Akadama E Outras Dúvidas.


i980311

Recommended Posts

Saudações a todos,

 

 

Estou a montar o meu primeiro plantado e tenho algumas dúvidas para as quais queria pedir a vossa ajuda. Já li muitos dos tópicos cá do site e ja me ajudaram imenso, mas tenho mais algumas dúvidas que não ficaram exclarecidas pelas procuras que fiz pelo site:

  1. 1 Alguém sabe de algum local no Porto ou arredores que venda Akadama? Encontrei num sítio (uma grande loja de plantas na Via-Norte) umas embalagens só com caracteres chineses ou japoneses (não sei ver a diferença) e que depois tinha uma etiqueta impressa em português que dizia "Akadama". Será que isto é de confiança? Sabem indicar outros locais ou sites que enviem para Portugal que os preços sejam atractivos?
  2. 2 As dimensões do aquário são 100.5x30.8x40 (cxlxa), e vou fazer eu próprio a calha de iluminação, e de acordo com o que consegui encontrar o aconselhavel é 1w por litro, ou seja mais ou menos 100w. A minha dúvida é que lãmpadas aconselham? Eu sei que as opiniões variam mas mesmo assim queria a vossa opinião sobre se é melhor várias lampadas menos potentes ou menos lãmpadas mas mais potentes?
  3. 3 Por fim, eu vou fazer um sistema de CO2 caseiro, mas agora a minha dúvida é como saber qual o volume aconselhavel? Nos sistemas mecanicos deve ser 1bar, certo? E nos caseiros? Controla-se através de testes consecutivos para ver quando se obtem a saturação desejada?

Agradeço toda a ajuda que me poçam dar e quando montar o aquario irei colocar as fotos do mesmo aqui no forum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Saudações a todos,

Estou a montar o meu primeiro plantado e tenho algumas dúvidas para as quais queria pedir a vossa ajuda. Já li muitos dos tópicos cá do site e ja me ajudaram imenso, mas tenho mais algumas dúvidas que não ficaram exclarecidas pelas procuras que fiz pelo site:

  1. 1 Alguém sabe de algum local no Porto ou arredores que venda Akadama? Encontrei num sítio (uma grande loja de plantas na Via-Norte) umas embalagens só com caracteres chineses ou japoneses (não sei ver a diferença) e que depois tinha uma etiqueta impressa em português que dizia "Akadama". Será que isto é de confiança? Sabem indicar outros locais ou sites que enviem para Portugal que os preços sejam atractivos?
  2. 2 As dimensões do aquário são 100.5x30.8x40 (cxlxa), e vou fazer eu próprio a calha de iluminação, e de acordo com o que consegui encontrar o aconselhavel é 1w por litro, ou seja mais ou menos 100w. A minha dúvida é que lãmpadas aconselham? Eu sei que as opiniões variam mas mesmo assim queria a vossa opinião sobre se é melhor várias lampadas menos potentes ou menos lãmpadas mas mais potentes?
  3. 3 Por fim, eu vou fazer um sistema de CO2 caseiro, mas agora a minha dúvida é como saber qual o volume aconselhavel? Nos sistemas mecanicos deve ser 1bar, certo? E nos caseiros? Controla-se através de testes consecutivos para ver quando se obtem a saturação desejada?

Agradeço toda a ajuda que me poçam dar e quando montar o aquario irei colocar as fotos do mesmo aqui no forum.

 

Boas

 

1-Akadama só no HORTO BOAVISTA.Fica na avenida da boavista.Mas porque não optar por um substrato mais fertil?

 

2-Lampadas pode ser t8 ou pll ja que nao tem muita altura.T8 fica muito mais barato.Pesquise aqui no forum ha muitos topicos sobre isso.

 

3-Nos caseiros não dá para controlar a pressão.Aumenta-se o fermento ou bicarbonato etc mas para controlar pressão é impossivel.Ha o co2 quimico que é melhor.Pesquise nos DIY tem lá muitos tópicos interessantes sobre iluminação e co2...

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém sabe de algum local no Porto ou arredores que venda Akadama? Encontrei num sítio (uma grande loja de plantas na Via-Norte) umas embalagens só com caracteres chineses ou japoneses (não sei ver a diferença) e que depois tinha uma etiqueta impressa em português que dizia "Akadama". Será que isto é de confiança? Sabem indicar outros locais ou sites que enviem para Portugal que os preços sejam atractivos?

 

Provavelmente trata-se de akadama sim, a akadama é normalmente utilizada para bonsais, estes têm origem oriental, daí os caracteres chineses, que deve ser de onde importam o artigo.

 

Já ouvi dizer que no Aki e no Leroy Merlin também vendem, é uma questão de procurar e verificar os preços :)

Quase reformada!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveitando este tópico, e espero que o autor não se chateie 8), gostava de saber se com a Akadama Normal é possivel usar-se substrato fertil por debaixo ?

 

Pergunto isto pq disseram-me que devido à granularidade da Akadama Normal o substrato poderia passar aos poucos para a coluna de àgua !!!

Editado por jvidia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveitando este tópico, e espero que o autor não se chateie #cool, gostava de saber se com a Akadama Normal é possivel usar-se substrato fertil por debaixo ?

 

Pergunto isto pq disseram-me que devido à granularidade da Akadama Normal o substrato poderia passar aos poucos para a coluna de àgua !!!

Não só podes como deves, a akadama "normal" tem uma granulometria boa para plantados, no entanto não deixa de ser inerte.

 

Quanto ao passar nutrientes para a coluna de água, isso já não sei, mas isso acontece com quase todos os substratos férteis, já se sabe que o boom de algas costuma ser precisamente após a sua montagem por causa disso também :(

Quase reformada!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ao que sei a AKADAMA não é inerte... Já li em muitos posts que é, e em muitos outros que não é, e isso deixou-me com duvidas, por isso abri um post sobre a akadama e depois de levar na cabeça para pesquisar lá me disseram (e quem o disse é entendido na materia) que a AKADAMA NÃO É INERTE.

Quanto ao facto de usares um substrato fertil por baixo é uma opção, Se o puseres, de inicio vais ter um boom no crescimento das plantas ( e das algas ), se não o puseres terás que fazer uma fertilização na coluna de agua com Macros e micros. Tudo depende do que preferes, sendo que a 2ª opção apesar de mais trabalhosa acaba por ser mais facil de controlar, porque o substrato fertil não é eterno, e vai haver um dia em que vais ter que passar a fertilizar na coluna de agua.

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais