Ajuda Por Favor!


PatríciaC

Recommended Posts

oi,

 

Espero que venha cá alguém entretanto dar-me umas luzes!

 

Tenho um aquário de 50 cm, leva 37,5 litros e pelo que tenho percebido vai tornar-se pequeno... eu sei que já o é, mas por enquanto é o que tenho!

 

O aquário apenas tem 1 mês e tenho-me deparado com alguns problemas com os guppies que lá tinha, enfim só tenho agora:

2 fémeas guppies e desde há dois dias 2 cascudos e 1 cory aneus;... enfim tenho tentado tudo para salvá-las.

 

Tudo começou com 2 guppies fémeas cinzentas e um macho vermelho quando o aquário completou 15 dias.

A Uma das fémeas apareceu-lhe a mancha branca e morreu, restaram o casal, passado uma semana comprei mais duas fémeas uma verde e outra vermelha, passados uns dias a verde apareceu com um olho inchado e eu fiz o tratamento com um pouco de sal ( uma colher de sal, e Esha 2000, mas ela morreu...) Sobraram o casal antigo e a vermelha que engravidaram, e infelizmente a semana passada apareceu a mancha branca na antiga e o macho começou também a adoeçer...tinha um pouquinho da cauda corroida, como fiz algumas / tipo duas) tpas entretanto de 6 litros sensivelmente cada uma com agua mineral ( que é agua morta segundo me disseram) coloquei uma colher de chá ( cheia ) de sal marinho no Aqua.

 

O macho morreu há três dias e no dia seguinte fui a uma loja de um rapaz que já me tem ajudado noutras alturas em relação a animais e ele é muito cauteloso e os seus peixes espectaculares...e expliquei-lhe tudo isto pois agora restavam-me 2 guppies, a vermelha aparentemente saudável e a cinzenta com a mancha branca já enorme mas que continua activa e a comer.

 

E ele aconselhou-me o seguinte aumentar a temperatura para 28 graus / 30, ofereceu-me Exit da Esha para pôr nesse dia e hoje, baixar o PH para 6,8. E colocar uma bomba de ar para aumentar a oxigenação, é sempre bom, penso eu? Como comentei que tinha muitas algas nos vidros tipo acastanhadas, comprei 2 cascudos e uma cory,e ele disse que eles suportavam o tratamento e o sal, pois era pouquissimo.

Desde ontem que os cascudos e a cory parecem bem, o aquario já está todo limpinho e eles parecem estar a ter o comportamento normal, e alimentam-se bem.

 

Como tenho lido aqui que eles não aguentam sal passei-me, e como é domingo não dáva para ir à loja e então resolvi mudar alguma àgua do aquário, pra aí uns 5 litros, e pôr nova sem sal, desta vez pûs da torneira, pois disseram-me que a mineral não tem nada é morta, e tratei a água com Toxivec, umas pinguinhas de aquasafe, e baixei o ph um pouco mais do que a água do Aqua pois essa insiste em ir sempre para os 7.5 e tenho tentado mantê-lo a 7.0 pelo menos.

E coloquei a nova água que estava a 26 graus que baixou 1 grau a temperatura do Aqua mas depressa foi ao lugar.

Espero ter feito bem pois estou preocupada com os novos inquilinos.

Penso que a quantidade de sal que lá está seja infima... espero eu, mas o que posso fazer mais agora? Eu não sei bem mas penso que a quantidade se sal que o aqua tem será infima, assim o espero ou que o facto de ser adicionado á agua mineral que não tem sais minerais contrabalançe tudo isto mas não sei....

 

Agora à noite, fui lá e reparei em alevins bébés... para aí uns dez ou vinte na superficie do Aqua, tou parva, até me emocionei... mesmo assim cá estão eles, e penso que são da vermelha, pois está mais magra mas não é de hoje, e enfim a da mancha está muito pior agora e penso que amanha já não estará viva...

 

Quanto aos alevins eles estão na supericie do aqua e talvez não vão esconder-se para as plantas pois estão lá em baixo e eles devem ter medo da Cory e dos cascudos né?

Que já dominaram a gruta onde está o difusor e tudo é deles agora lá em baixo! Tenho musgo de java, e mais duas espécies... todas vivas!

 

Também não sei se a vermelha não os irá comer, por enquanto estão lá! Não tenho plantas na superficie, mas resta-me um pé de uma Cornuta que foi a que pior sobreviveu a tudo isto e a luz não é das melhores mas é a vinha no Aqua..., será que devo soltá-la e deixa-la ir para a superficie? por causa dos Alevins?

 

Ajudem-me!!!

 

Aquario de 50 cm-25-30.

O aquário tem um filtro externo da gemini 200l.

Termostato 75w.

Lampada 15 w florescente, agora 6 horas ligada.

Arêao daquele mais popular e o melhor penso eu, para os aquarios, tenho tres tipos de plantas vivas apenas a Cornuta morreu.

Uso Denitrol ( bactérias) às vezes.

Tento ter o ph a 7.0 pois ele recusa-se a manter-se baixo nos 6.8 que era o que devia ser!

 

E agora também tem bomba de ar pois pareceu-me que devia oxigenar mais o aquario e uma gruta.

 

OBRIGADA!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons dias...

 

Possivelmente agora de manha já não deveras ter alevins nenhuns..... banana rock

 

 

Mas o que eu geralmente faço é por os alevins separados do aqua, por ex: usuando uma "maternidade" ou um pequeno aquario...

 

Neste caso acho que deverias por os alevins num pequeno aquario visto o teu não parecer estar muito bem... mas como não sou professor nesta materia, ainda sou aluno, espera para ver mais opinioes....

 

 

Desde já, Parabens.... :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Patrícia,

 

Não sou nenhum expert na matérias mas quero realçar algumas coisas:

 

1 - Os Guppies, apesar de que os teus já deverão ser de criações "caseiras", apreciam especialmente águas ligeiramente alcalinas e com um pouco de Sal;

 

2 - Os Loricarideos (cascudos) e as Corydoras apreciam especialmente águas ácidas;

 

3 - As Corydoras não costumam dar-se bem com a presença de sal na água.

 

Portanto tens as condições criadas para que "alguém" não se venha a sentir bem nesse aquário.

 

Quanto aos problemas dos Guppies, lamento, mas não posso ajudar. Quais são os parâmetros da água?

 

pH

Dureza

NH3+ (Amónia)

Nitritos

Nitratos

 

JN Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi,

 

Obrigada pelas respostas,

 

Hoje ainda lá andam os bébés, fogem e nadam pelo aquário, conseguem desenrrascar-se para comer e ainda lá estão uns bastantes, mas sei que é natural que sobrevivam poucos, mas para um Aqua de 40 litros também acaba por ser equilibrado deixar actuar a natureza.

A guppie vermelha por vezes persegue-os mas desiste facilmente, mas é possível que apanhe alguns claro... e a que tem a mancha branca não lhes liga, continua viva e a alimentar-se mas também não apresenta melhoras na mancha e anda mais debilitada claro... :P

 

Os Plecos e a Cory continuam bem, os Plecos usam os esconderijos, grudam-se a andam pelos vidros e pedras e plantas, e alimentam-se; A Cory também anda por lá, sempre a escaranfuchar nas pedrinhas, nas plantas, às vezes pára, depois volta ao serviço, já a observei a nadar rapidamente para cima numa correria e volta para baixo e retoma por horas o seu comportamento normal lá em baixo.

 

Todos os dias vejo o ph e insiste em subir e eu baixo para os 7.0, e agora tenho que esperar que estabilize. O resto dos valores não tenho os testes... não dá para perceber isso de outras formas mais primitivas, pela observação ou por remexer um pouco as pedras do aqua de vez em quando, qualquer coisa?

 

Fui até à loja e comentei sobre o sal/plecos e cory, e que tinha feito ontem uma tpa de 5 litros com água da torneira tratada e sem sal claro, por isso nasceram os alevins penso eu, mas eu fiz para diminuir a salinidade que o Aqua possa ter.... e o que o rapaz me disse é que isso não surtira esse efeito, pois o sal tb estava no filtro, etc e que quando eu lá fui no sabado e ele me deu uma pedras castanhas para por no filtro em troca do carvão, e substitui a água do filtro, que isso também teve esse fim, mas não sei o nome das pedras.... sabem o que é? são castanhas e leves, meti-as numa meia de vidro por baixo da cerâmica que não lavei claro.

 

E que agora não me devia preocupar pois em relação ao sal o que se passa é que há muitas e diversas experiências, e, muitas opiniões, e que a porção de sal que o meu aqua possa ter será infima... enfim agora é só alimenta-los e deixar estar sem mexer mais para que o aqua possa estabilizar! cada aquário é um mundo diferente e que não me teria vendido os animais se assim não fosse! Enfim e eu acabo por ficar descansada e parece-me lógico, né?

 

Hoje coloquei no Aqua de ambos os lados uma nova planta para substituir a cornuta que morreu e porque não tinha plantas que chegassem ao topo e assim o aqua ficou bem mais completo mesmo em termos de esconderijos. A planta é a Valisnéria.

também tenho musgo de java, e as outas duas não sei bem, mas uma é extremamente parecida com as Cabombas que vejo aqui na net, mas ainda não estão altas, elas abrem de dia e fecham de noite e estão muito verdes e parecem bem! a outra é meia verde meio vermelha ou castanha, está no centro toda junta e muito resistente pois continua com boa cara, perdi o papelinho onde estava o nome e não encontro na net.

 

Por enquanto todos os peixes estão bem, menos a guppie da mancha... e agora não vou comprar mais guppies e vou ter esperança que alguns crescem e sobrevivam até porque ainda tenho lá a da mancha... eu sei que o aquario nã deve ter mais inquilinos por enquanto mas gostava de arranjar outra Cory apenas para esta não estar só!

 

Um dúvida, caso a Cory ou os Plecos se ressentirem do sal que sintomas demonstram? E quanto tempo leva isso a acontecer?

 

Obrigada!

Editado por PatríciaC
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Preciso de um conselho:

 

A minha guppie vermelha, a que estava bem, hoje apareceu com a mancha branca e estão as duas sempre na superficie do Aqua e não estão normais!

 

Devo "tirá-las" do Aquário já que não há nada a fazer quanto a esta doença? tentei esha 2000 e mais tarde Exit tb da esha e nada!

 

Os meus alevins continuam vivos e estão a crescer e a comer e são pra ai uns vinte... os dois plecos e a Cory também estão bem, mas não quero de todo que estes também contraiam a doença!!!!! Please AJUDEM-ME!!

 

Ajudem-me o que devo fazer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu so tenho um aqua a cerca de 2 meses por isso nao percebo muito, mas o que te posso dizer comparando com o meu aqua que é parecido com o teu pois temos as mesmas especies, eu nunca pus sal no meu aqua, e ja tive 4 "criações", 2 de platys e 2 de guppis, para desceres o ph para 7 como pretendes adiciona madeira ao aqua (nao te esqueças de ferver bem a madeira), quanto a doença se podesses por umas fotos acredita que ajudava, mas tenta ver aqui se é alguma destas : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=82 , se podesses meter as maes noutro aqua era muito bom assim conseguias trata-las muito melhor.

 

Boa Sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Preciso de um conselho:

 

A minha guppie vermelha, a que estava bem, hoje apareceu com a mancha branca e estão as duas sempre na superficie do Aqua e não estão normais!

 

Devo "tirá-las" do Aquário já que não há nada a fazer quanto a esta doença? tentei esha 2000 e mais tarde Exit tb da esha e nada!

 

Os meus alevins continuam vivos e estão a crescer e a comer e são pra ai uns vinte... os dois plecos e a Cory também estão bem, mas não quero de todo que estes também contraiam a doença!!!!! Please AJUDEM-ME!!

 

Ajudem-me o que devo fazer?

 

Boa noite! Eu também sou uma novata na aquariofilia, mas pelo que me têm dito em relação a doenças, axo que deves pôr esses peixes infectados de quarentena noutro aquário e fazer lá o tratamento! Eu também tenho um aqua com as tuas dimensões e de momento tenho uns neons doentinhos e o meu limpa vidros axo que também.. como não arranjei ainda um aqua "hospital" coloquei SERA boktopur mesmo no aqua principal.. espero não ter feito asneira mas estava um pouco apavorada! Depois digo se correu bem ou não (espero que sim!!!).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Patricia, antes de mais, se o Esha 2000 não funcionou só me ocorre que tentes uma solução de (meia dose de) Melafix + Pimafix, assim, seja fungo ou bacteria, acredita que vai tudo à vida e a adição destes vai desinfectar-te o aquario todo.

 

Espero que não tenhas feito os tratamentos com carvão no filtro, se fizeste, é natural que não tenha funcionado porque o carvão é, normalmente, usado para eliminar os medicamentos da água.

 

Quanto a pH, não faças descer mais que 7(usa um buffer de 7 na água antes de a meteres no aquario) ou os problemas com os guppys continuam. Quanto ao sal, bem, diz-se que os guppys gostam de sal e normalmente em caso de doenças reagem bem ao mesmo mas nem todos estão habituados a isso porque não te esqueças que desde o criador/importador à loja e depois no aquario final, os pobres são submetidos a vários parametros e nem sempre o sal é presente.

 

vewinhah

Não posso discordar completamente com os aquarios hospital mas não recomendo porque, salvo raras excepções(doenças não contagiosas ou no caso de ter peixes de pele lisa), se um peixe está infectado com bacterias ou fungos, à partida tens a bacteria/fungo na coluna de água, no areão, etc... nem que seja em "hibernação"(não achei a palavra adequada lol) à espera que outro peixe baixe as defesas ou que o ambiente seja propicio para poder atacar; portanto, considero o tratamento no aquario principal o mais eficiente. Quanto ao baktopur, desde que não tenhas usado o baktopur direct,não tens problemas, se usaste, toca a reestabelecer a colonia de bacterias porque isso mata mesmo tudo.

 

Espero ter ajudado e não ter errado em muito....

As melhoras para os peixinhos de ambas! :mrgreen:

 

Beijinhos

Editado por Oshum

Vânia Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei mesmo por pôr o baktopur (não é o direct) e os meus neons e limpa vidros já estão outra vez com as cores vivas!! Nas instruções do baktopur o tratamento são de 3 dias ( ao 2º dia não se põe nada) portanto vou continuar. Mas um neon acabou por morrer.. o problema é que este estava sem cauda!! o que poderá ter sido? que eu saiba não tnho peixes agressivos no meu aqua..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá vewinhah

 

Entao mas que peixes tens no aquario? Sim, o baktopur normal é um bom tratamento para parasitas externos embora seja pouco abrangente. Tens fotos dos peixes? Aliás, fotos dos peixes de ambas era agradavel para que pudessemos ajudar com maior precisão porque uma mancha na barriga (por exemplo) pode ter varias proveniencias e ajuda a identifica-las vendo texturas :)

 

Beijinhos

Vânia Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá vewinhah

 

Entao mas que peixes tens no aquario? Sim, o baktopur normal é um bom tratamento para parasitas externos embora seja pouco abrangente. Tens fotos dos peixes? Aliás, fotos dos peixes de ambas era agradavel para que pudessemos ajudar com maior precisão porque uma mancha na barriga (por exemplo) pode ter varias proveniencias e ajuda a identifica-las vendo texturas :(

 

Beijinhos

 

Tenho Neons, espadas, um corydora, e um limpa vidros.. axo que se dão todos muito bem! A não ser que durante a noite eles se revelem! lol =) Axo que o boktopur fez-lhes bem porque já têm as suas cores normais.. e o meu limpa vidros parece que tomou alguma stamina porque não pára quieto!! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

oi, obrigada pelas dicas.

 

Bem, as minhas duas guppies morreram com a mancha branca, já quase há 1 mês, mas em contrapartida e dando força à Expressão que na "Nada morre Tudo se transforma", elas (ou uma delas) deixaram bébés guppies que estão comigo desde então e já grandinhos, nadam por todo o aqua, comem bem e estão muito saudáveis, encontrei 7 deles no filtro ... coitadinhos, vivinhos e foram para o aqua, eles lá estão todos, parecem todas fémeas, e são para aí umas 15.

 

Também os meus dois ancistrus estão a crescer e bem, o palhaço é mais robusto e dominador... está maior, claro! apesar de algumas corridas por causa do território lá se vão entendendo, tem muitas plantas e esconderijo, mas sem dúvida que precisam de mais espaço e mais esconderijos!

 

As minhas 2 corys estão óptimas... bem como as plantas e a àgua... o aquário parece ter estabilizado e se tornou saudável... mas só tem 37 litros e eu queria manter as minhas guppies e os outros dois ancistrus e todos, e para isso preciso de mais espaço e comprei um aquário com capacidade para 126 litros ( 80cm-35cm-45cm) que vou buscar este fim de semana.

 

Como devo proceder à mudança dos meus peixes sem sofrer baixas... Ajuda please?

 

 

Tenho um filtro da gemini exterior com capacidade para 80 litros. Que parece que perdeu um pouco a capacidade... tem as mangueiras sujitas... mas o aqua está bem e quando mudar este filtro para o novo mudo as mangueiras para umas maiores e voilá, até lá aguenta!

 

O aqua novo traz um filtro bilogico interno, daqueles que levam cêramica e tudo, sabem quais são, né? O rapaz que me vendeu disse que este filtro chega para o Aqua mas que posso depois da transferênca de todos os peixes colocar o meu externo no Aqua também e isso parece-me bem!

 

Agora como preparar o novo Aqua.

 

Devo colocar um pouco do areão do outro e um pouco do musgo e um ou outro pé das outras plantas que lá tenho?

Quanto tempo de ciclo e como ciclar de modo a não sofrer baixas com a transferência, tendo em conta que quero trasferir tudo o que tenho no mais pequeno para o grande!

 

Espero ajuda em relação a este procedimento!

 

Obrigada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi, obrigada pelas dicas.

 

Bem, as minhas duas guppies morreram com a mancha branca, já quase há 1 mês, mas em contrapartida e dando força à Expressão que na "Nada morre Tudo se transforma", elas (ou uma delas) deixaram bébés guppies que estão comigo desde então e já grandinhos, nadam por todo o aqua, comem bem e estão muito saudáveis, encontrei 7 deles no filtro ... coitadinhos, vivinhos e foram para o aqua, eles lá estão todos, parecem todas fémeas, e são para aí umas 15.

 

Também os meus dois ancistrus estão a crescer e bem, o palhaço é mais robusto e dominador... está maior, claro! apesar de algumas corridas por causa do território lá se vão entendendo, tem muitas plantas e esconderijo, mas sem dúvida que precisam de mais espaço e mais esconderijos!

 

As minhas 2 corys estão óptimas... bem como as plantas e a àgua... o aquário parece ter estabilizado e se tornou saudável... mas só tem 37 litros e eu queria manter as minhas guppies e os outros dois ancistrus e todos, e para isso preciso de mais espaço e comprei um aquário com capacidade para 126 litros ( 80cm-35cm-45cm) que vou buscar este fim de semana.

 

Como devo proceder à mudança dos meus peixes sem sofrer baixas... Ajuda please?

Tenho um filtro da gemini exterior com capacidade para 80 litros. Que parece que perdeu um pouco a capacidade... tem as mangueiras sujitas... mas o aqua está bem e quando mudar este filtro para o novo mudo as mangueiras para umas maiores e voilá, até lá aguenta!

 

O aqua novo traz um filtro bilogico interno, daqueles que levam cêramica e tudo, sabem quais são, né? O rapaz que me vendeu disse que este filtro chega para o Aqua mas que posso depois da transferênca de todos os peixes colocar o meu externo no Aqua também e isso parece-me bem!

 

Agora como preparar o novo Aqua.

 

Devo colocar um pouco do areão do outro e um pouco do musgo e um ou outro pé das outras plantas que lá tenho?

Quanto tempo de ciclo e como ciclar de modo a não sofrer baixas com a transferência, tendo em conta que quero trasferir tudo o que tenho no mais pequeno para o grande!

 

Espero ajuda em relação a este procedimento!

 

Obrigada!

 

 

Olá Patricia , parece-me que tiveste fungos , causados por uma bacteria que faz apodrecer as barbatanas escamas pele dos peixes , se percebi bem o que era a "mancha branca" , se fosse só fungos , existem anti-fungus que podes usar no teu aqua direto sem isolares os peixes e fazias um tratamento ao aqua , seguindo instruções , JBL FUNGOL , se fosse causado por bacterias , JBL FURANOL , desculpem a PUB , mas estes medicamentos têm sido super eficazes no que respeita a tratamentos, eles também aconselham o BIOTOPOL após tratamentos (retira cloro e regenera mucosas) para a mudança de água após tratamentos e com atvitol , (vitaminas). Isto de certeza que fica para futura referência se tiveres o mesmo problema .Só 6 horas de luz não chega , daí as algas castanhas (regra antiga = algas castanhas falta de luz , algas verdes excesso de luz ) .

 

Agora a mudança ....

 

1º O local , se recebe luz directa ou indirecta ... (luz nos trópicos 12 horas) começa por aí

2º Substrato se queres um plantado , e o tipo de areia, areão que queres para por por cima do substrato

3º Objetos de decoração pedras ou troncos , (a escolha implica que peixes queres e que infuência podem ter na água que agrade aos teus peixes)

4º A água , se quiseres podes e deves para a mudança ser mais rápida usar todas as mudanças de água do teu aqua antigo , tiras 50% e começas a por umas TPA´s e mudas a água para o novo a que tiras , todos os dias , isso vai ajudar a "ciclar" o filtro do novo mais rápido , começas por colocar umas plantas , e daqui a uma semana podes mediante testes á água , os 1ºs habitantes , os cory e o pleco por exemplo , talvez menos de uma semana ... se quiseres podes abrir o teu filtro externo e usar parte do material filtrante (já ciclado) ao novo filtro para ajudar , visto já ter algumas bacterias a tratar da água , e atenção ao material que usas , os testes na água são importantes para acompanhares o novo aquário , 24 horas e teste ... 5 dias podes fazer a mudança se vires tudo ok .... 7 dias no máximo , isto com mudanças de água no pequeno e retiras a água para o grande , quando tiveres aí 50% de água no grande , podes meter o resto com um aditivo para tirar cloro da torneira e deixar ciclar ... 7 dias máximo e tens estável ... (já agora compra uma maternidade para os viviparos) ... ou mete muitas destas plantas que tem ppl a vender no forum ....este link mostra a planta e o nome dela e como cuidar etc, http://www.tropica.com/productcard_1_popup...&mode=close

 

p.s. Para limpares mangueiras , 9mm interior no minimo de diametro podes comprar isto no aki Pic_12222_2.jpg

 

Boa sorte no próximo aqua

 

Um abraço,

 

José Palma

Editado por netmaniac
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.