Como Começar?


Recommended Posts

boa tarde!

Ultimamente os peixes tem-me despertado algum interesse, em tempos tive um aquario tipo globo com um comun peixinho dourado, mas, agr queria começar de novo.

Ja andei a ler aqui no forum e noutros sites, que os globos nao da para nada nem ´´e bom para os peixes... Por isso o que me aconselham de aquarios e o resto de acessorios? quanto custara um aquario com dimensoes pequenas/razoaveis para começar? que tipo de acessorios preciso para começar? e os preços +/-? sera melhor ter peixes de agua frio ou agua quente? o que custa mais a manter?

Por fim.. depois de ter o aquario arranjado, que peixes serao ideias para começar?

Desculpem tantas perguntas, mas e que gostava mesmo de recomeçar mas os €€€ nao abundam..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Olha para começar digo-te já que compres um aquário relativamente maior, pois os aquários pequenos suportam poucos peixes... além disso os peixes crescem e precisam de espaço...

Digo isto por experiencia própria, senão vejamos: Comprei um aquário de 40cm... subi oara um de 80cm e não me satisfez e agora tenho um de 100cm...

Tudo isto porque um aquário de 40 cm leva normalmente 15 Littos, um de 80Cm 80 Litros e um de 100cm 180 Litros... e ainda não estou satisfeito!

Respondendo à grande questão... é óbvio que é mais fácil manter peixes de água fria, mas eu aconselho de água quente... principalmente pela sua beleza em relação aos de água fria. Para água quente tens de comprar um aquecedor com térmostato... 1W por Litro de água dar-te-à a potência correcta, ou seja, se o teu aquário tiver 150 Litros o aquecedor terá de ter no minimo 150W. Este equipamente ronda os 20€, duma das melhores marces, eheim!

Também necessitas de um bom filtro... se o que pertendes é um filtro interno aconselho-te que seja biológico... ou seja, que tenha espaço para colocar matéria filtrante porosa, aonda aderem as bactérias que limpam a água de amónia e nitritos... Costuma-se fazer a comparação de um filtro aos nossos pulmões, coração e rins... não é a mesma coisa, mas também serve... Senão repara: A bomba do filtro é o coração, ela bombeia a água para que esta se mantenha em circulação... a saída do filtro são os pulmões, a água sai à superficie, sendo enriquecida com oxigénio; finalmente a matéria filtrante são os rins, neutralizam as substancias tóxicas... até a um certo ponto, pois temos de ir à casa de banho e isso no aquário signigifica mudança de água. Este tipo de filtro varia de 15 até muitos euros... mas com uns 35€ compras uma coisa em condições.

Outra opção são os filtros externos... um filtro externo é do melhor que há no mercado, e é relativamente caro... oferece muito espaço para as matérias filtrantes, para além de aumentar o volume do aquário... a água é sugada do aquário para dentro do copo... neste, atravessa matérias filtrantes e uma bomba impulsiona a água de novo para cima. Um filtro destes custa em Portugal para cima de 100€... e pode chegar aos 350€.

Outra questão que deve ser resolvida é a iluminação... ela regula o o ciclo diurno e nocturno no aquário... se não pertendes ter plantas aquáticas, pelo menos exigentes, qualquer iluminação serve, desde que dê para ver os peixes minimamente... No caso de quereres manter plantas exigentes.... entre meio watt por litro até 1W por litro é o ideal... a iluminação normalmente vem embutida na tampa do aquário, doutro modo uma calha suspensa ou apoiada nos vidros do aquário pode custam até 500€, embora as haja a 200€ e preços semelhantes.

Um bom substracto e areão será sem duvida a base do sucesso na manutenção de peixes e plantas aquáticas... compra um bom substracto e um areão gastas uma quantia de 30€, dependendo do tamanho do aquário... eu comprei 10Kg de areão biológico a 2€ :s

O aquário é o mais caro... um aquário de 100cm com movel e iluminação ronda os 200 a 500€, ou ainda mais...

No meu caso, comprei um aquário de 100x40x50 com móvel, iluminaçõ, filtro interno com bomba e aquecedor por 320€... foi barato... o modelo chama-se Ambiance 180 e é uma edição limitada de aquatlantis...

 

Boa sorte, que tudo corra bem e qualquer dúvida, apita!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que já foi tudo dito, embora não concorde muito com os preços, consegues sempre comprar um aquáro mais em conta já com iluminação e filtro, que para te iniciares vai dar de certeza. Vai a uma loja tipo agriloja ou hipermercado e vê pelos teus olhos, não te asustes vais ver que têm uma coizinha que já dá para passar um bom bocado e não muito caro. Falando de água quente não te equeças Aquário, Filtro, Aquecedor, Termometro e areão. Quando meteres água uns dias depois põe umas coridoras para ciclares o aquáro, ou seja para a água do teu aquário ficar preparada a receber peixes mais seniveis, umas 3 semanas depois vê qual o PH da água e aí escolhes quais os peixes que vais lá por consoante os valores de PH. Cuidado muito cuidado com os peixes que escolhes, para não levares um desagrado inicial, escolhe espécies mais resistentes. Um abraço e boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que já foi tudo dito, embora não concorde muito com os preços, consegues sempre comprar um aquáro mais em conta já com iluminação e filtro, que para te iniciares vai dar de certeza. Vai a uma loja tipo agriloja ou hipermercado e vê pelos teus olhos, não te asustes vais ver que têm uma coizinha que já dá para passar um bom bocado e não muito caro. Falando de água quente não te equeças Aquário, Filtro, Aquecedor, Termometro e areão. Quando meteres água uns dias depois põe umas coridoras para ciclares o aquáro, ou seja para a água do teu aquário ficar preparada a receber peixes mais seniveis, umas 3 semanas depois vê qual o PH da água e aí escolhes quais os peixes que vais lá por consoante os valores de PH. Cuidado muito cuidado com os peixes que escolhes, para não levares um desagrado inicial, escolhe espécies mais resistentes. Um abraço e boa sorte.

 

Se fores ao carrefour encontras un aquário da aquapor de 100L por 54euros.. se o quiseres equipado (com filtro termoestato e iluminação) são uns 150 euros.. apesar de ser melhor comprares apenas o aquário porque o material que vem com o aquário equipado não é dos melhores..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

brigado a todos os que responderam!

Hoje fui ver aquarios aqui a uma loja de animais na vila onde vivo.. mas nao tem muita escolha.. tinham um aquapor de 60 litros por 86€ ( tava em promoçao e ja tava equipado) e tinham outro aquario sem marca de 60 litros sem equipamento para 40 euros... Alguem de Torres Vedras? Lojas de animais nesta zona? sitios onde procurar aquarios com boa relaçao preço qualidade? ´´E que o orçamento ´´e um bocado apertado.. Acham o aquario da aquapor bom?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acham o aquario da aquapor bom?

 

 

Boas Tardes , eu tenho 2 aquapor's e ate a data não a reclamar.

 

 

 

Lina Teresa

Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós.

Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.

Antoine de Saint-Exupery

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e o que eu vi? aquapor 60x35x35 (acho eu) 60 litros ja equipado por 89€? (estava em promoçao), penso que e um space junior.

Eu tenho um aquaporm de 70L e também não me queixo.

Pelo que me diseram (e eu acabei por fazê-lo) é comprar só o aquário.. sem o equipamento.. porque o equipamento que vem com o aquapor não é o melhor.. por isso se comprares um por 40 euros vais poupar 50 euros e com 50 euros compras pelo menos um filtro interno e termoestato melhorzitos (podes também ver aqui no fórum que há sempre pessoal a vender e encontras bons negócios). é o que te aconselho! Agora pôe-te a ver preços de bombas de ar, termoestato e filtros e fazes as contas a ver se vale a pena! ::D:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Costuma-se fazer a comparação de um filtro aos nossos pulmões, coração e rins... não é a mesma coisa, mas também serve... Senão repara: A bomba do filtro é o coração, ela bombeia a água para que esta se mantenha em circulação... a saída do filtro são os pulmões, a água sai à superficie, sendo enriquecida com oxigénio; finalmente a matéria filtrante são os rins, neutralizam as substancias tóxicas... até a um certo ponto, pois temos de ir à casa de banho e isso no aquário signigifica mudança de água.

Boa sorte, que tudo corra bem e qualquer dúvida, apita!

 

Esta nunca tinha ouvido, mas foi bem samuel. é isso mesmo.

 

Eu tenho um aquaporm de 70L e também não me queixo.

Pelo que me diseram (e eu acabei por fazê-lo) é comprar só o aquário.. sem o equipamento.. porque o equipamento que vem com o aquapor não é o melhor.. por isso se comprares um por 40 euros vais poupar 50 euros e com 50 euros compras pelo menos um filtro interno e termoestato melhorzitos (podes também ver aqui no fórum que há sempre pessoal a vender e encontras bons negócios). é o que te aconselho! Agora pôe-te a ver preços de bombas de ar, termoestato e filtros e fazes as contas a ver se vale a pena! :)

 

 

Eu acho que devias procurar tudo, incluindo o aqua, aqui pelo forum. Preenche o teu perfil com alocalidade para não se andar sempre a perguntar de onde és. Pode haver pessoal que é da tua zona e assim te ajudará. Eu acho o preço que deste altissimo. Por um preçoi semelhante arranjas por aqui um aqua com o dobro da litragem. Se comprares um em segunda mão, gastas menos dinheiro e assim descobres bem se gostas mesmo disto. Se não apanhares o bicho, podes sempre vender e nem perdes dinheiro.

 

Os aquapor teem o vidro uns milimetros abaixo do recomendável. Eu não aconselho... e tenho um...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Costuma-se fazer a comparação de um filtro aos nossos pulmões, coração e rins... não é a mesma coisa, mas também serve... Senão repara: A bomba do filtro é o coração, ela bombeia a água para que esta se mantenha em circulação... a saída do filtro são os pulmões, a água sai à superficie, sendo enriquecida com oxigénio; finalmente a matéria filtrante são os rins, neutralizam as substancias tóxicas... até a um certo ponto, pois temos de ir à casa de banho e isso no aquário signigifica mudança de água.

Boa sorte, que tudo corra bem e qualquer dúvida, apita!

 

Esta nunca tinha ouvido, mas foi bem samuel. é isso mesmo.

 

Eu tenho um aquaporm de 70L e também não me queixo.

Pelo que me diseram (e eu acabei por fazê-lo) é comprar só o aquário.. sem o equipamento.. porque o equipamento que vem com o aquapor não é o melhor.. por isso se comprares um por 40 euros vais poupar 50 euros e com 50 euros compras pelo menos um filtro interno e termoestato melhorzitos (podes também ver aqui no fórum que há sempre pessoal a vender e encontras bons negócios). é o que te aconselho! Agora pôe-te a ver preços de bombas de ar, termoestato e filtros e fazes as contas a ver se vale a pena! :)

 

 

Eu acho que devias procurar tudo, incluindo o aqua, aqui pelo forum. Preenche o teu perfil com alocalidade para não se andar sempre a perguntar de onde és. Pode haver pessoal que é da tua zona e assim te ajudará. Eu acho o preço que deste altissimo. Por um preçoi semelhante arranjas por aqui um aqua com o dobro da litragem. Se comprares um em segunda mão, gastas menos dinheiro e assim descobres bem se gostas mesmo disto. Se não apanhares o bicho, podes sempre vender e nem perdes dinheiro.

 

Os aquapor teem o vidro uns milimetros abaixo do recomendável. Eu não aconselho... e tenho um...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta nunca tinha ouvido, mas foi bem samuel. é isso mesmo.

Eu acho que devias procurar tudo, incluindo o aqua, aqui pelo forum. Preenche o teu perfil com alocalidade para não se andar sempre a perguntar de onde és. Pode haver pessoal que é da tua zona e assim te ajudará. Eu acho o preço que deste altissimo. Por um preçoi semelhante arranjas por aqui um aqua com o dobro da litragem. Se comprares um em segunda mão, gastas menos dinheiro e assim descobres bem se gostas mesmo disto. Se não apanhares o bicho, podes sempre vender e nem perdes dinheiro.

 

Os aquapor teem o vidro uns milimetros abaixo do recomendável. Eu não aconselho... e tenho um...

 

Mas já tiveste algum problema com o aqua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas já tiveste algum problema com o aqua?

 

Não tive problema absolutamente nenhum, mas acho que é gastar dinheiro sem necessidade, porque vou ter de comprar filtro, luz e outras coisas... Com o dinheiro que gastei, podia ter coisas melhores ou então tinha, por produtos melhores, gasto menos dinheiro que aquele que até agora investi.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho o aquario em questao, aquapor 60 e ate agora nao tive nenhum problema em relaçao ao aquario e nem mesmo ao material que vem incluido. acho que para começar e um aquario bom. quando se estiver mais a vontade claro que um maior e melhor equipado e mais recomendavel, mas para iniciar a relaçao qualodade/preço e bastante boa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.