está aqui.

 

aproveito para uma vez mais chamar a atenção para os meus posts sairem 80% das vezes em duplicado... Pensava que era o Fausto que ia resolver isto, mas afinal... deve estar preso nas areias... :(

 

 

http://www.fitchfamily.com/lighting.html

Editado por Ricardo Diogo

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

da uma olhada nestes filtros ,sao razoaveis e baratos ,eu tenho um e tou bastante satisfeito.

 

fica aqui o link site

 

 

abraço

Editado por hmsa

HENRIQUE ANTONIO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!!

 

zpoliveira Agora ja fiquei esclarecido, por momentos pensei que te referices ao custo de manutençao de gastos de LUZ banana rock

que alem de nao estar correncto estava mt lonje da realidade... :lol: mas agora ja vi o que querias dizer...

 

Mas, nunca façam contas ao que gastam de Electricidade, pk assusta..:D

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá !

 

Também ando há pouco tempo na aquariofilia e ainda sei pouca coisa, mas de filtros digo-te isto:

 

Compra um filtro externo Fluval 404 no Ebay, proveniente da Alemanha.

 

Comprei um por 59€ + 12 de portes... e acredita que é um grande filtro... 1300l/h...

 

Abraços.

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!!

 

zpoliveira Agora ja fiquei esclarecido, por momentos pensei que te referices ao custo de manutençao de gastos de LUZ :lol:

que alem de nao estar correncto estava mt lonje da realidade... :D mas agora ja vi o que querias dizer...

 

Mas, nunca façam contas ao que gastam de Electricidade, pk assusta..:D

 

cumps

 

Po aí nem vou entrar! :lol: Isso assusta qualquer um... Há coisas que mais vale nem saber!

 

 

Olá !

 

Também ando há pouco tempo na aquariofilia e ainda sei pouca coisa, mas de filtros digo-te isto:

 

Compra um filtro externo Fluval 404 no Ebay, proveniente da Alemanha.

 

Comprei um por 59€ + 12 de portes... e acredita que é um grande filtro... 1300l/h...

 

Abraços.

 

É um preço mesmo muito bom para um filtro também óptimo!

 

Já andei para lá a cuscar, só tem um problemazinho... É que está tudo em Alemão!! :lol: E não percebo patavina...

Zé Pedro

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Po aí nem vou entrar! :) Isso assusta qualquer um... Há coisas que mais vale nem saber!

É um preço mesmo muito bom para um filtro também óptimo!

 

Já andei para lá a cuscar, só tem um problemazinho... É que está tudo em Alemão!! ;) E não percebo patavina...

 

 

Pois, eu também tive de andar para trás e para a frente com as ferramentas de tradução do Google.

 

Mas aquilo é relativamente simples... procuras a informação do filtro noutro sítio da net e ali só tens de procurar a informação sobre os portes e etc e tal... o gajo não aceita paypal, só transf bancária... é um bocado seca, mas o filtro vale a pena.

 

Demora um bocado a enviar, aí uns 15 dias... mas é de confiança.

 

Quanto vier o meu aqua de 450l vou lá comprar outro :)

 

Abraço.

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.