Quais As Vantagens/desvantagens De Usar 10.000k


Roast

Recommended Posts

Oi pessoal!!!

gostava de saber quais as vantagens e desvantagens de usar 10000k em aquarios plantados.

Eu estou a pensar comprar agora uma iluminaçao nova, e toh de olho nas calhas HDD que a Horizonte aquatico vendem mas veem com lampadas de 10000k e é por isso tambem o motivo da minha pergunta.

Ja agora o que acham das calhas em si ?? qualidades, defeitos, tudo o que me puderem adiantar era mto bem vindo pro estes lados!!!

cumprimentos

Daniel

pekena3.JPGpekena%2044.JPGMini%20foto.JPGp%20assinatura.JPG

Carregar nas imagens p/ ir pros Topicos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Quanto as calhas estou satisfeito mas o balastro não é lá grande coisa.Quanto ao espectro 10.000k é bom para plantas de tapete, quanto as de caule da-me a sensação que ficam mais largas mas não crescem tanto verticalmente como é obvio, como espectro unico prefiro 6500k e em algumas situações 8000k, mas se for para fazer um tapete de H.Cuba é optimo....

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas varez!

esquisito dizeres que com 10000k é bom é pra fazer tapetes, porque a tempos li um post do Luis Fortunato a falar que provocava o efeito contrario(Afinal nao foi isso q ele disse, ja fui confirmar ERRO meu)!!

 

 

essa era uma das minhas duvidas tambem, é que eu ao mesmo tempo que quero fazer um belo tapete de HC e de Eleocharis, tambem quero que minhas cyperus cresçam e bem:P

Ja agora em relação as calhas que mencionei no primeiro post, alguem tem conhecimento delas, Qualidade, perfomance,Durabilidade????

cumprimentos

DL

Editado por Roast

pekena3.JPGpekena%2044.JPGMini%20foto.JPGp%20assinatura.JPG

Carregar nas imagens p/ ir pros Topicos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

6500k para cima (8000k, 10000k,...) mais espectros azuis se tem, logo o crescimento lateral é mais forçado, ou seja as plantas têm menos tendência para crescerem na vertical

Editado por nos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas varez!

esquisito dizeres que com 10000k é bom é pra fazer tapetes, porque a tempos li um post do Luis Fortunato a falar que provocava o efeito contrario!!

 

 

 

Eu não percebo muito, mas 10000K penetra mais na água, portanto em princípio chega mais fundo e daí ser bom para tapetes; mas tenta localizar esse post e diz aqui! O Luís Fortunato em geral explica o porquê dos seus comentários!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em vez de estarem a tentar tirar nabos da cupura, mais valiam ler o que escrevi em cima... ou pesquisar pelo forum...

 

o que escreveste em cima não ajuda em rigorosamente nada à questão de saber porque é que 10000K seriam maus para tapetes; que eu saiba, ninguém quer que tapetes cresçam na vertical, as pessoas querem que os tapetes se mantenham tapetes, ou seja que cresçam na horizontal espalhando-se pela área desejada. Mas tal como disse, não percebo nada disto porque uso 4000K e 6400K. E não gosto de tapetes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi!

va amigos vamos la com calma!!!

realmente o nuno tem razao, nos nao explicaste o porque, e se sabes que faz assim, pelo menos devias explicar o pk, eu sei que li que isso tem um nome de fazer a planta crescer mto pra cima... e sinceramente n

sei...

Bom ja estive a confirmar, afinal o que o luis escreveu nao foi akilo que eu mensionei...

 

mas pra mim o que importa agora é saber o que é bom e o que é mau nas lampadas com espectro 10.000k

cumps

Editado por Roast

pekena3.JPGpekena%2044.JPGMini%20foto.JPGp%20assinatura.JPG

Carregar nas imagens p/ ir pros Topicos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

6500k para cima (8000k, 10000k,...) mais espectros azuis se tem, logo o crescimento lateral é mais forçado, ou seja as plantas têm menos tendência para crescerem na vertical

 

Só vos vou perguntar uma coisa, vocês sabem ler português??? parece-me que não!!!

 

O que eu disse foi que lâmpadas de 6500K para cima 8000K, 10000K e mais, têm mais espectros azuis, que promovem o crescimento lateral, ao contrario dos vermelhos, que promovem o crescimento vertical. Logo, com uma lâmpada com um espectro mais azulado, as plantas têm menos tendência para crescerem na vertical, quer estas sejam plantas baixas, ditas aqui de tapete, quer sejam de caule, etc...

 

Por isso se querem fazer um tapete, as lâmpadas com um espectro mais azulado vão ajudar muito, mas isso também depende depois da planta utilizada.

 

Exactamente o que disse mas com mais palavras.

Editado por nos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi oi!

tanta exaltação colega nos!

 

falo por mim, Eu percebi, ainda n fiquei exclarecido é o que é bom ou mau, no uso dos espectros 10.000k em aquarios plantados... se apenas for isso que explicaste, do crescimento... por mim o topico pode ficar por aki, e fico esclarecido ok? cabecadura

um abraço

DL

pekena3.JPGpekena%2044.JPGMini%20foto.JPGp%20assinatura.JPG

Carregar nas imagens p/ ir pros Topicos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Roast: Que plantas estas a pensar utilizar? Se for as que mencionaste podes muito bem usar os 10000k, se for para plantas de caule o melhor é optar por temperaturas mais abaixo.Ex: Comprei musgo erecto que cresce verticalmente mas como usava 3x1000k este não crescia muito bem na vertical.... A cyperus vai ficar na boa com 10000k.Quanto a calha não é ma e sempre tem garantia de 2 anos como é lógico.Eu não confio muito nos balastros mas sempre tens calha durante 2 anos...

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola!!

mas varez essa que tu falas é as de tubo t5 ou t8 certo??

as que devo comprar é de lampada Pll..

Porque nao gostas do balastro??

cumps

DL

pekena3.JPGpekena%2044.JPGMini%20foto.JPGp%20assinatura.JPG

Carregar nas imagens p/ ir pros Topicos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi!!

pois é varez é lixado...

mas esses balastros sao convencionais ne???

duraram quanto tempo???

cumps

DL

pekena3.JPGpekena%2044.JPGMini%20foto.JPGp%20assinatura.JPG

Carregar nas imagens p/ ir pros Topicos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Se comprares uma calha de certeza que dura 2 anos pois é o tempo de garantia.O problema é que não consigo encontrar balastros que caibam naquele sitio sem ser a preços proibitivos(preço da calha) mas gosto da calha a nivel estetico, espectro e de reflectores ...Durou 2 anos e meio..

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Se comprares uma calha de certeza que dura 2 anos pois é o tempo de garantia.O problema é que não consigo encontrar balastros que caibam naquele sitio sem ser a preços proibitivos(preço da calha) mas gosto da calha a nivel estetico, espectro e de reflectores ...Durou 2 anos e meio..

 

 

 

Nem tipo dakeles tipo do Rui alves que ele vende a 20 ou 22 euros????

se for preciso toca de por os balastros fora da calha como sempre tive!!! realmente enquanto houver garantia taxe... eu q sou do algarve n da mto jeito mas pronto... que calhas sem ser essa me aconselhavas????

cumps

DL

Editado por Roast

pekena3.JPGpekena%2044.JPGMini%20foto.JPGp%20assinatura.JPG

Carregar nas imagens p/ ir pros Topicos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Sinceramente acho que a calha até nem é má.Apartir de 60cm aconselho as 3xt5, sempre dá para diminuir a luz ou aumentares quando quiseres já que dá para ligar 1, 2 ou 3 lampadas.....Agora quanto as sun sun pll tem um preço imbatível como podes reparar.....

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais