Aquario Com 17 Dias


André Costa

Recommended Posts

Olá.

 

Montei o meu aquario à cerca de 7 dias atrás, tem 200L, um filtro da Eheim 2215, adição de CO2 por botija e 4X36W compactas + 1x32W T8. As plantas(Glosso, Cuba, musgo de javas e helferi) apresentam um ar saudável, mas reparei que nos ultimos dias, a agua apresentava uma camada viscosa por cima. Ontem resolvi fazer uma TPA de 50% e reparei que com a agitação essa "nhanha" transparente se foi agarrar a algumas plantas. Estive a ler alguns topicos sobre algas aqui do forúm, e acabei por reduzir o numero de horas de 11 para 9.

A minha questão é a seguinte: Eu ainda não pus qualquer peixe no aquario, logo o ciclo ainda não se iniciou. Se puser agora alguns peixes para inciar o ciclo visto estar a fazer TPA's diárias ou de dois em dois dias não vai interferir no ciclo?

 

Cumprimentos,

André

Editado por André Costa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que vai intreferir com o ciclo, vai acelará-lo....mas tem um senão...é que o peixe pode sofrer com os picos de nitritos e amónia.

 

 

Quanto à camada viscosa é a gordura que se acumula cá em cima, não te preocupes com isso, aumenta a circulação à superficie que isso desaparece, eu também tinha!

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

:? boas...

 

Eu não expliquei bem, peço desculpa, o que eu queria dizer era se o facto de estar a fazer TPA's não vai atrasar o ciclo...

 

obrigado!

 

Com as tpa's o que estás a fazer é diluir amónia e nitritos e repor micros para as plantas, para o ciclo não há o minimo problema, antes pelo contrário. Continua com as tpa's e se colocares peixes, aí é que elas serão fundamentais, já agora, se tiveres um Ph baixo, a amónia estará predominantemente na forma de amoniaco e será menos tóxico para os peixes.

 

Espero ter ajudado, abraços aquáticos.

Mad...Mad...Mad...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

Com as tpa's o que estás a fazer é diluir amónia e nitritos e repor micros para as plantas, para o ciclo não há o minimo problema, antes pelo contrário. Continua com as tpa's e se colocares peixes, aí é que elas serão fundamentais, já agora, se tiveres um Ph baixo, a amónia estará predominantemente na forma de amoniaco e será menos tóxico para os peixes.

 

Espero ter ajudado, abraços aquáticos.

 

O que o Mad_Biker queria escrever (deduzo que se tenha enganado) é que se tiveres o pH ácido, a amónia não é tão tóxica para os peixes como o amoníaco poderia ser (se tiveres o pH básico).

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

As algas começaram a aparecer em grande... bigsmile são as filamentosas, e de inicio alojaram-se nos vidros e agora passaram para as plantas... tenho feito TPA's semanais de 50% mas tenho andado a ler uns posts no forum e acho que um dos meus problemas para o aparecimento das algas é ainda não ter terminado o ciclo do Azoto...? Será? entretanto na sexta feira passada introduzi no aquario 4 SAE's 4 red cherrys e 5 Camarões Amano para ajudarem na limpeza das algas, e ao mesmo tempo acelararem o ciclo... o que acham que devo fazer mais?

 

obrigado a todos pela ajuda.

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

As algas começaram a aparecer em grande... bigsmile são as filamentosas, e de inicio alojaram-se nos vidros e agora passaram para as plantas... tenho feito TPA's semanais de 50% mas tenho andado a ler uns posts no forum e acho que um dos meus problemas para o aparecimento das algas é ainda não ter terminado o ciclo do Azoto...? Será? entretanto na sexta feira passada introduzi no aquario 4 SAE's 4 red cherrys e 5 Camarões Amano para ajudarem na limpeza das algas, e ao mesmo tempo acelararem o ciclo... o que acham que devo fazer mais?

 

obrigado a todos pela ajuda.

André

 

 

camarões num aquario não ciclado dão asneira, ele são muito sensiveis...

 

eu faria TPAs diárias de pelo menos 30% até estabilizar

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

camarões num aquario não ciclado dão asneira, ele são muito sensiveis...

 

eu faria TPAs diárias de pelo menos 30% até estabilizar

 

Até ver e já lá vão 4 dias, eles estão a dar-se muito bem... andam felizes e contentes por todo o aquario e só param para comer... bigsmile ALGAS!!! :D

 

vou começar a fazer TPA's de 30% todos os dias e ver o que vai dar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Depois de varios dias a fazer TPA's a 30% com 8 horas de luz, e uma equipe de limpeza bastante trabalhadora, o aquario está a recuperar, as algas dos vidros desapareceram, e as que sobram estão apenas agarradas entre o substrato e a Glosso, e algumas também na Cuba. entretanto ontem depois da troca fiz o teste de PO4 -> 0,2mg/l de NO2-> 0,1mg/l e de NO3 -> 0,5 mg/l, o PH é de 7, os outros testes já não tive tempo de fazer, mas pelo que tive a ler parece-me que os valores de PO4 estão muito baixos né? Acham que isso pode estar a favorecer o aparecimento das algas? ou é normal visto o aquario ainda estar no inicio?

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais