Areao Do Aquario


Recommended Posts

Boa noite,

 

Tenho como "hospedes" no meu aqua:

 

2 Melanochromis johanniie

 

4 Pseudotropheus Elongatus

 

1 Pseudotropheus Estherae OB

 

1 Pseudotropheus Socolofi albino

 

1 Cynotilapia Afra

 

Acontece que o areão está sempre a ser alvo de escavações e é impossivel ter um aqua "bonitinho".... :lol:

 

Será possivel colocar algum tipo de musgo a cobrir o areão, de forma a evitar as tais escavações?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Pela minha experiência, ainda pouca, quando esses bixos decidem "arrumar" a casa, não há nada a fazer em relação ao areão. Podes substituir todo o areão por pedras mesmo, de modo a que eles não lhes consigam pegar, mas isso implica mudanças muito profundas. Deixa os rapazolas escavarem à vontade deles! Tens é de ter cuidado para ver se alguma pedra maior não cai devido à falta de suporte, quando eles decidem tirar o areão debaixo. Pode bater num vidro e rachar!

 

Cumps.

 

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que cada pessoa tem a sua opinião, mas o que acho engraçado ver nos ciclideos é exactamente este arumar dos seus territórios.

 

Temos sempre que ter atenção às rochas que colocamos para não haver derrocadas. As Pedras devem ser sempre bem assentes no fundo do aqua e antea de colocar a areia.

 

Agora se não gostas de ver não sei bem a solução... Retirar a areia ou colocar areão grosso para mim fica mais feio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como perguntei no 1.º post, será possivel cobrir o areão com algum tipo de musgo de forma a evitar as escavações?

 

 

Boas

 

Não sei não... esses peixes são essencialmente vegetarianos, logo, musgo deve ser um petisco para eles. Não há nada como tentar, mas que se cheguem à frente os mais ententidos.

 

 

Cumps

 

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

as escavações que os ciclídeos africanos protagonizam, não são mais do que um mero sinal característico da sua territorialidade. Trocar ou cobrir o areão com algo que impeça este comportamento é impedir o seu bem estar e satisfação no meio em que habitam e, por conseguinte, lutar contra a sua natureza, a sua maneira de ser e de agir. Não creio que cobrindo o areão com algum tipo de musgo resolva o problema, uma vez que as plantas são algo vulneráveis aos ciclídeos africanos. Tal como o Carlos Valentim afirmou, a solução seria de facto colocar um areão mais grosso, no entanto, creio que esteticamente não ficará tão bonito.

 

Abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos, não quero de forma alguma alterar o instinto natural deles, nem impedir que preservem o seu território, só que vejo alguns aquarios tao bonitinhos e arrumados e o meu tem areao por cima das pedras e o fundo sempre visivel, por tudo isso estava a tentar arranjar uma solução.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:mrgreen:

 

eu compreendo bem o que dizes, todos nós sabemos o que isso é! bang

 

Repara só nesta foto do meu aqua, já foi tirada há algum tempo e com outro layout mas serve para confirmares como realmente se comportam esses malandros dos africanos. Cerca de 30 minutos depois de colocar a areia toda direitinha, vê só o que eles fizeram:

 

345719469_9e10980f41.jpg

 

 

Abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, Marco... mas o teu areão parece muito mais fino que o meu e as tuas rochas como são brancas, sempre disfarçam o que vai lá para cima, as minhas são vulcanicas, ficam "lindas" cheias de pedrinhas do fundo.... :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, Marco... mas o teu areão parece muito mais fino que o meu e as tuas rochas como são brancas, sempre disfarçam o que vai lá para cima, as minhas são vulcanicas, ficam "lindas" cheias de pedrinhas do fundo.... :)

 

 

:D 8) são uns autênticos arqueólogos esses africanos lololol

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os meus também andam sempre em arrumações... escavam que se fartam e de vez em qd lá vem um calhau abaixo..

 

um dia destes assisti a uma tentativa de homicido...

 

dois a escavarem a base de uma pedra, e o desgraçado do pleco, (que tem 15cm) levou com o calhau na tola!!!! pobrezito... mas sobreviveu sem sequelas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os meus também andam sempre em arrumações... escavam que se fartam e de vez em qd lá vem um calhau abaixo..

 

um dia destes assisti a uma tentativa de homicido...

 

dois a escavarem a base de uma pedra, e o desgraçado do pleco, (que tem 15cm) levou com o calhau na tola!!!! pobrezito... mas sobreviveu sem sequelas

 

 

Tem atenção a isso.. pois pode bater num vidro e ficares com um problema maior.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,

 

 

sim podes colocar as pedras que quiseres, irá fugir um pouco ao biótopo malawi, no entanto se for do teu agrado não existirá inconveniente algum. Tem apenas atenção ao seguinte aspecto: com rocha calcária é muito mais fácil elevar o PH para os níveis desejados. Desta forma, e uma vez que já tens rochas vulcânicas, deverás medir os níveis do PH e verificar que não desceu demasiado. Já agora, que tipo de areão tens no aqua? Se for areia da praia é muito bom para disparar o PH (ou mesmo areão coral), caso contrário.... é mais complicado!

 

 

Abraço,

Editado por marcomonteiro

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Marco, obrigado pelas dicas, ja agora mais uma pergunta (eu nao estou dentro do assunto).... achas as pedras de xisto melhor opção que as de granito? o meu areao é composto por aquelas pedras pequeninas que se adquirem nas lojas especializadas. Essa areia da praia q falas é alguma areia tratada ou vais busca-la directamente? com as especies que tenho no aquario sera possivel colocar algumas bolas de musgo (Cladophora aegagropila)?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa areia da praia q falas é alguma areia tratada ou vais busca-la directamente?

Vais buscar directamente à praia, de preferencia perto da zona de rebentação e numa zona o menos poluida possivel. Depois em casa é dar uma lavagem, se quizeres podes ferver a areia para matares qualquer bactéria que possa trazer (à partida morreriam em água doce mas nunca fiando) e aquário com ela.

Em relação aos mbunas te deixarem o fundo à vista isso resolve-se colocando uma quantidade generosa de areia, mas com estes peixes tudo é possivel, são umas verdadeiras toupeiras.

Pare evitares derrocadas em vez de colocares a areia e depois as pedras em cima, colocas primeiro as pedras e só depois a areia à volta. Assim eles podem esburacar à vontade que nunca retiram a base de sustentação às pedras e elas não caem.

 

com as especies que tenho no aquario sera possivel colocar algumas bolas de musgo (Cladophora aegagropila)?

Depende de quereres dar bolas de musgo como alimento aos mbunas. À partida eles vão-te comer o musgo todo, mas mesmo que o deixem em paz o ph elevado da água tratará de to matar.

Com mbunas são poucas as plantas que conseguem sobreviver, porque não só os mbunas as atacam como o ph e dureza elevados da água não lhes permitem grandes chances de sobrevivencia.

No meu aquário de mbunas, nem as anubias escapam, eles comem tudo o que seja planta que eu lhes coloque.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Carmen, tudo bem?

 

Tal como o Nuno referiu, a areia da praia vou buscá-la directamente na zona de rebentação. Seguidamente dou-lhe uma lavagem com água quente (nunca fervia a areia) e coloco no aqua. Relativamente às plantas, no meu aqua tenho valisnérias gigantea, anúbias nana e Fetos de Java. Todas estas espécies de plantas mantenho-as à mais de um ano sem qualquer problema. Já tentei colocar outras espécies mas os mbunas comem tudo.

 

Fica bem,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais