O Que Come O Salarias Fasciatus?


Pires

Recommended Posts

Objectivo: fazer um nanoreef, só com corais.

 

Depois de alguns anos a ver as vossas fotos dos reef, resolvi fazer uma pequena incursão neste meio salgado.

 

 

Setup:

Aquário: 70 x 30 x 38 (65 litros efectivos)

Circulação: 1 bomba x 1500 l/h

Escumador de perdra de madeira

Substrato: 9 kg areia coral

Rocha Viva: 7,5 kg

Aquecedor: 100 W

Iluminação: T5 2x14W

Temperatura: 26ºC

 

Fauna:

1 mexilhão

1 burie

1 Salarias fasciatus

Editado por Pires
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novidades, dia 3!

 

Liguei o escumador e o aquecimento. O aquário está muito mais limpo e sem espuma. A temperatura é de 25ºC.

 

Comprei 1 Kg de rocha viva, vem cheia de vida: estrelas-do-mar minúsculas, umas lesmas, uns pequenos crustáceos tipos camarões… Tem também algumas algas tubulares e agora reparo num pequeno “caracol” . (Desculpem não sei o nome de nada nos salgados!)

 

O próximo passo previsto é comprar mais 5kg de RV.

 

Acho que vou precisar de mais luz…?

 

 

Uma foto!

Pic_11258_10.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novidades, dia 4.

 

 

Coloquei mais uma bomba de circulação 300 l/h. Agora tenho 2 em lados opostos a fazer 24 x volume de água por hora.

Desliguei o escumador, estou farto de salpicos!

 

Comprei um candeeiro de luz, mas é grande! Sempre eram mais 18W de luz. (já está resolvido)

 

A temperatura está nos 25,5ºC, medi o ph que estava a 8,2.

Editado por Pires
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem dia 6

 

Foi ao mar e apanhei 5 caracóis e 2 caranguejos. A minha ideia era uns camarões da costa, mas não os encontrei! Para a semana devolvo estes de novo ao mar e tento encontrar os camarões.

 

Entretanto fiz uma muda de 20% da água. Acho que estou a ficar com a areia ligeiramente avermelhada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 7, já tenho os camarões da costa 10 com pouco mais de 1cm.

 

Desta vez a ida ao mar foi mais produtiva. Apanhei alguns camarões da costa. Os maiores vão para o aquário (os outros vou ver se os discus os comem).

Encontrei um pequena anénoma com 1cm e uma perceba, vou ver como se dão aqui!

Os caranguejos já voltaram para o mar. Eles estão sempre a tentar escapar do aquário.

 

Nota: 6 horas depois de colocar os camarões, a bomba de circulação da Rena 300l/h matou 4 deles.... :puppydogeyes:

Editado por Pires
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 8,

 

Tenho feito reposição de água del cano!

Ainda não consegui arranjar Kalkwasser, por isto resolvi acrescentar aos poucos um buffer da RENA de ph 8.2

 

Medições da hora do almoço:

Ph - 7.8

densidade - 1,024

 

Os camarões passeiam-se alegremente pelo aquário. A perceba parece bem, reparei que está colada a uma craca viva :wink:, a anénoma não me parece muito bem. A equipa de caracois está a fezer o seu trabalho, tenho os vidros limpos.

 

Reparo que tenho algumas cianobacterias vermelhas em uma das pedras, pouca coisa para já.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

Só uma duvida.

 

O escumador não é suposto salpicar.

 

Será que não montaste o copo de recolha ou a tampa.

 

Abraços

É um daqueles de pedra difusora de madeira. Os salpicos vêm do fluxo de saída do ar e água. Como vou fazer trocas frequentes de água, não vou usar o escumador muitas vezes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Novidades 2 semanas.

 

Ontem troxeram-me 2 pedras 3,5kg de rocha viva da Redfihs. Agora tenho 4,5kg.

 

Com a minha ausencia no trabalho no fim de semana o nivel da água baixou um pouco e os buries fugiram do aquário, agora só há 1. Os camarões estão aparentemente bem.

 

Quando fui à água, apanhei um daqueles peixes que se encontram nos chacos. Será que ele se aguenta algum tempo, tem uns 8 cm?

 

ph 8.2

 

Aqui fica uma foto.

 

Pic_11258_11.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3ª Semana.

 

O nano lá vai. Desliguei o aquecedor, porque a temperatura sobe por si devido às bombas e iluminação.

 

O peixe que apanhei na praia parece-me que é um gobie de poças, fica louco quando lhe dou lavras de mosquito vermelhas secas! Para já está a aguentar-se mas não é para ficar. Notei que no Sábado tinha uns parasitas na pele, mas hoje não tinha nada. Será que foram so camarões a fazer uma limpeza de pele?

 

As algas estão a aparecer a minha salvação são os buries, mas neste momento só tenho um os outros fuguiram nos fins de senama!

 

Após uma TPA de 5 litros:

PH 8.4 (tenho usado um tampão nas águas de reposição e adicionado umas gotas de sera calcium plus).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3ª Semana.

 

O nano lá vai. Desliguei o aquecedor, porque a temperatura sobe por si devido às bombas e iluminação.

 

O peixe que apanhei na praia parece-me que é um gobie de poças, fica louco quando lhe dou lavras de mosquito vermelhas secas! Para já está a aguentar-se mas não é para ficar. Notei que no Sábado tinha uns parasitas na pele, mas hoje não tinha nada. Será que foram so camarões a fazer uma limpeza de pele?

 

As algas estão a aparecer a minha salvação são os buries, mas neste momento só tenho um os outros fuguiram nos fins de senama!

 

Após uma TPA de 5 litros:

PH 8.4 (tenho usado um tampão nas águas de reposição e adicionado umas gotas de sera calcium plus).

 

 

oi nao tye preocupes com o gobbie ele aguenta-se muito bem nos reefs com temp a 25 graus , pus 2 a ciclar o meu e ja la vai quase 8 meses sem problemas ,da-se bem com os palhaços , donzelas e neons gobies , nao toca nos invertrbrados e e reef safe.

e normal alguns parasitas na pele mas atençao alemina esse mal para nao te por em risco outras especies que la ponhas.

um abraço

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Fiz um upgrade ao futuro nanoreef.

Como tinha muita dificuldade em manter estáveis os parâmetros da água, principalmente ao fim de semana quando não ia ao trabalho, decidi trazer o aquário para casa, mas montar tudo num aquário de 70 litros em vez dos 30 anteriores.

 

Agora vou precisar de mais rocha viva e mais arreia para o fundo.

 

Reparo que a RV está coberta de algas filamentosas e algumas cianobactérias vermelhas. Reparei também que estão cobertas de “pó”

 

Posso lavar a RV com uma escova e água do aquário?

 

PS.: o gobbie saltou, apesar de o ter apanhado com vida, ele morreu poucos minutos depois de voltar para o aquário. Os buries estavam sempre a fugir só me resta 1. Num vez que foi apanhar água veio um mexilhão, está agora agarrado a uma das Rochas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No fim de semana aproveitei uma TPA e escovei um pouco a RV.

 

Comprei mais uma rocha de 2,5 kg e um Salarias Fasciatus para limpar o aquário(1h após introdução já está a trabalhar).

 

Aqui ficam umas fotos do aquário.

 

Panorama geral

Pic_11258_12.jpg

 

Burie

Pic_11258_13.jpg

 

Salarias Fasciatus

Pic_11258_14.jpg

 

Saudações.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como tinha algumas algas na Rocha Viva, comprei um Salarias Fasciatus.

 

A minha dúvida é se o alguedo é alimento suficiente para o bicho?

Será que posso complementar a sua dieta..?

 

Num aquario desse tamanho , duvido que o algario chegue. Penso que a salaria coma a comida normal de peixes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, é uma sorte se a salária não se fartar de algas e depois só querer comidinha da boa...

 

A minha come de tudo o que ponho no aquário (flocos, granulado, artémia, krill...) mas também ainda dá umas "trincas" nas algas que infelizmente são em bastante número. Espero com a introdução de mais um cirurgião resolver este problema em breve...

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.