Criação De "archocentrus Nigrofasciatus"


Recommended Posts

Caros Amigos

 

O que vos vou contar pode parecer algo de estranho, plo menos pra mim é.

 

No meu aquario juntamente com 5 Oscar mantenho dois severuns e um casal de "Archocentrus nigrofasciatus".

Archocentrus-nigrofasciatus-04.jpg

 

Montei esse aquario há cerca de 4 semanas, tantos os Oscar como os Severum são novos.

 

Limitei-me a Areia da Praia, a Pedra Regional e um tronco para decoração, bem simples.

 

Pra mim que sou novo neste tipo de aqua (antes tinha Discus), fiquei surpreso hoje ao ver num buraco do tronco dezenas ou até mesmo centenas de alvins filhos do dito casal de "Archocentrus nigrofasciatus".

 

Agora a minha pergunta.

 

Quais as propbalidades de sobrar algum alvim e crescer? tendo em conta os habitantes do aqua.

 

que sujestoes me fazem?

 

um abraço´

Paulo Anastacio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho dois oscares e no dia em que os coloquei no aquario, eles fizeram logo a folha ao camarão e a dois nariz de bebado. Agora so têm a companhia de um plecostomus.

 

Acho que não vai dar certo. Devias tentar retirar os alevins e cria-los á parte.

 

Se são 5 oscares deves ter um aqua bem grande e com um filtro potente, eles sujam tudo. Mas são 5*

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens que os tirar ou então mete-los numa maternidade, mas faz algum tipo de protecção para meteres por fora da maternidade de modo a que não sejam "sugados" pelos oscares.

Eu usei uma seringa bem grande para apanhar os filhotes, usa o mesmo que resulta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos

 

pareçe que achei uma solução por agora

 

reservei 1/3 do aquario para o casal e mais a sua ninhada, dividindo o aqua com uma rede mosquiteira de buracos bem finos.

assim estao isolados

 

vamos ver se resulta

 

um abraço a todos e obrigado pela dicas

 

podem continuar a sugerir claro

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive num aquario de 120cm/200l um casal de nigrofasciatus com um casal de Vieja Synspillum de 25cm cada e mais um oscar de 15 (que passava a vida a levar porrada do synspillum macho) e os nigros com uma fracção do tamanh dos outros peixes conseguiam defender activamente os alevins. Cheguei mesmo, no ano passado a levar este casal com uma ninhada de filhos para a PETFIL onde estiveram expostos no stand da APC.

 

Quando o synspillum atacava, o casal metia-se um dum lado e outro do outro do peixe e atacam à vez. Pareciam um motor de dois cilindros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais