O meu 1- aquario de ciclideos africanos- duvidas.


Recommended Posts

Boas, apos 4 anos de ter montado o meu 1 aqua (biotipo amazonia, so com tetras ) , vou montar outro aqua. e estou a pensar num biotipo malawi . quanto as condiçoes da agua , decoraçao e filtragem penso estar informado , mas tenho duvidas quanto a populaçao do aqua :-Quais sao os generos que sao mbunas ? - Se misturar peixes do mesmo genero, por exemplo (melonochromis auratos + mela. johanni) eles vao produzir hibridos? - gostava de ter cynotilapias quais as especies que podem coabitar com elas (aqua 150 *50*50) -Por fim ,tenho verificado que as lojas tem uma oferta muito limitada de especies, comparado com o numero de especies catalogadas nos livros ,sera que procurei mal ? Agradeço os vossos esclarecimentos .

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

António,

Em primeiro lugar dou-te os parabens porque penso que tens aí um bom akua para esse tipo de biotopo.

Dentro dos m'bunas tens muito por onde escolher, e todas essas espécies, umas mais do que outras, consegues arranjar com alguma facilidade e alguma paciência, nas lojas da especialidade.

Desde os Metriaclimas/Maylandia/Pseudotropheus (estherae, lombardoi, zebra, saulosi, socolofi....etc) até aos cynotilapia afra ou melanochromis ou labidochromis ou labeotropheus (fuelleborni, trewavasae), etc...

Os m'bunas são todos compatíveis entre si desde que respeitadas algumas regras de base:

- Não manter machos muito parecidos, mesmo sendo de spécies diferentes, devido ao seu comportamento intraespecífico;

- Não ter fêmeas muito parecidas ou iguais na cor, pode levar mais facilmente à hibridação;

- Muitas mais regras poderiam ser citadas, mas penso que uma voltinha por algumas páginas da net, consegues obter respostas bastante concretas que te ajudarão na escolha. E depois também à medida que colocas novas espécies no akua vais-te apercebendo dessas mesmas regras.

Ainda quero acrescentar, e penso que é uma preocupação tua, que relativamente à hibridação, esta pode acontecer mesmo tendo todos os cuidados, já que há registos de acontecer em espécies muito distintas tanto de cor como de tamanho, é uma questão de se ter alguma atenção, e quando temos casos de cortejamento ou suspeita disso, separar os individuos.

Espero ter respondido a algumas das tuas dúvidas e espero que consigas construir o teu biotopo como tu pretendes, tens espaço suficiente para isso.

Cumprimentos.

João Magalhães

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não aconselharia devido sobretudo á alimentação, que no caso de mbunas teria de ser basicamente de origem vegetal.

Se quiseres juntar utakas (Protomelas, copadichromis, etc), eu aconselharia as Protomelas, pois são comuns em habitat rochoso, e a sua alimentação é tb essencialmente vegetal, tens uma segunda opção que são os Otopharinx lithobates, que têm por habitat os buracos entre grandes pedras e se alimentam de materia organica que os outros peixes não conseguem assimilar, têem outra grnade vantagem: são lindos :lol:

Claro que tudo depende da quantidade de peixes que queres ter, aconselho-te vivamente a não sobrepovoar o aquario, 3 especies de mbunas de habitats ou hábitos alimentares diferentes seria um bom numero.

 

cumps, Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, entao acho que entendi : no malawi existem 2 familias de ciclideos ,os mbunas e os utakas que nao se devem manter no mesmo aqua. certo :) . Ja agora, os AHLI e as CYRTOCARA pertencem a que grupo :shock: (os otopharinx sao realmente espectaculares :roll: ) CUMPRIMENTOS A.Silva :wink:

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja agora, os AHLI e as CYRTOCARA pertencem a que grupo :D   (os otopharinx sao realmente espectaculares

Boas,

 

Nunhum deles pertence ao grupo dos m'bunas.

Aqui tens uma ficha detalhada sobre a Cyrtocara moorii:

http://hernando.free.fr/malawi/cichlides/c...ocara/cy_morii/

Neste tens informação sobre os ahli:

http://mateu_escarrer.tripod.com/ahli.htm

Normalmente não se deve juntar este tipo de peixes com os m'bunas sendo estes últimos muito mais agressivos e por isso dominam o akua, não deixando os outros exibirem as suas magníficas cores.

Espero ter ajudado

Cumprimentos

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigado pelos esclarecimentos 8)

Para este aquario(350 lts), tenho 2 filtros disponiveis: Fluval 403 (1200 litros / h ) e um Eheim 2260 (2200 lts /h ). Qual dos 2 devo utilizar :shock:

(O Eheim nao provocara uma corrente excessiva para os m'bunas :lol: )

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu de preferência usaria os dois. No entanto o de 2200 deve ser suficiente.

 

A filtragem num akua de mbunas nunca é demais, já que eles são muito porquinhos, a corrente não lhes faz mal nenhum, eles no seu habitat natural vivem em zonas pouco profundas e alguns mesmo mas zonas de rebentamento das ondas.

Com o passar do tempo também vais vendo se esse foltro te mantém a água limpa ou não.

No meu akua de 200L tinha um de 1350lts/h e tive que colocar um interno de 1000L para conseguir ter uma água limpida.

 

Cumprimentos

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, antes de mais agradeço as explicaçoes  e incentivos . Andei a pesquisar especies e tenho 1 duvida: -os copadichromis, protomelas e os  " Ahli " sao compativeis com os mbuna ?

 

Em geral copadichromis e protomelas são demasiado pacificos para aguentarem os mbunas, a não ser em aquários mesmo muito grandes. Os ahli, por outro lado, adaptam-se melhor mas o teu aquário de 150 *50*50 dá-te pouca margem de manobra: a incluires ahli escolhe mbunas relativamente pacificos. Isto exclui a maior parte dos Melanochromis e Pseudotropheus do tipo "enlongatus".

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, entao acho que entendi : no malawi existem 2 familias de ciclideos ,os mbunas e os utakas que nao se devem manter no mesmo aqua. certo :wink: . Ja agora, os AHLI e as CYRTOCARA pertencem a que grupo :twisted:   (os otopharinx sao realmente espectaculares  :lol:  )    

 

Eu perfiro a grande divisão mbuna / haplochromideos. Os utaka neste caso são um grupo dentro dos haplochromideos. Os ahli e cyrtocara são haplochromideos.

 

No Lago Malawi vivem mais de 400 espécies de ciclideos... O principio é que não se devem incluir peixes demasiado parecidos (machos parecidos entre si e/ou fêmeas parecidas entre si). Podes misturar espécies do mesmo género desde que sejam bem distintas. Alguns veteranos conseguem até misturar espécies quase idênticas, como Labeotropheus fuelleborni e Labeotropheus trewavasae desde que venham dos mesmos pontos de captura (não estão predispostas para se cruzarem) e que se mantenham machos dominantes de ambas as espécies. Mas isso é um verdadeiro equilibrismo... não tente repitir em sua casa :lol:

 

O principio é: manter especies bem distintas e espaço para que existam sempre machos dominantes para cada especie mantida. Se não for possivel manter machos dominantes de determinada espécie... há que fazer um aborto às fêmeas que aparecerem de boca cheia, evitando que passem fome numa incubação inutil.

 

Os peixes irão sempre preferir os parceiros da mesma espécie mas têm de ter espaço e parceiros disponiveis.

 

O que aconteceria se fechassemos o Arnold Schwarzenegger com uma gorila fêmea numa pequena cela durante toda a vida? É este tipo de problemas que muitas vezes causamos aos nossos peixes.

 

Tsss tsss, pobre gorila.

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

o termo "mbuna" e "utaka" significam no dialecto falado em redor do lago, respectivamente, peixe de rocha e e peixe de água livre.

 

Cientificamente falando, recorrendo á nomenclatura, não existem maneiras de dividir por grupos os Pseudotropheus dos ditos Haplocromideos, ora vejamos:

 

Classe: Actinopterygii

Ordem: Perciformes

Familia:Cichlidae

sub-Familia: Pseudocenilabridae

Género: Pseudotropheus

Especie: Pseudotropheus lombardoi

 

 

Classe: Actinopterygii

Ordem: Perciformes

Familia:Cichlidae

sub-Familia: Pseudocenilabridae

Género: Cyrtocara

Especie: Cyrtocara moorii

 

ou seja o taxa dos taxon existentes que nos permite diferenciar as duas espécies é o Genero, não existindo qualquer taxa tipo Familia, que os possa diferenciar.

O nome Haplocromideo não é mais utilizado com rigor cientifico, dando lugar aos generos Cyrtocara, Nimbochromis, Otopharinx, Protomelas etc.

Das mais de 600 especies ja descobertas no Malawi, todas têm um ancestral comum recente, provavelmente do genero Astatotilapia. Estas pequenas maravilhas da evolução, que Darwin não teve a sorte de vislumbrar, motiva naturalistas a debruçarem-se, sobre as teorias da especiação, .....para se ter uma vaga ideia do que é, tentem ordenar as compras do hipermercado nas prateleiras la de casa , por ingredientes (até ao + infimo pormenor) , data de validade , fabrica, etc........todas as variantes contam ..... :D .....

 

Como mbuna e utaka, não são mais do que nomes comuns , tb não podem ser usados, com um proposito que que não seja generalista e desprovido de rigor cientifico. Para o termo Haplocromideo o mesmo se aplica.

 

Se fui longo ou confuso, peço desculpas, mas o assunto assim o é tb...

 

cumps, Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Antes de mais queria mais uma vez agradecer aos membros deste forum que tem esclarecido as minhas duvidas, pois por mais pesquisas que tenha feito na NET (e nao tem sido poucas ) ,sobre o lago Malawi e os seus Ciclideos nada me tem elucidado como as explicaçoes dos membros deste Forum. :cry:

Nao querendo abusar, gostava de colocar +1 questao :

- o Sr. Figueiredo referiu-se a pseudotropheus do tipo "enlongatus" como nao sendo conveniente misturar com outros ciclideos que eu referi (protomelas, ahli ) . Quando se refere a"Enlongatus" e´ a esta especie em particular ou um grupo de especies de pseudotropheus :evil:

 

Se sao um grupo de especies quais sao essas especies :wink:

Comprimentos :

Antonio Silva. :roll:

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas António,

Relativamente à tua questão, não só os elongatus como todas as outras espécies pertencentes ao "grupo" dos m'bunas, são na sua maioria mais agressivos que os do "grupo" dos utakas, logo não é aconselhavel mantê-los juntos, a não ser num akua muito grande onde possam coabitar com alguma facilidade. Mesmo nesse caso corre-se o risco de os machos dos utakas nunca exibirem as suas magníficas cores.

O melhor é optares por uns ou por outros, ou seja:

ou montares um akua com m'bunas, em que poderás colocar espécies do tipo pseudotropheus, labidochromis, labeotropheus, cynotilapias, etc...

ou montares um akua com copadichromis, aulonocaras, protomelas, etc...

Mesmo sendo todos habitantes do mesmo lago são muito diferentes em termos de comportamentos e alimentação.

 

Cumprimentos

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOAS;

Tenho pesquisado acerca de um habitante do malawi que acho lindissimo:

Dimidiochromis Compressiceps; os dados que recolhi nao podiam ser mais contraditorios : uns dizem que come os olhos dos outros peixes " eye bitter"; uotros afirmam que isso nâo passa de um mito e que e pouco territorial convivendo bem com os outros utakas

Algum de vos conhece esta especie :D

CUMPS : ANTONIO SILVA :D

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais