Serão "lombrigas"


Recommended Posts

Depois de fazer uma tpa hoje e ao olhar fixamente para o aquario reparei nestes bichos, serão perigosos o que são?

Tenho dois escalares, 1 disco, 2 cory, 3 botias um pleco e recentemente 3 SAE´s.

 

Pic_10466_4.jpg

Pic_10466_5.jpg

Pic_10466_6.jpg

Pic_10466_7.jpg

Pic_10466_8.jpg

Pic_10466_9.jpg

 

Como matar estes bichos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não sei se seram, as sanguessugas parecem-me maiores do que aquilo que vi.

todos os que vi(3-4) eram branco puro e mais finos do que as sanguessugas que vi nas fotos, depois é muito fragil, não aguentava ser puxada por uma pinça, partia-se ao meio .

não, não acho que seja isso.

vou continuar a pesquisar e a aguardar respostas dos nossos famosos membos.

Abraços e obrigado pelo interesse

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também não sei se serão, estive a pesquisar e dei com estes 2-----Nematoda (vermes arredondados) e Acanthocephala (vermes de cabeça espinhosa).

Parece se mais deste tipo, mas posso estar enganado bom mesmo era haver para ai alguem com um microscopio e batido em parasitas.

Não parecem ser planárias porque estas são ligueiramente alongadas, os que eu tenho são mesmo redondos ou é o que parecem.

A Acanthocephala também não me cheira, a que ainda me parece mais é a NEMATODA

 

Quanto ao tratamento encontrei este SITE

 

O que vos parece?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nematelmintos - vermes de corpo homogeneamente cilíndrico e afilado em ambas as extremidades

 

Os platelmintos (planárias) são seres de corpo achatado.

 

Mas estes parece que são inofensivos, dizem, mas ainda ninguém se manifestou concretamente aqui no forum.

 

Os Nematelmintos, têm estripes parasitárias humanas e de peixes.

 

Eu também tenho no meu aquário e penso que aparecem por causa da papa dos discus e alojam-se nos filtros e quando estão grandes (tamanho que apresentas) saem em busca de novo território.

 

E eu não tenho areia onde elas se esconderem é só vidro e muitas vezes até aparecem nos aquários de reprodução com filtros pequenos de esponja de colocar no fundo.

 

Mas gostava que mais alguém desse o seu contributo. :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já se falou desses pequenos invertebrados noutras ocasiões...

 

A minha conclusão é a de que são tuberlários, detritívoros, e que os peixes mais pequenos lhes chama um figo. :wink: Inofensivos, e parte da "equipa de limpeza".

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o tiago...já os tive no meu aquário e reparei que consoante as TPA's e a quantidade de comida que dava, apareciam e desapareciam. Nunca fizeram mal os meus peixes. Numa loja fiz essa pergunta e ele levou-me a um aquário e perguntou: "é igual a este??"...

 

Não te preocupes!!

 

Wooddy

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Engraçado ver este tópico, porque hoje mudei uma grande quantidade de agua do meu aquario (já tem uma semana com plantas mas ainda não tem peixes, estou a tentar acertar o pH...)

 

E depois de mudar a agua, reparei que tinha várias coisas dessas a passear, passado uma hora já tinham desaparecido todos, será que "moravam" no filtro exterior? E que com o ligar e desligar deste apareceram por cá?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais