Raizes De Videira...


fishiado

Recommended Posts

boas...

 

queria colocar aqui algumas perguntas relacionadas com troncos de videira...Passa-se o seguinte: vou iniciar um plantado e preciso de troncos.Ao fim de semana vou a torres vedras e aquilo ha la carradas de vinhas.As perguntas sao as seguintes:

 

Como extrair as raizes da videira...Qualquer raiz de videira serve?

 

 

O próprio do tronco de videira serve para por no aqua?previamente tratado, claro...?

 

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como extrair as raizes da videira...Qualquer raiz de videira serve?

O próprio do tronco de videira serve para por no aqua?previamente tratado, claro...?

 

Abraço...

 

Sim.

Sim.

 

O melhor será não colheres tu a videira. Se meteres conversa com alguem lá da vinha, crava podas que eles fazem e costumam guardar parte. Aqui na zona de Ázeitão há muito vinhedo, é só falar com eles que disponibilizam uns tronquitos. A vantagem é que já levam 'avanço' aos outros, pois já estão mais 'secos'. Também não arriscamos a ira de um dono mais mal humorado, se vamos lá coisar às vinhas deles.

Os mais velhos, quando digo para que é, olham para mim parece que estão a olhar para um marciano, mas não se desmancham e lá arranjam uns tronquitos...

A videira, como toda a madeira, convem ser tratada antes de ir para dentro dos aquarios.

Cumps

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

emergi-lo dentro de agua até que afunde e depois e dar-lhe muitas fervuras, pois a videira larga muitos taninos....

 

Quer numa fase, quer noutra, dar-lhe muitas esfregas. Aconselha-se, tambem, o uso de sal, aquando das fervuras: embora tenha lógica, nunca usei....

 

abraço

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

emergi-lo dentro de agua até que afunde e depois e dar-lhe muitas fervuras, pois a videira larga muitos taninos....

 

Quer numa fase, quer noutra, dar-lhe muitas esfregas. Aconselha-se, tambem, o uso de sal, aquando das fervuras: embora tenha lógica, nunca usei....

 

abraço

Fausto

 

 

 

oi fausto..la na minha terra utilizam-se a chamadas "cepas" para a lenha que estao sequinhas e eles queimam..faz um bom brazido..são essas que se podem utilizar?isso sao as videiras no qual a gente na altura da vendima vai apanhar as uvas...lol

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

..la na minha terra utilizam-se a chamadas "cepas" para a lenha que estao sequinhas e eles queimam

 

 

Se meteres conversa com alguem lá da vinha, crava podas que eles fazem e costumam guardar parte

 

Fishiado, era exactamente disso que eu estava a falar.... :D

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fishiado, era exactamente disso que eu estava a falar.... 8)

 

 

obrigado fausto..quando for lá, trago um montam deles..lolol

 

depois tenho que raspá-los ne?raspá-los, por em agua durante um tempo, ferve-lo... e está pronto para o aqua...abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado fausto..quando for lá, trago um montam deles..lolol

 

depois tenho que raspá-los ne?raspá-los, por em agua durante um tempo, ferve-lo... e está pronto para o aqua...abraço

 

Exactamente, eu tb coloquei um tronco de videira, pedi a um vizinho que tinha e que estava a mudar a vinha pra uma nova, por isso tinha centenas de videirar que ele estava a secar para lenha, como é lógico pedi e ele deixou escolher e trazer os que quisesse, escolhi um bem porreiro...

 

No inicio raspei todo, depois dei um banho de lixivia 2 doses para 8 de agua, deixei neste banho uns dois dias, depois lavei muito bem com agua de pressão e fervi , deixei num balde ao sol era pleno verão e a agua passava em muito os 30/40 graus...

 

Trocava a agua dia sim dia não, quando verifiquei que a agua deixava de ficar amarela coloquei no aqua e lá anda...

 

Demorei aí um mês em tratamentos, e o tronco já se encontrava quase seco, por isso também foi mais rápido....

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Não é preciso deixar secar o tronco? Pode ser cortado e de seguida dar o tratamento descrito aqui?

 

Abraço,

Daniel Fortes

 

Todo o tronco tem que ser bem seco...no caso que eu referi anteriormente o tronco já estava quase totalmente seco e com o tratamento acabou por libertar tudo o que podesse desiquilibrar o aqua...

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais