Inicio De Plantado - 54l


paulo_lourenço

Recommended Posts

Boas!

 

Passado algum tempo de estar no mundo da aquariofilia decidi dar uma passagem pelos plantado.

Para ser muito sincero há uns 3anos, ou algo do genero, que não faço uma montagem em que o principal elemento sejas as plantas. Por isso vou precisar de muita ajuda.

 

O que pretendo montar será algo do genero:

Pic_11711_1.jpg

 

Na zona 1 pensei em colocar Rotala rotundifolia, preencher a zona 2 com Heteranthera zosterifolian e na zona 3 Echinodorus tenellus. Na zona focal e dependendo das opiniões em termos de iluminação e CO2 ( necessidades das outras plantas) coloco Microsorum pteropus ou Alternanthera reineckii.

 

O aquario que vou utlizar é um aquapor de 54L (60x30x30) e agora começam as questões...

 

-iluminação: o que acham sensato utilizar para o layout que apresento?

-CO2: acham que vão ser necessário para este aquario? As plantas que utlizo tem grandes necessidades de CO2?

-fertelização: na altura que fazia aquarios com plantas (não posso chama-los de plantados... :? ) utlizei flurite. Que aconselham?

 

A minha ideia inicial era fazer algo simples e sem grandes necessidades. Tinha pensado em 2x18W (T8) e sem CO2, parece-vos viável?

 

abraço e obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Viva Paulo,

 

Gosto do desenho e o projecto pareçe viável - fico curioso por ver as primeiras imagens.

Só não tenho a certeza se a Heteranthera zosterifolia não é uma planta muito grande para este tamanho de tanque. Pode ser só impressão minha porque eu gosto de ter plantas com filhas pequenas em aquários pequenos para os fazer parecer maiores. E Ainda por cima, não conheço muito bem a planta. Mas acho que é de crescimento muito rápido e nesse aspecto é boa para o início da tua montagem.

 

Abraço, Marc07

"Human beings, who are almost unique in having the ability to learn from the experience of others, are also remarkable for their apparent disinclination to do so."

Douglas Adams

(1952 - 2001)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Obrigado pela resposta! ;)

 

Entretanto, como não tive nenhum feedback, e tenho estado atrapalhado de tempo...o pelo menos não tenho tido tempo para estar em casa a construir alguma coisa. Ainda não avancei...e até tenho pensado em outros layouts. A ver se os desenho a cores, embora o meu jeito esteja longe do teu, acho que sempre é melhor do que tar aqui a descrever o que me vai na cabeça!

 

Nestes layouts tenho estado afastado da ideia de colocar um muro de zosterifolia, ficando menos denso e com aspecto muito mais limpo e nature. Depois coloco a imagem.

 

A zosterifolia é de facto uma planta de crescimento muito rapido, já a mantive, inclusive a florir. Gosto muito da planta pelo que podemos fazer com ela com uma boas podas e boa luz (embora com a que tenha, não vá ser grande coisa...). Acho que é a minha planta perferida para dar forma ao layout.

 

Espero conseguir fazer alguma coisa até ao final do fim de semana... :puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais