Tipo De Lampadas Para Calha 2*18


Recommended Posts

Olá a tds, eu tenho uma calha (60cm) dakelas de uso doméstico (2*18w) num Aqua (80*30*40) com duas lampadas de 6500k, penso que a iluminação é capaz de ser fraca para fazer um plantado razoavel, msm ñ sendo muito exigente, mas para já ñ posso mudar (e até ando a rranjar forma de a fixar numa tampa a construir). Gostava era de saber se me podem aconselhar alguma lâmpada especifica para aquários para tirar mais rendimento desta calha...

Cumprimentos

Editado por wilchespires

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a tds, eu tenho uma calha (60cm) dakelas de uso doméstico (2*18w) num Aqua (80*30*40) com duas lampadas de 6500k, penso que a iluminação é capaz de ser fraca para este Aqua, mas para já ñ posso mudar (e até ando a rranjar forma de a fixar numa tampa a construir). Gostava era de saber se me podem aconselhar alguma lâmpada especifica para aquários para tirar mais rendimento desta calha...

Cumprimentos

 

Isso também depende muito do tipo de plantas que queres manter, se são exigentes em termos de iluminação. Se quiseres manter plantas exigentes, óbvio que essa iluminação não é suficiente. Eu obtaria pelas power compact, duas de 55W, mas lá está, depende do que queres manter.

 

cumprimentos,

Miguel Reis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso também depende muito do tipo de plantas que queres manter, se são exigentes em termos de iluminação. Se quiseres manter plantas exigentes, óbvio que essa iluminação não é suficiente. Eu obtaria pelas power compact, duas de 55W, mas lá está, depende do que queres manter.

 

cumprimentos,

Miguel Reis

 

Miguel obrigado p responderes, eu neste momento só tenho fetos e anubias, julgo ñ serem mto exigentes, mas penso em breve, assim que tenha condições, arranjar mais plantas, talvez venha a adquirir algumas mais exigentes, conforme o tipo de eluminação que consiga arranjar. Esta calha usa lampadas fluorescentes comuns de 60 Cm, existem lampadas com estas medidas com essa potencia (55w)? E kelvins? q aconcelhas?

Abraço

Editado por wilchespires

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Miguel obrigado p responderes, eu neste momento só tenho fetos e anubias, julgo ñ serem mto exigentes, mas penso em breve, assim que tenha condições, arranjar mais plantas, talvez venha a adquirir algumas mais exigentes, conforme o tipo de eluminação que consiga arranjar. Esta calha usa lampadas fluorescentes comuns de 60 Cm, existem lampadas com estas medidas com essa potencia (55w)? E kelvins? q aconcelhas?

Abraço

As lampadas PLL de 55W julgo terem 57cms. Os kelvins indicados para plantas varia entre os 4000 e os 10000 sendo os 6500 mais indicados.

 

nyah

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Miguel obrigado p responderes, eu neste momento só tenho fetos e anubias, julgo ñ serem mto exigentes, mas penso em breve, assim que tenha condições, arranjar mais plantas, talvez venha a adquirir algumas mais exigentes, conforme o tipo de eluminação que consiga arranjar. Esta calha usa lampadas fluorescentes comuns de 60 Cm, existem lampadas com estas medidas com essa potencia (55w)? E kelvins? q aconcelhas?

Abraço

 

Boas nas lampadas tubolares a potencia varia consoante o tamanho ou seja as lampadas de 58CM q supostamente é a q tu tens tem 18w cada, se for lampadas de 100cm tem 30w percebes!

 

EM relaçao a temperatura de cor (kelvins) entre os 6500k- 10000k sao boas para aquarios mas eu aconselho mesmo as 6500k

 

As lampadas PLL sao estas:

 

http://www.aquaristic.net/aquarium/lightin...5_w.html?lang=1

 

CUMPS

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas nas lampadas tubolares a potencia varia consoante o tamanho ou seja as lampadas de 58CM q supostamente é a q tu tens tem 18w cada, se for lampadas de 100cm tem 30w percebes!

 

EM relaçao a temperatura de cor (kelvins) entre os 6500k- 10000k sao boas para aquarios mas eu aconselho mesmo as 6500k

 

As lampadas PLL sao estas:

 

http://www.aquaristic.net/aquarium/lightin...5_w.html?lang=1

 

CUMPS

 

 

Atão ñ existem lampadas tubulares de 60 cm c 55w certo? É q a calha q arranjei tá preparada pa lampadas 60 cm das fluorescentes tubolares...

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não... tubulares com perto de 60 cm, fáceis de obter, só existem as T5 HE de 14W, as T5 HO de 24W e as T8 de 18W.

 

Lâmpadas de 55W existe a PLL/Dulux L com cerca de 57 cm, mas são 2 tubos dobrados em U. Se a quiseres colocar dentro dessa calha que tu tens, terás de arranjar um balastro, casquilho e suporte diferentes para essa lâmpada.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não... tubulares com perto de 60 cm, fáceis de obter, só existem as T5 HE de 14W, as T5 HO de 24W e as T8 de 18W.

 

Lâmpadas de 55W existe a PLL/Dulux L com cerca de 57 cm, mas são 2 tubos dobrados em U. Se a quiseres colocar dentro dessa calha que tu tens, terás de arranjar um balastro, casquilho e suporte diferentes para essa lâmpada.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

ok, já percebi. Já agora deixo outra pergunta no seguimento do que já foi aki dito, 2*55w para um Aqua 80*30*40 (actualmente c 70L) ñ será mta luz?

 

Cumprimentos

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, já percebi. Já agora deixo outra pergunta no seguimento do que já foi aki dito, 2*55w para um Aqua 80*30*40 (actualmente c 70L) ñ será mta luz?

 

Cumprimentos

 

boas como o teu aqua é de 80cm 2 de 55w sao grandes para meteres em linha... só mesmo paralelo 1 a outra...

 

existe tamanhos abaixo axo q de 32w...

 

2x32 w é 1 boa relaçao em comparaçao com a litragem....

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas como o teu aqua é de 80cm 2 de 55w sao grandes para meteres em linha... só mesmo paralelo 1 a outra...

 

existe tamanhos abaixo axo q de 32w...

 

2x32 w é 1 boa relaçao em comparaçao com a litragem....

 

o "tamanho" abaixo das de 55W são as de 36W

 

visto o aquario ter actualmente só 70L (embora pelas contas ser de 95L brutos) 2x36 é o ideal. Ou então 1x55+1x36

Editado por Miguel Reis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

o "tamanho" abaixo das de 55W são as de 36W

Por acaso há-as de 40W :wink: Só que existem apenas em 3 cores (Philips): 3000K, 3500K e 4000K.

 

http://www.prismaecat.lighting.philips.com...&tab=images

 

Eu desaconselho totalmente a utilização de 2 lâmpadas PLL de 36W cada uma... :?

Essas lâmpadas têm somente 38 cm de vidro, ou seja, onde é produzida luz, sendo o comprimento total da lâmpada contando com o casquilho, cerca de 41 cm. Se as quiseres colocar seguidas, a calha terá obrigatoriamente que ser maior que 80 cm, ficando mais comprida que o aquário, coisa que nem toda a gente gosta. Se as colocares paralelas uma à outra, obviamente que para iluminares o aquário na sua totalidade terás que elevar a calha o suficiente, perdendo assim muita luz.

 

A minha opinião é que devas usar 2*55W PLL para um setup com plantas mais exigentes, e obviamente com consumos mais elevados.

 

Se quiseres uma coisa mais soft, usa 3*24W T5 HO, ou 4/5*18W T8, se bem que esta calha de T8's ficará bastante larga e poderá ser difícil depois mexer no aquário...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Por acaso há-as de 40W :wink: Só que existem apenas em 3 cores (Philips): 3000K, 3500K e 4000K.

 

http://www.prismaecat.lighting.philips.com...&tab=images

 

Eu desaconselho totalmente a utilização de 2 lâmpadas PLL de 36W cada uma... :?

Essas lâmpadas têm somente 38 cm de vidro, ou seja, onde é produzida luz, sendo o comprimento total da lâmpada contando com o casquilho, cerca de 41 cm. Se as quiseres colocar seguidas, a calha terá obrigatoriamente que ser maior que 80 cm, ficando mais comprida que o aquário, coisa que nem toda a gente gosta. Se as colocares paralelas uma à outra, obviamente que para iluminares o aquário na sua totalidade terás que elevar a calha o suficiente, perdendo assim muita luz.

 

A minha opinião é que devas usar 2*55W PLL para um setup com plantas mais exigentes, e obviamente com consumos mais elevados.

 

Se quiseres uma coisa mais soft, usa 3*24W T5 HO, ou 4/5*18W T8, se bem que esta calha de T8's ficará bastante larga e poderá ser difícil depois mexer no aquário...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

 

Boas, ora aki tá um tema que nos dá muito que pensar, são tantas as opiniões, que se acaba por conhecer um numero de opções que se podem seguir na montagem de uma correcta iluminação para um Aqua :?

Como tou no inicio e já gastei dinheiro numa calha, axo que vou tentar introduzir uma 3º lampada e o próximo passo será comprar as 24W T5 HO, ou outras caso hajam no nosso mercado, que por acaso encontrei aki:

 

http://www.thereefshop.com.au/index.php?ma...2db9eb6a95c1e79

 

Cumprimentos

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Esse site tem uma errata. As lâmpadas T5 HO de 39W não têm 55 cm, mas sim 85 cm. As que têm 55 cm são as T5 HO de 24W.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu fiz 1 DYI no meu aqua de 80cm consegui inserir dentro da tampa do aqua 2x 24 pll em série (penso q tem +/- 35cm... n tenho a certeza) mas ficaram bem colocadas em paralelo à T8 de 18w (58cm) e consigo assim ter a relaçao 1w/L

 

CUMPS

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.