Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal,

Pois é, agora que tinha o meu aquario com 2 meses e ja equilibrado, aconteceu-me algo que nao estava a espera.

O aquario começou a verter agua por baixo, estando o mesmo na garantia fui logo entrega-lo a loja e foi directo para a Aquapor (passo a publicidade) para ser reparado.

Como nao tenho mais nenhum aquario tive de colocar os peixes num aquario improvisado, um alguidar :wink: , passei para la agua do aquario, algumas pedras e pus la outro filtro mais pequeno de fundo em conjunto com a bomba de ar e aqueçedor :lol: .

1º Estou com medo que os peixes morram, como ja aconteceu com uma guppy :) .

Depois quando o aquario vier como faço??

E que para depois ter o aquario a trabalhar sozinho 1 semana fica onde eles tao sem aparelhos, o que faço?!

O que voces fariam?

Publicado:

Viva,

Passas logo tudo para o aquario, agua incluida.

Publicado:

Terás que gastar 1 pouco + de dinheiro, mas aperta com quem te vendeu o aqua. Compra acondicionador de agua, cultura de bacterias e aquela coisa para precipitar as matérias em suspensão (são muitos quimicos, eu sei,mas !!!), se tiveres peixes da america do sul, 1º carvão activado (1 dia) e depois turfa (2º dia, atenção ao Ph), durante estes 2 dias deixa os peixes no alguidar (já agora) ao 3º dia junnta a agua do alguidar a que preparas-te e peixes para dentro.

Boa sorte.

Publicado:

Boas,

O ideal seria deixar em funcionamento 1 semanita tratando da agua, PH, cloro, etc...e so depois coloca-los la novamente.

Mas...so tenho uma bomba de ar e um aqueçedor por isso tera ser tudo passado logo de seguida.

No 1º dia trato do cloro e no 2º PH e isso?

Por nao deixar a agua em repouso podera haver mais mortes?

Publicado:

Olá!

Existe á venda um produto que faz clicar mais depressa o aquário.

Fazes assim. Deixas água a repousar durante 24/48 horas mais ou menos para retirar o cloro. Depois de vir o aquário, colocas essa mesma água. pões o produto para ciclar o aquário. No dia seguinte, passas tudo para o aquário. Primeiro elementos de decoração depois o filtro e só por ultimo o termostato. Metes este mesmo no máximo, para aquecer depressa a água (Também podes antes de colocares a agua que estava de repouso, no aquário, aqueceres 50% da mesma). Não é por alguns minutos que a temperatura vá baixar no alguidar. Quanto a termos de ph e isso tudo, fazes uma adaptação dos peixes da agua do alguidar na agua do aquário. Penso que saibas do que estou a falar.

Penso que seja uma boa ideia.

Boa sorte.

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Publicado:

Ola Fernandes

Para já o melhor é conseguir que os peixes estejam no máximo de água possivel, por exemplo um balde ou outro recipiente.

Manter em repouso alguma água.

Quando chegar o novo aquario, transferir os peixes com a água a que estão acostumados para esse aquario.

Se não encher não importa. Verificar como reagem. Se tudo correr bem (espero que sim), começar a introduzir a água que esteve em repouso, se possivel atravez de uma mangueira fina por exemplo aquela que se utiliza para as bombas de ar.

Resumindo: Procurar que os peixes enquanto estão à espera do novo aquario tenham o máximo de água para não estranharem a transferência.

Rui

Publicado:

Boas mini,

Boa ideia, quando não se tem cão caça-se com gato :lol:

Quanto a termos de ph e isso tudo, fazes uma adaptação dos peixes da agua do alguidar na agua do aquário. Penso que saibas do que estou a falar.

:( Não percebi muito bem o que quiseste dizer com isso, se puderes explica-te sff :lol:

Se soubessem como ando por causa disto, estava tudo tao bem, ph, nitritos tudo muito muito estavel... :D

Publicado:

Olá Fernandes!

minidiogo escreveu:  

Quanto a termos de ph e isso tudo, fazes uma adaptação dos peixes da agua do alguidar na agua do aquário. Penso que saibas do que estou a falar.

Não percebi muito bem o que quiseste dizer com isso, se puderes explica-te sff

Arranjas um saco de plastico (aqueles sacos onde os lojistas põem os peixes). Vais ao alguidar ou onde tiveres os peixes e colocas nesse saco alguma água do recepiente onde tiverem os peixes e alguns peixes. Pousas esse saco na água durante 10/15 minutos para as temperaturas ficarem +/- equivalentes. Depois deixas estar o saco la na agua e transferes água do aquário para a agua do saco (transferes +/- a quantidade de água que tinha no saco) para os ph´s ficarem equivalentes. Por fim com uma rede passas os peixes do saco para o aquário. Vais fazendo este processo até teres os peixes todos lá dentro.

Antes de montares novamente o aquário, enche-o com água e mete cartao por baixo do mesmo e espera 24 horas. Para teres a certeza que não há fugas de água. Essa água que tiver aí depois deitas fora.

Se tiveres mais alguma duvida é só dizeres.

Adeus

mini

Rui- essa tua ideia é boa. Fernades tenta aproveitar as ideias todas que mais te parecerem boas e mais práticas.

Boa sorte

Diogo Oliveira

Publicado:

Boas,

Rui-» Muito boa ideia tambem :P

mini-» Ja percebi e sei o que é, só não entendi da forma que disseste :wink:

Vou esperar que o aqua chegue, para a semana, e ver como é a melhor maneira...

Publicado:

Boas,

Ja comprei hoje a tarde uma daquelas caixas de plastico grandes para arrumaçao, inclusive algumas com rodinhas, com capacidade para 45lts.

Amanha vou limpa-la com um pano humido, nada de detergentes, e por la para dentro 20/25lts de agua.

Depois ponho a cabeça motorizada do meu filtro para por a agua em movimento, quando vier o aqua vou utilizar esta agua + a do alguidar onde estao os peixes, que acham?

Devo colocar o produto para o cloro e "preparar a agua" quando estiver a circular no recepiente ou so quando passar para o aqua?

Cumps

Publicado:
aconteceu-me algo que nao estava a espera. O aquario começou a verter agua por baixo, estando o mesmo na garantia fui logo entrega-lo a loja e foi directo para a Aquapor (passo a publicidade) para ser reparado.

Estou a ver que é o calcanhar de aquiles dos Aquapor. Suponho tratar-se de um modelo Space Junior, correcto?

O que descreve já me aconteceu, vi-me forçado a colocar silicone exteriormente, entre o vidro e a base. Felizmente consegui parar a fuga mas... custou-me mais de meio tubo de silicone, alguma paciência e no fim o aquário ficou com um aspecto menos interessante... mas ficou resolvido.

Entretanto adquiri outro Space Junior de maior capacidade, mas a primeira semana deste foi dedicada a reforçar as juntas com ainda mais silicone que o de origem.

Aprendi a lição.

P.S.: O Aquapor onde se deu a fuga tinha apenas 2 anos e meio de funcionamento...

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Publicado:

Boas,

Nao sei ao certo se era esse modelo, é um kit com o aqua de 50cm :D ...

O meu tinha 2 meses.

Espero que agora venha ok

Publicado:

viva,

Se tens a agua em repouso não necessitas de anti-cloro.

Não necesstias de utilizar quimicos, coloca a agua do alguidar,e aos poucos junta mais agua que tenha ficado em repouso. Tudo correrá bem.

Publicado:

Acabei de colocar a agua dentro do recepiente que comprei juntamente com a cabeça motorizada do meu filtro, assim a agua sempre esta em movimento...

Agora é aguardar que o aqua venha e junte as 2 aguas...espero que corra tudo pelo melhor!!

Obrigado a todos!!

Publicado:

Ola

Para já eu deixava em repouso essa água do recipiente +- 48h com o máximo de circulação para o cloro se evaporar.

Passado essas horas retirava alguma água do alguidar e metia igual quantidade de água que esteve em repouso. Passado mais algumas horas fazia o mesmo. Se ao fim desse tempo os peixes estivessem normais passavam todos para esse recipiente juntamente com a água do alguidar. E enquanto não viesse o aquario reparado era este recipiente que ficava a fazer as vezes do aquário, ficando o alguidar para repousar a água das mudanças,

Rui

Publicado:

Mais uma ideia :shock: .

Uma pergunta pessoal :)

No alguidar onde estao os peixes tenho la algumas pedras, contudo nao tenho todas, nem metade.

As outras que tenho fora a parte acham que devo passar por agua e/ou ferver ou coloco-as assim porque tambem elas devem conter bacterias e ajudar a ambientar os peixes?

Tenho no meu aquario uma bomba de ar Otto SA2500, que ja vem de alguns 2/3 anos sem avariar, ainda no aquario de agua fria. Comprei a 3 meses, ainda no aqua agua fria, uma "pedra" difusora de 50cm, para colocar na parte de tras do aquario para fazer uma cortina de bolhas, no entanto isso nao aconteçe muito porque deite poucas bolhas.

Provavelmente a bomba nao tem força para tal...pergunto eu, ha algum mal estar assim? ou é preferivel ou comprar uma bomba com mais força ou colocar uma pedra difusora normal??

Cumps

Publicado:

Mais uma pergunta :)

Tal como aconselham aqui no site e no proprio livro do aquario coloquei uma placa de esferovite por baixo do mesmo.

Mas na altura fiquei sem saber como colocar, ora vejamos

aquario.JPG

O fundo do aqua nao esta mesmo no fundo, tem uma altura em que os 4 vidros esteriores estao a apoiar o aquario, tal como vêm no desenho.

Eu tinha o esferovite como no 1 desenho, por fora...embora assim o fundo ficasse suspenso, so os 4 vidros exteriores estavam em cima.

Se calhar o mais correcto é a opçao de baixo, o que acham?

So que assim nao sei se a altura e sufeciente para a placa de esferovite ficando assim a fazer força no fundo, mas em sentido contrario.

O que acham??

Mais uma coisita :shock: ... tenho no aqua uma planta e uma rocha daquelas que se compram nas lojas de peixes, imitaçao nem sei que mateira é aquele.

No entanto queria colocar uma rohca em forma de tubo ou algo porque os neons ja reparei que se gostam de esconder, mas a rocha que tenho nao da para isso :roll: .

Ha uns troncos que ja vi que servem para o efeito ou entao uma do mesmo materiam em forma cilindrica com furos, acho que servia.

O PH da agua é muito estavel, por isso e melhor comprar a que é feita de material sintetico certo? se nao se for de madeira vai-me baixar muito o PH!!

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!