Discus


pedrocasca

Recommended Posts

Bom dia a todos;

 

Desde há algum tempo que eu tenho reparado que existem pequenas particulas de 1 a 2 mm com o formato de minhocas, agarradas às plantas troncos e por vezes até nos vidros do aquário. os meus discus também andam quase sempre escondidos e só se mostram mais para comer. Não sei se essas pequenas particulas, eque são bastantes serão parasitas, ou outras particulas quaisquer como por exeplo pó que se tenha libertado do substracto ou quaquer outra coisa.

Gostava que alguém me ajude a saber o que é, se me devo preocupar ou não com isso, e se devo, como combater tal coisa

 

Miuto obrigado

 

Pedro

 

P.S. Já obtive uma resposta/opinião, que desde já agradeço, mas gostava de saber mais, da vossa experiência/conhecimento com o mesmo problema .

Editado por pedrocasca
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Pedro,

 

Falta muita informação, setup (ph, parâmetros da água, frequência de tpa’s, volume de água). Só assim podemos responder a questões como o comportamento dos discus. Quanto tempo têm os discus? À quanto tempo os tens?

 

Os vermes pequenos que vês são em principio inofensivos e significa apenas que tens muita matéria orgânica no aquário (restos de comida).

Os peixes podem ficar escondidos por níveis elevados de amónia, ph muito alto.

 

 

Eu diria, assim a frio, que deves fazer mais trocas de água e um tratamento para parasitas intestinais também não seria má ideia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O aquário tem 100 lt, ph ligeiramente ácido, os discus têm 2 meses, tpa's 1 vez por semana 20%, filtro fluval 105 com (cerâmica, turfa, esponjas e lã), Temperatura 29º.

 

Eles comiam bem já estavam bem ambientados, circulavam à vontade no aquário, já não se assustavam, e praticamente vinham comer à mão pois quando viam alguem mais junto ao aquário dirigiam-se logo para a zona de alimentação pedindo comida.

Agora estão quase sempre imóveis debaixo das plantas e praticamente só saem quando eu lhes deito comida e depois de eu saír de junto do aquário, alimentam-se dão umas voltitas e voltam-se a esconder.

Qualquer coisa os assusta, basta a gente se chegar mais perto do aquário e eles procuram logo esconder-se

 

Agradeço ajuda

 

Obrigado, Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muda água, muita água, tem atenção ao ph (20% por semana acho pouco, eu mudo 5 a 10% por dia em 600l). Eu acho que eles vão ficar menos tímidos. Se continuarem faz um tratamento de flagyl (existem post sobre as doses e duração).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário tem 100 lt, ph ligeiramente ácido, os discus têm 2 meses, tpa's 1 vez por semana

 

-20% eu, todos os dias em aquário de 250L e mesmo assim às vezes eles queixam-se.

 

- Quanto menos água tiver o aquário, mais facilmente ela se "estraga", quanto menor o volume do aquário maior a % das TPA`s. Mas cuidado com as oscilações dos parâmetros, senão ;)

 

Mais ajuda o pessoal só dá com mais informação:

 

- Foto

- Parâmetros da água PH, amônia, nitratos (no mínimo)

 

Senão é uma sorte acertar.

 

Digo eu :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais