Discu Doente...


Recommended Posts

Ola pessoal... nao sei se é aqui o sito mais indicado mas ca vou eu...

 

Como alguns sabem comprei recentemento 3 discus... os quais estao saudaveis e tudo normal...

Mas os dois primeiros blue dimond e o turquesa nota-se algumas "picadelas" tipo alfinete na cabeça (junto das narinas)

Aconselharam me a desparazitalos... e para esse fim comprei o OCTOZIN e o STERAZIN...

 

A minha duvida é em relaçao ao OCTOZIN...

Tenho um plantado comunitario com +/- 200L e na brochura do medicamento diz que é para adicionar a agua do aqua 1 pastilha por 25L de agua durante 3 dias seguidos... pelas minhas contas da 8 pastilhas em cada dia ou seja na soma dos tres dias seram 24 pastilhas ao todo, a embalagem apenas traz 21... acham que chega ou é recomendado ir comprar mais uma?!

 

Outras questoes...

Sei que tenho de disligar o UV, mas para alem disso é aconselhavel desligar o filtro?

Quanto as TPA´s? continuam-se a fazer normalmento? (faço TPA´s de 30L de 2 em 2 dias)

Na brochura tambem diz para no 8º dia trocar 50% de agua! terei de ficar 8 dias sem trocar agua?!!

 

Depois de acabadas as duvidas, gostava de um conselho...

Primiro desaratizo com OCTOZIN e depois do tratamento do mesmo Desparatizo com STERAZIN certo? ou recomendam fazer os dois em simultaneo?

QUal o espaço de tempo mais ou menos estimado ou recomendado para fazer o tratamento de novo!!!

 

Desde ja o meu abrigado e desculpem la o interrogatorio, tenho medo de cometer algum erro, visto ser a primeira vez que o faço!!

 

Um abraço a todos!! nyah

Editado por mpguerreiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Se te parecem saudáveis e COMEM esquece os buraquinhos que provávelmente serão de uma maleita já curada.

Se no entanto os gajos comem e tu lhes queres limpar a tripa compra flagyl na farmácia e dá-lhes misturado na comida.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Se te parecem saudáveis e COMEM esquece os buraquinhos que provávelmente serão de uma maleita já curada.

Se no entanto os gajos comem e tu lhes queres limpar a tripa compra flagyl na farmácia e dá-lhes misturado na comida.

JPM

 

ola Joao, obrigado pelas dicas...

So o piginhom é que nao o vejo a comer como deve de ser mas é consequencia do turquesa e do blue dimond andarem sempre a correr com ele!!

Acho que nao havera problema pois nao?!!!

 

O meu obg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola Joao, obrigado pelas dicas...

So o piginhom é que nao o vejo a comer como deve de ser mas é consequencia do turquesa e do blue dimond andarem sempre a correr com ele!!

Acho que nao havera problema pois nao?!!!

 

O meu obg

 

 

Boas.

O teu "pigenhom" deve ser um Pigeon LOL.

Bem....à distancia é dificil opinar.

Tu e só tu pode olhar para os peixes e ver se é necessário desparasitá-los.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

O teu "pigenhom" deve ser um Pigeon LOL.

Bem....à distancia é dificil opinar.

Tu e só tu pode olhar para os peixes e ver se é necessário desparasitá-los.

JPM

 

Pois é isso mesmo... Pigeon LOL :P

 

Pois a mim parecem-me bem, nao tenho razao de queixa!!! mas desparazitar nunca é de mais pois nao?!

Quanto as "picadas" na cabeça, elas nunca vao desaparecer?!!!

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Os buracos são como as nossas cicatrizes, umas desaparecem outras não, dependendo da gravidade.

Quanto a desparasitações sem sinal de doença.........eu acho que é como ter um "puto" saudável e dar-lhe aspirina...não me faz grande sentido.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ola pessoal....

 

Boas e mas noticias vos trago...

As boas é que o meu blue dimond aparentemente parece estar todo curado (tirando uns "rasgoes" na barbatana trazeira)

 

As mas noticias sao que hoje de tarde ao estar sentado a adorar os bichinhos dei conta que o pigeon esta a ficar com os mesmos sintomas que o blue dimond teve... mas numa faze muito inicial!!

 

Ora vejam:

Pic_11752_29.jpg

 

Na barbatana nadatoria nao se nota mas esta um pouco "baça" nas pontas!!! :)

 

A minha pergunta é, isto é normal?

Ainda nem acabei com o tratamento com sterazin (acaba quarta-feira) e esta a aparecer estes sintomaz num bicho diferente, mas a receber o mesmo tratamento que os outros?

 

Outra pergunta, que ainda nao compreendi... posso fazer a fertilizaçao normal e as TPA´s normais como tenho feito antes dos tratamentos?

Pergunto isto pois parei de fazer TPA´s ( de 2 em 2 dias) para apenas fazer antes de adicionar sterazin!!

Costumava tambem a fertilizar todos os domingos e este nao o fiz com receio de anular os tratamentos...

Desliguei tambem o UV e o meu aqua agora esta cheio de algas filamentosas nas plantas... Tera sido causa de eu ter parado com a rotina?

Ha... antes de começar com os tratamentos fiz uma poda quase radical... O que tera se passado no ciculo que me alterou tudo e as algas apareceram com força?!!

 

Mas de momento estou mesmo é preocupado com o meu bichinho?!!

Que dizem? acham que é uma coisa passageira?!! o que eu acho estrenho é ele ter ficado assim durante o tratamento!!

 

Agradecia a ajuda e opiniao de todos!!!

 

Abraço

Editado por mpguerreiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vê o ph.

 

Muitas vezes ph muito elevados fazem isto!

Se tiveres um problema com o ph faz correcçoes nas TPA.

 

O PH?

Sinceramente nao sabia dessa... mas obgrigado :)

Tenho o PH-7 ; 7,5

 

Sera que esta elevado?

Nao tenho nenhum tipo de quimico na agua mas tambem gostava de evitar o fazer... sera que é melhor eu meter turfa no filtro?

O Ph da rede é de 7, se eu meter turfa e o ph descer para, por exemplo 6 ; 6,5 Comuma TPA com ph 7 nao vai "maguar" os animais?!!!

Tenho um plantado e tem CO2 mesmo assim nunca consegui descer dos 7... nao sei porque carga de agua ;(

 

Terei mesmo de meter turfa?!

QUe dizem?

 

Obg Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

de momento nao tenho turfa... agora so segunda feira, tenhon de ir comprar...

quanti as TPA´s e, fase de tratamento? mantem-se? eu nao tenho mantido... sera por isso as algas?!

 

na minha opinião deve-se á má qualidade da água e ao elevado PH.

se optares por meter turfa no filtro tem cuidado, as quedas e oscilações bruscas de pH nos discus é pior do que o PH estar elevado.

que tipo de areão tens? deve ser calcário para te subir o ph.

a qualidade da água é fundamental , faz mais tpa´s e vais ver que isso desaparece.

Ricardo Ferreira

 

o meu plantado

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=35907

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Experimentem testar o Ph da àgua da torneira.

Depois tirar àgua da torneira para um recipiente limpo e testar o Ph 24h depois desta estar bem arejada!

Percebam a diferença banana rock

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais