Das Nossas Mãos Para O Aquário


Sumatra

Recommended Posts

Boas.

 

Aqui há uns tempos estavam a pensar até q ponto mexer dentro do aquário com unhas pintadas, mãos sujas, mãos com desinfectante, detergente, sabonete, creme, gordura da comida, etc, pode afectar o equilibrio do aquário.

 

Às vezes podemos nem nos lembrar no q tivemos a mexer e por acaso meter a mão no aqua pra ajeitar uma pedra ou uma planta q se soltou..

 

Pensei nisto pq como 'miúda', é natural q às vezes tenha as unhas pintadas, tenha estado a mexer em cremes ou perfumes..

 

 

 

Qual a gravidade de mexer no aquário com estes produtos q mencionei (n só o verniz e os cremes atenção, mas com tudo cheers) ?

Fishies go blue blue blue

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom... nãp quero ser machista... mas o problema com os cremes, perfumes e tinta nas unhas, só mesmo com as mulheres!!

cheers

 

Eu evito mecher no aqua depois de lavar as mãos sabonete (embora axo que este é inoculo) mas vernizes e acetonas e cremes e etc, podem conter quimicos nocivos aos peixes, pode até ser uma quantidade pequena e diluida na litragem do aqua não ser nociva, mas até pode ser ou algum peixe que esteja mais debilitado pode ser afectado, é claro que o verniz for de uns dias e estiver mais que seco não sei se larga grandes residuos, mas os cremes, detergentes e etc. eu lavo bem as mãos com agua corrente antes de as por no aqua e até tenho cuidado com a mão que segura o cigarro.

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom... nãp quero ser machista... mas o problema com os cremes, perfumes e tinta nas unhas, só mesmo com as mulheres!!

:smilecolros:

 

 

sim mas vocês homens tb mexem em coisas q podem prejudicar o equilibrio do aquário 8)

Editado por Sumatra

Fishies go blue blue blue

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me parece que elas nos possam ser prejudiciais... Basta lavares as mãos com água corrente e o cloro nela existente dá logo cabo das bactérias.

 

Claro que deve haver casos e casos, mas não creio que possamos olhar para um aqua como fonte de contágio...

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, isso da mesma forma que se passarmos as mãos por agua antes de mexer no aqua, não haverá problema. Mas, inadevertidamente se uma criança meter as mãos á boca depois de mexer no aqua que consequencias poderá ter? nada? Uma diarreiazita? Ou algo mais serio?

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O nosso corpo está dotado de defesas. Nós lidamos permanentemente com bactérias, fungos, vírus e outros micro. Até dentro de nós esses seres estão... As bacterias presentes num aqua não costumam ser de tal forma agressivas que o organismo não as consiga travar ou reaja com alergia.

 

Agora, se o aqua estiver em tratamentos, não sei. É possível que o antibiotico A ou B, o antifungico C ou D, etc não possam provocar uma alergia ou um problema menor numa criança. Num adulto saudavel, parece-me mais complicado que isso possa sequer acontecer.

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No pior cenário de bactéria, talvez uma diarreia....Não deve haver muitas bactérias perigosas na água do aquário

 

O pior problema poderá ser com parasitas intestinais. Ténias por exemplo. Os peixes podem ter e passar para o homem através da ingestão.

Editado por gonzalu
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os produtos como detergentes cremes etc, erriquecidos em produtos químicos ou gordura são prejudiciais para o aquário, os seus danos é que podem varias e podem não provovar quase nada ou a destruíção do aquário!

 

Quanto a nós ficarmos contaminados... nas tartarugas juvenis há sempre o risco de salmonelas eu tenho-as e a higiene é mais que cuidada, nos peixes também a faço, pois ouvi aqui no forum dizer que existe uma doença bacteriana transmitida por peixes de água doce que é nociva ao ser humano, não me recordo ao certo! Mas por norma se tivemros o nosso aquário estável penso que não sofreremos graves danos :) mas isso não implica que não tenhamos uma devida higiene na manutenção do mesmo...

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais