Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal,

Bem, sei que não o momento mais correcto para comprar peixes ou coisa parecida, 1º quero resolver o meu problema :cry: .

De momento tenho, no alguidar,... :roll::x

1- plecostomus

1- guppy macho

1- zebra

4- neons

2- neons negros

2- peixes agua fria laranjas (nao sei o nome :D , e tenho-os porque antes de montar esta aqua tinha um de agua fria e nao ia mata-los ne)

O que aconselhavam mais?

O aqua é de 52cm * 25cm (?), leva sensivelmente 33L.

Ja tenho lotaçao esgotada? quantos mais peixes posso por??

Ao ler outros topics, falam muito em corydoras, fui a galeria ver que peixe é, e gostei deles especialmente da sua "função".

Outros que falam muito sao os otto, quais sao estes?? :oops:

Mais uma vez dou os parabens ao forum e so pessoal que o frequentam, ajudaram-me no inicio e agora neste meu problema...obg :wink:

Publicado:

Viva,

Primeiro devias arranjar outro aquario para os peixes de agua fria.

Devias também dar ou vender o pleco, pois são peixes q crescem demasiado para o teu aqua.

Os zebras são peixes de cardurme, coloca mais uns 5 ou 6, e arran

ja 2 femeas para o Guppy.

Publicado:

Concordo na totalidade com o que já foi dito. Dá uma vista de olhos neste site: www.aquahobby.com/brgallery.html

é uma base de dados bastante completa.

Ficas logo a conhecer os otocinclus affinis e muitos mais.

Fiquem bem![/url]

Publicado:

Olá!

Primeiro separas os peixes de água e os peixes de água quente.

1 plescostumus para esse aquário, ui, arranja maneira de o vender ou oferece a alguem. Esse peixe é pequeno em "criança", em adulto atingirá uns 30 cm +/- no minimo. :roll:

1 guppy macho, arranja mais duas femeas.

1 zebra, como ja foi dito sao peixes de cardume arranja mais uns 4.

Os neons deixa-os estar.

Falta-te um limpa vidros, opta por um Otocinclus Affinis, são extramamente pequenos e limpam como uma maravilha. Arranja só um.

Falta-te também limpa fundos. Arranja 2 corydoras.

Como tas a ver com este logica ficas com um aquário um pouco povoado.

Boa sorte.

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Publicado:

Boas,

Se der/vender o plecostomus fico com 10 peixes...

Comprando + 4 zebras, 2 guppy femes, 1 limpa vidros e 2 corydoras...fico com 19 peixes, nao sera muito para o meu aqua?? digo eu inocentemente :D

Os neons tb sao de cardume, mas 4 parece-me suficiente, nao acham? tenho 2 neons negros, mantenho so 2 ou devia ter mais?

Cumps

Publicado:
fico com 19 peixes, nao sera muito para o meu aqua??

Uma regra que deve tentar observar é a de "1 litro de água por cada cm de peixe adulto".

Os 19 peixes que indicou têm tamanhos em adulto que vão dos 4 cms aos 7 cms.

Fazendo uma média por baixo de 5 cms por peixe vezes 19, dá 95 cms de peixe... o que perfaz um mínimo de 95 litros para o aquário.

Sendo o aquário de 33 litros, está fora de hipótese albergar tantos peixes. Se o aquário tiver 33 litros BRUTOS, então a sua capacidade real (com areão, filtro, termómetro, aquecimento, etc.) pode ficar reduzida a 25 litros, por exemplo.

Optar por peixes de cardume é má ideia. Optar por manter apenas uma unidade de espécies de cardume, é ainda pior. Duas Corys e um Oto são, na minha opinião, indispensáveis... mas deixam pouco espaço de manobra para colocar outras espécies. Guppies não recomendo, o facto de não poder colocar predadores naturais pode significar que um número significativo de alevins sobreviva ao canibalismo dos pais, sobrepovoando ainda mais o pequeno aquário.

Soluções possíveis:

- Um aquário maior (com pelo menos 100 litros úteis)

- Devolver/vender alguns peixes a particulares ou lojas

Claro que pode optar também por ter dois aquários de 60 litros e distribuír as espécies por cada um. É apenas mais uma variante possível.

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Publicado:

Boas,

Estive a pensar e se calhar vou mesmo dar os peixes de agua fria... eles tem se dado bem.

Qual a razao que vos anunciam para nao os ter no aqua junto com os outros?

O plecostomus esse é mais dificil de da-lo...poderei e ficar com ele mais um tempinho e assim que crescer muito troco por outro peixe na loja!!

No entanto se retirar os 2 peixes de agua fria e o plecostomus, fico com:

4 neons

2 neons negros (esta bem assim ou é aconselhavem +2?)

1 zebra

1 guppy macho

Depois compraria:

3 zebras

1 limpa vidros - oto affinis

2 limpa fundos - corydoras

2 guppy femeas?? (é mesmo necessario para o macho?ou so no caso de querer crias?)

Se compra tudo isto, incluindo as guppy ficaria com 18 peixes pequenos...é um bom nº para o meu aqua?

Publicado:

Olá!

18 peixes pequenos. Vamos imaginar que cada um mede 3 cm (os guppys medem mais). 18x3=54, ou seja precisavas de um aquário de 54 litros...

Mesmo a cada um medir 3 cm ultrapassa a capacidade do teu aquário.

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Publicado:
ficaria com 18 peixes pequenos...é um bom nº para o meu aqua?

Infelizmente parece que optou por ignorar totalmente a minha resposta anterior... não se pode esquecer da regra que diz "1 litro de água por cada cm de peixe adulto". A única diferença é que anteriomente falava em 19 peixes e agora fala em 18 peixes (!!), só retirou um peixe da sua lista...

:roll:

Vejamos novamente as contas...

As espécies que indicou têm tamanhos em adulto que vão dos 4 cms aos 7 cms. Fazendo uma média de 5 cms por peixe vezes 18, dá 90 cms de peixe... o que perfaz um MÍNIMO de 90 litros para o aquário.

:)

Também relembro que sendo o aquário de 33 litros, está TOTALMENTE fora de hipótese albergar tantos peixes. Se o aquário tiver 33 litros BRUTOS, então a sua capacidade real (com areão, filtro, termómetro, aquecimento, etc.) pode ficar reduzida a 25 litros, por exemplo.

:!:

Optar por peixes de cardume é má ideia. Optar por manter apenas uma unidade de espécies de cardume, é ainda pior. 4 néons não são um cardume! 4 zebras não são um cardume! 2 néons negros não são um cardume! Duas Corys e um Oto são, na minha opinião, indispensáveis... mas deixam pouco espaço de manobra para colocar outras espécies. Guppies não recomendo, o facto de não poder colocar predadores naturais pode significar que um número significativo de alevins sobreviva ao canibalismo dos pais, sobrepovoando ainda mais o pequeno aquário.

:wink:

Soluções possíveis também já referi... ou arranja um aquário bem maior ou vende/troca/devolde alguns peixes à loja... tão simples quanto isto.

:wink:

18 peixes pequenos. Vamos imaginar que cada um mede 3 cm

Cuidado, a regra deve ser "1 litro de água por cm de peixe adulto". A média das espécies indicadas ultrapassa os 5 cms. Só as corys podem atingir facilmente os 7 cms, por exemplo.

:shock:

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!