Visitante Publicado Abril 10, 2004 Publicado Abril 10, 2004 Boas pessoal, Bem, sei que não o momento mais correcto para comprar peixes ou coisa parecida, 1º quero resolver o meu problema . De momento tenho, no alguidar,... 1- plecostomus 1- guppy macho 1- zebra 4- neons 2- neons negros 2- peixes agua fria laranjas (nao sei o nome :D , e tenho-os porque antes de montar esta aqua tinha um de agua fria e nao ia mata-los ne) O que aconselhavam mais? O aqua é de 52cm * 25cm (?), leva sensivelmente 33L. Ja tenho lotaçao esgotada? quantos mais peixes posso por?? Ao ler outros topics, falam muito em corydoras, fui a galeria ver que peixe é, e gostei deles especialmente da sua "função". Outros que falam muito sao os otto, quais sao estes?? Mais uma vez dou os parabens ao forum e so pessoal que o frequentam, ajudaram-me no inicio e agora neste meu problema...obg Citar
Visitante Publicado: Abril 10, 2004 Publicado: Abril 10, 2004 Viva, Primeiro devias arranjar outro aquario para os peixes de agua fria. Devias também dar ou vender o pleco, pois são peixes q crescem demasiado para o teu aqua. Os zebras são peixes de cardurme, coloca mais uns 5 ou 6, e arran ja 2 femeas para o Guppy. Citar
PedroSantos Publicado: Abril 10, 2004 Publicado: Abril 10, 2004 Concordo na totalidade com o que já foi dito. Dá uma vista de olhos neste site: www.aquahobby.com/brgallery.html é uma base de dados bastante completa. Ficas logo a conhecer os otocinclus affinis e muitos mais. Fiquem bem![/url] Citar http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=118592&st=0Ex-spidey http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...14&hl=Manor
minidiogo Publicado: Abril 10, 2004 Publicado: Abril 10, 2004 Olá! Primeiro separas os peixes de água e os peixes de água quente. 1 plescostumus para esse aquário, ui, arranja maneira de o vender ou oferece a alguem. Esse peixe é pequeno em "criança", em adulto atingirá uns 30 cm +/- no minimo. 1 guppy macho, arranja mais duas femeas. 1 zebra, como ja foi dito sao peixes de cardume arranja mais uns 4. Os neons deixa-os estar. Falta-te um limpa vidros, opta por um Otocinclus Affinis, são extramamente pequenos e limpam como uma maravilha. Arranja só um. Falta-te também limpa fundos. Arranja 2 corydoras. Como tas a ver com este logica ficas com um aquário um pouco povoado. Boa sorte. Adeus mini Citar Diogo Oliveira
Visitante Publicado: Abril 11, 2004 Publicado: Abril 11, 2004 Boas, Se der/vender o plecostomus fico com 10 peixes... Comprando + 4 zebras, 2 guppy femes, 1 limpa vidros e 2 corydoras...fico com 19 peixes, nao sera muito para o meu aqua?? digo eu inocentemente :D Os neons tb sao de cardume, mas 4 parece-me suficiente, nao acham? tenho 2 neons negros, mantenho so 2 ou devia ter mais? Cumps Citar
Governa Publicado: Abril 11, 2004 Publicado: Abril 11, 2004 fico com 19 peixes, nao sera muito para o meu aqua?? Uma regra que deve tentar observar é a de "1 litro de água por cada cm de peixe adulto". Os 19 peixes que indicou têm tamanhos em adulto que vão dos 4 cms aos 7 cms. Fazendo uma média por baixo de 5 cms por peixe vezes 19, dá 95 cms de peixe... o que perfaz um mínimo de 95 litros para o aquário. Sendo o aquário de 33 litros, está fora de hipótese albergar tantos peixes. Se o aquário tiver 33 litros BRUTOS, então a sua capacidade real (com areão, filtro, termómetro, aquecimento, etc.) pode ficar reduzida a 25 litros, por exemplo. Optar por peixes de cardume é má ideia. Optar por manter apenas uma unidade de espécies de cardume, é ainda pior. Duas Corys e um Oto são, na minha opinião, indispensáveis... mas deixam pouco espaço de manobra para colocar outras espécies. Guppies não recomendo, o facto de não poder colocar predadores naturais pode significar que um número significativo de alevins sobreviva ao canibalismo dos pais, sobrepovoando ainda mais o pequeno aquário. Soluções possíveis: - Um aquário maior (com pelo menos 100 litros úteis) - Devolver/vender alguns peixes a particulares ou lojas Claro que pode optar também por ter dois aquários de 60 litros e distribuír as espécies por cada um. É apenas mais uma variante possível. Citar • FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt • DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394
Visitante Publicado: Abril 11, 2004 Publicado: Abril 11, 2004 Boas, Estive a pensar e se calhar vou mesmo dar os peixes de agua fria... eles tem se dado bem. Qual a razao que vos anunciam para nao os ter no aqua junto com os outros? O plecostomus esse é mais dificil de da-lo...poderei e ficar com ele mais um tempinho e assim que crescer muito troco por outro peixe na loja!! No entanto se retirar os 2 peixes de agua fria e o plecostomus, fico com: 4 neons 2 neons negros (esta bem assim ou é aconselhavem +2?) 1 zebra 1 guppy macho Depois compraria: 3 zebras 1 limpa vidros - oto affinis 2 limpa fundos - corydoras 2 guppy femeas?? (é mesmo necessario para o macho?ou so no caso de querer crias?) Se compra tudo isto, incluindo as guppy ficaria com 18 peixes pequenos...é um bom nº para o meu aqua? Citar
minidiogo Publicado: Abril 11, 2004 Publicado: Abril 11, 2004 Olá! 18 peixes pequenos. Vamos imaginar que cada um mede 3 cm (os guppys medem mais). 18x3=54, ou seja precisavas de um aquário de 54 litros... Mesmo a cada um medir 3 cm ultrapassa a capacidade do teu aquário. Adeus mini Citar Diogo Oliveira
Governa Publicado: Abril 11, 2004 Publicado: Abril 11, 2004 ficaria com 18 peixes pequenos...é um bom nº para o meu aqua? Infelizmente parece que optou por ignorar totalmente a minha resposta anterior... não se pode esquecer da regra que diz "1 litro de água por cada cm de peixe adulto". A única diferença é que anteriomente falava em 19 peixes e agora fala em 18 peixes (!!), só retirou um peixe da sua lista... Vejamos novamente as contas... As espécies que indicou têm tamanhos em adulto que vão dos 4 cms aos 7 cms. Fazendo uma média de 5 cms por peixe vezes 18, dá 90 cms de peixe... o que perfaz um MÍNIMO de 90 litros para o aquário. Também relembro que sendo o aquário de 33 litros, está TOTALMENTE fora de hipótese albergar tantos peixes. Se o aquário tiver 33 litros BRUTOS, então a sua capacidade real (com areão, filtro, termómetro, aquecimento, etc.) pode ficar reduzida a 25 litros, por exemplo. Optar por peixes de cardume é má ideia. Optar por manter apenas uma unidade de espécies de cardume, é ainda pior. 4 néons não são um cardume! 4 zebras não são um cardume! 2 néons negros não são um cardume! Duas Corys e um Oto são, na minha opinião, indispensáveis... mas deixam pouco espaço de manobra para colocar outras espécies. Guppies não recomendo, o facto de não poder colocar predadores naturais pode significar que um número significativo de alevins sobreviva ao canibalismo dos pais, sobrepovoando ainda mais o pequeno aquário. Soluções possíveis também já referi... ou arranja um aquário bem maior ou vende/troca/devolde alguns peixes à loja... tão simples quanto isto. 18 peixes pequenos. Vamos imaginar que cada um mede 3 cm Cuidado, a regra deve ser "1 litro de água por cm de peixe adulto". A média das espécies indicadas ultrapassa os 5 cms. Só as corys podem atingir facilmente os 7 cms, por exemplo. Citar • FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt • DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394
Recommended Posts