Discus...


Recommended Posts

Olá a todos!

 

Gostaria de me (tentar) iniciar na criação de Discus.

 

Numa 1ª fase gostaria apenas de os conseguir manter de boa saúde no meu aquário (160L)

 

Como tal gostaria de saber que parâmetros e que condições são as melhores para eles

 

Actualmente:

 

Ph - 6.5

Nitratos - 0 ou muito próximos disso

Nitritos - 0

Amónia - 0

Temperatura - 26º (pode subir ;) )

 

(Se houver algum parâmetro importante, digam-me pf... por enquanto só tenho estes testes)

 

A Filtragem do aquário é feita através de um filtro interno que tem 1 esponja verde e 2 azuis (uma mais porosa do que a outra) e também bastante cerâmica.

 

Li num livro que para ter Discus, é recomendável filtragem à base de Turfa, uma vez que eles preferem a água daquela cor, visto que será a cor do seu habitat natural.

 

 

Outra pergunta que faço, é a de quantos discus poderei ter no aquário?

 

Li também que os Discus de devem manter aos cardumes de uns 4 ou 5.... poderei ter 5 discus num aquário de 160L?

 

Já agora, que tipo de Discus me aconselham a comprar? Há "raças" melhores do que outras? Se bem que moro em Aveiro e nas 2 Lojas que visitei por cá (Zoofeira e Ornimundo) só encontrei discus turquesa e pigeon (estes últimos parecem-me bastante feios :( )

 

Já agora gostaria também que me ajudassem em alguns cuidados a ter quando comprar os Discus e depois que cuidados devo ter diariamente, nomeadamente no que diz respeito a possíveis doenças que possam surgir (como as detectar?)

 

 

 

Por último e para a "2ª Fase" (a da criação):

 

Tenho um cardume de 30Néons no Aquário... isto será problema?

 

 

 

Muito obrigado pela vossa ajuda e desculpem-me o testamento e a ignorância.

 

 

Cumprimentos,

 

Hugo

Editado por Hugo Félix

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 89
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

tudo depende do tipo de discus que queres, se forem selvagens esses parametros estam bons, terás de apenas de obter o teste de gh e kh, pois estes são muito importantes nos discus, o gh indica a dureza geral da água, ou seja, mineralizaçao total. O kh indica a dureza carbonada, isto é apenas te mede hidratos de carbono , parte da dureza geral...

 

A dureza geral tem de ser baixa entre 3 e 6, e o kh deve andar por volta dos 3, 4dkh, pois mais baixo podes sofrer quedas grandes de ph num curto espaço de tempo

A temp deve rondar os 28 e 31 º menos nao , pois pode stressar os peixes e causar doenças.

O ph depende se queres discus de aviario ou selvagens, se forem de aviario podes usar um ph entre 6.8 e 7.5

O sistema de filtragem deve ser externo ao aquario dado que os internos provocam vibraçao cuasando stress aos peixes e tem pouca capacidade para levar materias filtrantes, atençao a filtraçao num aquario de discus tem de ser boa, com uma areao bastante grande para fixaçao de bacterias nitrificantes ...

As tpas devem de ser regulares no minino duas vezes por semana, dependendo do sistema de filtraçao..... esqueçe a turfa....

gerealmente a regra é de 50lt por discu, mas por exemplo eu tenho uma coluna de água com cerca de 160 e tal litros e tenho 5 discus, mas tb faço tpas diárias ou de dois em dois dias...

 

Os tipos de discus acocelhaveis para alguem que vai iniciar-se em discus são os de aviario , que aguentam muita porrada e erros que o pessoal por vezes comete..

Em relaçao as doenças prepara-te para o que der e vier, pois por vezes quando aparece uma logo de seguida vem outra ..... Medicamentos sempre á mao( formol , Esha200, Backtopur, Sera Omnipur, e outros dependendo da preferencia de cada um)

 

 

Para criaçao todo e qualquer peixe que não seja discu pai e discu mae estam excluidos, por isso quando se forma um casal no aqua principal tem que se separar o casal para um outro aqua em que possam colocar os ovos sem se sentirem ameaçados , e mesmo assim por vezes pode ser complicado até que a postura vingue...

 

espero ter ajudado, mas aconcelho-te a ler muito. muito mesmo, pesquisa na net que irás encontrar muita informaçao .....

 

 

Boa Sorte

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Para criar discus precisas de um casal, um cubo de +-80/100 lt, filtro de esponja, aquecimento e local de postura.

O resto está a mais.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As tpas devem de ser regulares no minino duas vezes por semana, dependendo do sistema de filtraçao..... esqueçe a turfa....

gerealmente a regra é de 50lt por discu, mas por exemplo eu tenho uma coluna de água com cerca de 160 e tal litros e tenho 5 discus, mas tb faço tpas diárias ou de dois em dois dias...

 

 

Obrigado pela ajuda João, vou então ler aqui na net algumas coisas :blush:

 

Já agora, porque dizes para esquecer a turfa?

 

Aconselharam-me uma vez que dizem que os discus gostam de água âmbar...

 

Obrigado.

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de entrares nos Discos, vais ver o gozo que isto te vai dar, não é por nada que é chamado o rei do aquário, daqui a uns tempos vais-te lembrar disto. Muita leitura e boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aconselharam-me uma vez que dizem que os discus gostam de água âmbar...

 

Também à quem diga que o Elvis está vivo.

JPM

 

Ps-> Recorda que até a areia está a mais

Editado por Joao Machado

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado e todos pelas vossas respostas... Fiquei bastante elucidado quanto ao ambiente e aos parâmetros da água!

 

 

Passando agora à fase de comprar os Discus... sabendo de antemão que é um peixe caro, conhecem algum sítio onde sejam "menos" caros?

 

 

E já agora, devo adquirir Discus com o mínimo de quantos cm? É que já me disseram que com menos de 8cm seria arriscado...

 

Obrigado mais uma vez

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai á Agua Viva , tem lá muitos exemplares e de estirpes diferentes desde selvagens aos de aviario de qualidade..... são bastante acessiveis e de boa saude

aconcelho vivamente

 

boa , não me tinha apercebido que eras de aveiro

sorry.....

Editado por joao costa

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João, a Água Viva fica onde?

 

É que se a distância compensar...

 

 

Já agora, li nos outros tópicos que vocês aconselham a fazer bastantes TPA's...

 

A esse respeito, digam-me uma coisa:

 

Num Aquário de 160L quantos Discus poderei ter?

 

E com que frequência devo fazer TPA's?

 

Obrigado!!

 

Abraços.

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu faço cerca de 20% diariamente ou de dois em dois dependendo do meu estado de espirito, há quem mude cerca de 30% todos os dias e há quem faça tpas de 1/3 do volume do aqua, depende do numero de peixes quem tens e o que estás a fazer com eles, em manutençao podes fazer dois em dois dias 20% em criaçao 1/3 todos os dias.... fala aí com o grande mestre Joao Machado, que ele é que é o prof do pessoal..... cabecadura

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu faço cerca de 20% diariamente ou de dois em dois dependendo do meu estado de espirito, há quem mude cerca de 30% todos os dias e há quem faça tpas de 1/3 do volume do aqua, depende do numero de peixes quem tens e o que estás a fazer com eles, em manutençao podes fazer dois em dois dias 20% em criaçao 1/3 todos os dias.... fala aí com o grande mestre Joao Machado, que ele é que é o prof do pessoal..... cabecadura

 

Obrigado pela tua resposta, João.

 

Tantas trocas de água são para quê? Os Discus precisam assim de tantas TPAS, ou é para oxigenar a água?

 

Já agora gostava que me respondessem à questão de quantos Discus poderei ter num Aquário de 160L... a ideia seria por o máximo possível, ganhar experiência com eles e daqui por 1 ano ou assim, comprar então o dito cubo e tentar fazer criação.

 

Obrigado mais uma vez.

 

Abraços

Editado por Hugo Félix

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as tpas frequentes é para manter os valores de nitritos. amonia, nitratos, e fosfatos no minimo ou seja 0.

 

em 160lt é aconcelhavel cerca de 3 a 4 discus no maximo, não faças como eu que tenho 5 num volume de água semelhante , e dá uma trabalheira cabecadura

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

eu não concordo com o João Costa que diz que as mudanças de agua são para baixar os nitratos e etc tem que se fazer muitas mudanças de agua porque as peixas discas cheiram muita mal e se não se mudar muita agua é como o bacalhau se tiver muito tempo na mesma agua começa a cheirar mal

 

 

ps:sorry :)

Editado por ze carlos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

eu não concordo com o João Costa que diz que as mudanças de agua são para baixar os nitratos e etc tem que se fazer muitas mudanças de agua porque as peixas discas cheiram muita mal e se não se mudar muita agua é como o bacalhau se tiver muito tempo na mesma agua começa a cheirar mal

ps:sorry :oops:

 

É o Zé..... banana rock .

Nesse aqua compra uns 5/6 peixes pequenos, + - 6/7 cm.

Alimenta-os bem (flocos/granulado) não chega.

Muda uns 40 lts DIÁRIAMENTE!

Espera 8 a 16 meses para passares à fase seguinte

Quanto às mudas de àgua eu tenho a minha teoria.

Cá vai:

Peixes pequenos, como as crianças precisam de comer bem para crescer.

Se fizerem exercicio fisico (espaço) têem mais apetite.

Se comem mais e "sujam" mais logo mais "poluentes" na àgua.

Se há poluentes na àgua falta o apetite.

LOGO muuuiiiittttaaa àgua.

Experimentem.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesse aqua compra uns 5/6 peixes pequenos, + - 6/7 cm.

Alimenta-os bem (flocos/granulado) não chega.

Muda uns 40 lts DIÁRIAMENTE!

Espera 8 a 16 meses para passares à fase seguinte

Quanto às mudas de àgua eu tenho a minha teoria.

Cá vai:

Peixes pequenos, como as crianças precisam de comer bem para crescer.

Se fizerem exercicio fisico (espaço) têem mais apetite.

Se comem mais e "sujam" mais logo mais "poluentes" na àgua.

Se há poluentes na àgua falta o apetite.

LOGO muuuiiiittttaaa àgua.

Experimentem.

JPM

 

Obrigado pela tua preciosa ajuda, João :)

 

Ai meu Deus... 40L por dia... estou tramado!!!! :)

 

Que alimentação aconselhas a dar?

 

Muito obrigado mais uma vez.

 

 

Abraços.

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Granulado/flocos, artémia e UMA BOA PAPA.

Há por aqui receitas (procura um topico sobre alimentação de escalares(recente)).

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Granulado/flocos, artémia e UMA BOA PAPA.

Há por aqui receitas (procura um topico sobre alimentação de escalares(recente)).

JPM

 

 

Obrigado mais uma vez, João.

 

Vou ver por aqui o que há...

 

Entretanto vou dar uma vista de olhos pelas lojas, para ver se encontro Discus baratinhos :?

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado mais uma vez, João.

 

Vou ver por aqui o que há...

 

Entretanto vou dar uma vista de olhos pelas lojas, para ver se encontro Discus baratinhos :?

Não dês. Tens aqui no forum, entre as pessoas que te responderam anteriormente óptimos criadores com peixes que te dão garantias de muita qualidade. A comprares, compra a um deles. Os discus de loja fora de lisboa ou porto são de fraca qualidade na minha opinião.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não dês. Tens aqui no forum, entre as pessoas que te responderam anteriormente óptimos criadores com peixes que te dão garantias de muita qualidade. A comprares, compra a um deles. Os discus de loja fora de lisboa ou porto são de fraca qualidade na minha opinião.

 

 

Boas

 

Quanto às lojas, se queres um conselho e vem até lisboa à RUimar, esses discos sim são de confiança e a especialidade da loja são mesmo discos.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

compra ao João que ele tem um monte deles para vender :(

viva pessoal

como disse ai o ZÉ

o nosso amigo JOÃO tem lá neste momento

bastantes pra vender e de optima qualidade

fui lá buscar uns na 2º feira e estão porreiros

sem querer estar a dizer mal dos teus ZÉ que sei

que os tens tambem optimos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais