Fotografar Os Meus Aquas E Peixes


Carlos Couceiro

Recommended Posts

pois eh....ja tinha andado por ai a ver uns topicos sobre fotografias e maquinas e ate pedi umas opinioes sobre umas compactas, mas apos ter essas opinioes e apos a pesquiza virei me para as maquinas digitais n compactas.... n queria gastar mais k 300€...va la...no maximo 350€... alguem sabe de alguma maquina digital n compacta k dire fotos decentes para postar aki no forum, a este preço....se sim, qual aconselham?

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Viva,

 

Eu estou muito satisfeito com a minha máquina, Fujifilm FinePix S5600. Tenho é que treinar muito mais para melhorar a qualidade final.

 

http://www.izideal.pt/product/11-135359/

 

Acho que se enquadra no que queres.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Em termos de máquinas fotográficas digitais tens duas possibilidades e meia de escolha, mas pelo preços que dizes não querer ultrapassar penso que só te resta uma escolha.

 

As máquinas actuais dividem-se em dois grandes grupos, sendo ainda possível distinguir um sub-grupo:

 

1 - AS DSLR - Digital Single Lens Reflex ou apenas Reflex. São as mais evoluídas das máquinas digitais, equiparáveis às SLR no Mundo das Analógicas. Com lentes (objectivas) intermutáveis e com inúmeras funções de controlo manual (exposição, abertura, velocidade obturador, sensibilidade, focagem,...). O melhor que se pode pedir em termos de fotografia digital. Problema, tens, no mínimo, que duplicar o teu orçamento (e juntares mais uns €€€) para poderes comprar uma menina destas. Penso que neste momento já se consegue comprar uma DSLR de entrada de gama por cerca de 650 € já com uma objectiva.

 

2 - As Compactas - Sendo que, dentro destas, podes distinguir dois grupos (mas que não deixam de ser compactas):

 

2 a) Point and Shoot - Máquinas de pequenas dimensões que privilegiam a facilidade de utilização e portabilidade em detrimento de controlos mais avançados de fotografia. Algumas já permitem bons controlos manuais e garantem boas fotografias (penso que era a estas que te referias quando dizias que não querias uma compacta). Neste caso arranjas boas alternativas dentro do teu budget;

 

2 b) Bridge - Não deixando de ser máquinas compactas, apresentam quer em termos de design, quer em termos de utilização algumas parecenças com as DSLR. Corpos mais volumosos (normalmente devido ao facto de possuírem lentes Ultra Zoom), possibilidade de controlos manuais. Existem várias opções no mercado sendo que as mais evoluídas se aproximam do preços das DSLR mais baratas;

 

Alguns exemplos:

 

1 - DSLR

Olympus E 400 a partir de 890 € com objectiva

Olympus E 500 a partir de 697 € com objectiva

Canon EOS 400 D a partir de 729 € com objectiva

Canon EOS 350 D a partir de 572 € com objectiva(modelo já descontinuado mas muito boa)

Nikon D40 a partir de 521 € com objectiva

Nikon D80 a partir de 1.018 € com objectiva

Pentax K10 D a partir de 899 € com objectiva

Pentax K100 D a partir de 639,19 € com objectiva

 

2 a) Point and Shoot

Olympus MJU 750 a partir de 326,78 €

Canon IXUS 800 IS a partir de 346,98 €

Nikon Coolpix S500 a partir de 291 €

Fuji Finepix F40 a partir de 227 €

 

 

2 b) Bridge

Olympus SP-550 UZ a partir de 426 €

Canon PowerShot S3 IS a partir de 412,50 €

Nikon Coolpix P5000 a partir de 378 €

Fuji Finepix S6500 a partir de 289 €

 

Todas estas máquinas são interessantes nas suas categorias.

 

Tens que ter em atenção que fotografar aquários é tecnicamente exigente pois tens que combinar pouca luz (o que obriga a menores velocidades de obturador ou maior abertura ou maior exposição ou maior sensibilidade) e motivos rápidos (os peixes) (que obriga ao contrário do anterior), por isso é melhor optares por máquinas que ter permitam algum controlo manual e nesse caso vai para as Bridge.

 

Neste caso qualquer uma das que indico são muito boas. Eu optaria pela FUJI (melhor relação qualidade / preço) ou pela Olympus (melhores características).

 

No fim, não te esqueças que a melhor máquina é aquela que nos dá mais prazer a utilizar, por isso as opiniões aqui expressas são só minhas.

 

Espero ter sido útil.

 

Abraço,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom topico!!!

 

 

Mas alerto tambem em relação ao membro anterior em relação a luz.....

 

 

Existem várias formas de ultrapassares esta dificuldade que causa fotografias termidas ou escuras....

 

Existir mais luz exterior ao aquario (FLASHs NAO), logo ser mais facil tirares a foto mesmo em modo automatico. Ou então com um tripe em modo manual/automatico, consegues tirar a fotografia.

 

 

Agora, arranja sempre um modelo que possas tirar sem usar flash, porque para alem de apareceres na fotografia e o flash ir embater no aquario e não veres nada, podes até afectar os peixinhos =)

 

 

Cumpts, e boas compras..... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.