Passagem De Um Aq. De 120cm Para Agua Salgada


Recommended Posts

Boas, ja tenho aquarios de agua doce a alguns anos e neste momento gostava de passar para outro patamar, os de agua salgada. tenho um aquario de 120cm e quero aproveita-lo e converte-lo num aquario marinho. o aquario eh aberto e tem uma iluminaçao de 2 lampadas t8 (para agua doce). queria saber que equipamento consideram indispensavel para poder iniciar o aquario que vai incluir peixes e corais. nao tenho possibilidade de colocar uma sump devido ao espaço reduzido. ja agora tambem estou aberto a algumas dicas de iniciaçao.

cumprimentos a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, ja tenho aquarios de agua doce a alguns anos e neste momento gostava de passar para outro patamar, os de agua salgada. tenho um aquario de 120cm e quero aproveita-lo e converte-lo num aquario marinho. o aquario eh aberto e tem uma iluminaçao de 2 lampadas t8 (para agua doce). queria saber que equipamento consideram indispensavel para poder iniciar o aquario que vai incluir peixes e corais. nao tenho possibilidade de colocar uma sump devido ao espaço reduzido. ja agora tambem estou aberto a algumas dicas de iniciaçao.

cumprimentos a todos.

Boas!

 

Os equipamentos que eu acho indispensáveis são:

- Termoestato;

- Escumador;

- Uma boa calha de iluminação (T5 ou HQI)

- Bombas de circulação.

 

Acho que não me esqueci de nada!

Visto não poderes ter uma sump, terás que comprar um escumador tipo mochila, onde podes ver aqui um exemplo rápido: http://horizonteaquatico.vstore.ca/product.../products_id/88

Vai amandando mais dúvidas!

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, ja tenho aquarios de agua doce a alguns anos e neste momento gostava de passar para outro patamar, os de agua salgada. tenho um aquario de 120cm e quero aproveita-lo e converte-lo num aquario marinho. o aquario eh aberto e tem uma iluminaçao de 2 lampadas t8 (para agua doce). queria saber que equipamento consideram indispensavel para poder iniciar o aquario que vai incluir peixes e corais. nao tenho possibilidade de colocar uma sump devido ao espaço reduzido. ja agora tambem estou aberto a algumas dicas de iniciaçao.

cumprimentos a todos.

 

Boas.

 

Do aquário actual só poderás reaproveitar o vidro, o móvel e os termostatos.

 

Se não podes mesmo mesmo colocar uma sump tens duas opções ou colocas um skimmer externo alimentado directamente por um overlflow (caixa que tira água do aquário) ou utilizas um escumador de mochila que não são grande opção, mas se fores certinho nas rotinas de manutenção pode ser que te safes.

 

Necessitas depois de um conjunto de powerheads para movimentar a água do aquário. Entre 10 a 30x o vol/h do aquário dependendo do tipo de espécies de corais que queiras vir a manter.

 

Iluminação adequada aos corais - T5, PC ou HQI.

 

Sistema de reposição da água evaporada de preferência com adição de kalk.

 

Aparelho de osmose inversa para a água de reposição

 

Densímetro para verificar a densidade da água.

 

Alguns testes para o início - pH, Kh e Ca.

 

Paciência e vontade de aprender com o sistema :rainbowafro:

 

Tens um tópico inamomível nos primeiros passos da água salgada muito útil para iniciantes.

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Afinal tenho a possibilidade de colocar uma sump. Ja consegui aranjar um espaço que serve perfeitamente. A minha duvida agora é outra, passei numa loja de aquariofilia e estive a falar com o responsavel. Ele recomendou que colocasse no minimo 50kg de rocha viva logo de imediato, aquando da montagem do aquario. Vendo bem as coisas, comprar todo o equipamento, testes, areia, etc, e juntando 50kg de rocha viva, isto ja vai para um preço impossivel para eu suportar... Ele disse-me que se for colocando aos poucos a rocha viva a agua nunca vai chegar a maturar. A minha ideia era ir colocando rocha viva aos poucos, nem que demorasse 4 ou 5 meses a chegar a esses mesmos 50kg. E ja agora outra duvida, houve gente que me aconselhou a colocar agua do mar das praias de gaia, que disseram ser muito boa para iniciar o aquario, este sr aconselhou-me a salgar em casa... Queria saber se me podiam ajudar em relaçao a estas duvidas. É que colocar 50kg de rocha viva de uma so vez passa em muito o orçamento previsto....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Podes perfeitamente ir pondo rocha viva aos poucos. E podes tambem colocar rocha morta, que é mais barata e passado alguns meses está como viva. Claro que demora mais algum tempo a maturar, ou melhor, ao aquario em si maturar, mas é perfeitamente possivel. Alias, poucos de nos metem logo a quantidade de rocha viva necessaria para o aquario. Só os mais abonados€€€€€.

 

Quanto a agua, no meu aquario nunca entrou agua feita em casa. Sempre utilizei agua natural, tal como muita gente da praça. E sem problemas. Alias, num aquario novo até penso que ajuda a ciclar, visto ser uma agua já com bacterias e organismos vivos.

 

Quanto ao sr. da loja, ate pode perceber alguma coisa, mas está a tentar vender-te o maximo que puder e aproveitar-se dos teus poucos (ainda) conhecimentos.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado. Sendo assim acho que vou mesmo arriscar e entrar na agua salgada. Se é possivel montar o aquario de forma mais faseada e se ainda por cima é possivel juntar rocha viva com morta ainda melhor. Qd tiver na parte do equipamento, coloco aqui uma nova mensagem a ver qual a vossa opiniao. Para ja vou montar o aquario com a sump e powerheads, a ilmuminaçao para ja vao ser 2 t8, querendo depois (com tempo...) passar para algo mais sofisticado.

Obrigado pela ajuda.

Um abraço a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado. Sendo assim acho que vou mesmo arriscar e entrar na agua salgada. Se é possivel montar o aquario de forma mais faseada e se ainda por cima é possivel juntar rocha viva com morta ainda melhor. Qd tiver na parte do equipamento, coloco aqui uma nova mensagem a ver qual a vossa opiniao. Para ja vou montar o aquario com a sump e powerheads, a ilmuminaçao para ja vao ser 2 t8, querendo depois (com tempo...) passar para algo mais sofisticado.

Obrigado pela ajuda.

Um abraço a todos.

 

 

Boa opção

 

ter dificuldades a nivel dos €€€€ é uma coisa boa na agua salgada. Assim acalma os animos e acabas por não fazer asneiras(querer tudo ao mesmo tempo).

 

Paciencia é o melhor conselho que te posso dar.

 

Podes ja montar o aquario com o que tens. Não dá para muito, mas pelo menos vai ciclando.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

So mais uma duvida, quando colocar as rochas no aquario e tiver colocado a água do mar, quando devo colocar a chamada "equipa de limpeza" no aquario? e ja agora, para um aquario de 120cmx45x45 que equipa de limpeza devo colocar? nao sei bem que tipo de peixes ou invertebrados devo colocar e passado quanto tempo da montagem... ouriços serao bons?

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

So mais uma duvida, quando colocar as rochas no aquario e tiver colocado a água do mar, quando devo colocar a chamada "equipa de limpeza" no aquario? e ja agora, para um aquario de 120cmx45x45 que equipa de limpeza devo colocar? nao sei bem que tipo de peixes ou invertebrados devo colocar e passado quanto tempo da montagem... ouriços serao bons?

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola, ja questionei alguns supostos "entendidos" na agua salgada e disseram que nao devo juntar rocha viva com morta, pois dizem que a morta nunca ira tornar-se em viva... e aconselham vivamente que coloque unica e exclusivamente viva. queria saber a vossa opiniao... o ideal seria juntar os dois tipos de rocha para mim, pois poupava bastante. ja agora, gostava de ter uma ideia dos preços medios da rocha viva e morta, e quais as origens que mais aconselham.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola, ja questionei alguns supostos "entendidos" na agua salgada e disseram que nao devo juntar rocha viva com morta, pois dizem que a morta nunca ira tornar-se em viva... e aconselham vivamente que coloque unica e exclusivamente viva. queria saber a vossa opiniao... o ideal seria juntar os dois tipos de rocha para mim, pois poupava bastante. ja agora, gostava de ter uma ideia dos preços medios da rocha viva e morta, e quais as origens que mais aconselham.

Cumps.

 

Boas. A minha opinião é diferente desses supostos entendidos. Se. e falando de uma forma pouco científica, todos os organismos que dão a tal vida a uma rocha ficassem imutavelmente nela alojados como se constituiam as DSBs p.ex? Esses supostos entendidos terão algum interesse na comercialização de R.V.? Há quem comercialize R.V. e rocha morta e tenha aquários na loja com rocha morta a funcionar sem problemas ...

 

Quanto às origens as mais bonitas e também mais caras costumam ser as das Fidji e Tonga. A indonésia é uma boa combinação qualidade/preço. Assegura-te que a rocha que comprares cheira a mar e não a podre! Pode ser sinal de estar mal curada.

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Obrigado. Aconselham-me algum sitio onde possa comprar rocha boa e de preferencia a bom preço?

Boas. A minha opinião é diferente desses supostos entendidos. Se. e falando de uma forma pouco científica, todos os organismos que dão a tal vida a uma rocha ficassem imutavelmente nela alojados como se constituiam as DSBs p.ex? Esses supostos entendidos terão algum interesse na comercialização de R.V.? Há quem comercialize R.V. e rocha morta e tenha aquários na loja com rocha morta a funcionar sem problemas ...

 

Quanto às origens as mais bonitas e também mais caras costumam ser as das Fidji e Tonga. A indonésia é uma boa combinação qualidade/preço. Assegura-te que a rocha que comprares cheira a mar e não a podre! Pode ser sinal de estar mal curada.

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado. Aconselham-me algum sitio onde possa comprar rocha boa e de preferencia a bom preço?

 

Pois para mim para poupar alguns euros (em relação a rocha) deves esperar que alguém queira desistir do seu aquário sempre te podem vender a rocha entre os 8 e 11€ e já vem bem maturada e em quase todos os casos melhor e com as bicheza que as das lojas.

E sim a paciência o saber esperar, ler muito tirar bem as duvidas é sem duvida a tua melhor opção. Não tenhas a pica toda de inicio VAI COM CALMA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado. Eu ia comprar 40kg de rocha viva a um membro do forum mas inesperadamente vendeu-a toda e fiquei sem nenhum contacto agora... vou aguardar entao que deve ser melhor a ver se aparece aqui no forum.

Cumprimentos

Pois para mim para poupar alguns euros (em relação a rocha) deves esperar que alguém queira desistir do seu aquário sempre te podem vender a rocha entre os 8 e 11€ e já vem bem maturada e em quase todos os casos melhor e com as bicheza que as das lojas.

E sim a paciência o saber esperar, ler muito tirar bem as duvidas é sem duvida a tua melhor opção. Não tenhas a pica toda de inicio VAI COM CALMA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais