Aquariofilia


Recommended Posts

Aquariofilia

 

Todos nós que frequentamos este fórum, somos aquariofilos, ou pelo menos 99% bigsmile, todos nós passamos por más situações com os nossos aquários, cometemos erros, mata-mos vidas, mas tentamos superar tudo isso. Porém nunca reflectimos acerca da nossa maneira de ver a aquariofilia, o que, na realidade é a aquariofilia?

 

Na minha opinião, a aquariofilia compara-se a manter uma girafa dentro de uma gaiola, simplesmente estamos a privar a vida selvagem de viver como deve viver em liberdade... o que é o zoo? Um local onde se aprisionam animais.

 

Mas tem d ehaver alguma vantagem no meio disto tudo não? Ou simplesmente fazemos peixes e outros animais sofrerem em vão?

é claro que todos nós, tentamos, nos nossos aquários proporcionar o melhor que á aos peixes que colocamos lá! Mas sestaremos sempre certos? - 1l por 1 cm de peixe, que adianta isto? Nada... num oceano ou num rio, o peixe não tem um litro para viver, tem MILHÕES, os peixes necessitam de percorrer caminhos, ir e voltar, nós no nosso aquário apenas os confinamos a viveram dentro de 4 "paredes" de vidro... é a mesma coisa que vivermos smepre dentro de casa... quando se fala, há... para manter peixes saudáveis no aquário temos de ver regra do 1litro por 1cm de peixe... sim... para as suas condições naturais, sim, para o seu desenvolvimento acho isso correcto, ma spara a sua vida não podemo-nos esquecer de que é um peixe... selvagem... até agor anão se domesticou um peixe... apenas se criaram mutações genéticas que toleram o cativeiro... e realmente os peixes praticamente todos toleram o cativeiro... mas não deixam de sofrer.

 

O que quero dizer com isto, é que por vezes há pessoas que se iniciam na aquariofilia, ou arriscam em algo "minusculo" e são apedrejadas a torto e a direito, eu, pessoalmente acho isso incorrecto, porque um peixe de 2 cm num aqua de 3 litros, cientificamente está correcto, mas os argumentos que se usam para "atacar" são: ah, está correcto, mas é um espaço muito pequeno e ele nem espaço tem para nadar! - qual é a diferença de um aquário de 3 litros para um de 300? Nenhuma... o peixe nada até uma ponta e volta para trás...

 

Qual é, então a vantagem? é certo que muitas especies, tanto de peixes como d eoutros animais apenas existem em cativeiro, quando se adaptam, acabam por sobreviver visto que as condições do planeta estão piores que uma tecnologia de um aquário... essa é a vantagem, preservar a natureza, que por vezes é necessário aprisiona-la!

 

Isto é tudo um grupo de questões que gostava de debater convosco e não despejar tudo num só, quero tentar passar a mensagem de que necessitamos de reflectir sobre o que fazemos antes de falarmos e se o nosso "sonho" de que estamos a ser correctos ao termos um aquário em casa com todas as condições, é, ou não, correcto para os nossos peixes.

 

Vou colocar aqui algumas questões mas podem sugerir outras ou nem sequer responder a estas, só um veiculo de conduta.

 

O que é para mim a Aquariofilia?

Até que ponto estou a ser correcto em ter peixes em casa?

Qual o gozo que me dá ter peixes em casa?

Na minha opinião, a Aquariofilia salva muitas especies aquaticas?

Para mim, um Aquário Biotopo é o mais correcto! - Porquê?

Sendo, para mim a aquariofilia um modo de entretenimento que junta a preservação da natureza ao seu apreciamento, um estilo mais Nature (ex: Amano) é o mais indicado segundo o meu gosto! - Porquê?

 

Outras...

 

Participem para pensarmos no fundo, naquilo que estamos a fazer starwars

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem.....espero que o teu estado de espirito nao esteja tão em baixo como parece.

Não concordo inteiramente contigo, porque é verdade que estamos a confinar peixes a espaços que, por muito grandes que sejam, são sempre pequenos, agora achgo que a grande maioria dos aquariofilos tenta manter os peixes nas melhores condições possiveis, ás vezes até demais, por isso nao acho que seja cruel. No fundo é tentar manter algum contacto, por mais pequeno que seja, com a natureza. Coisa que muitos nao podem. Por esse ponto de vista podemos olhar para todos os animais domesticos que temos. Também é cruel fechar um cão ou um gato numa casa o dia todo, ou um rato ou qualquer outro roedor numa gaiola, mas para os amantes de animais, onde eu me incluo, o desafio é tentar dar sempre as melhores condições. Voltando aos peixes, a realidade é esta: os peixes que temos nos aquarios nunca conheceram a vida selvagem, como tal nao se pode dizer que estão a sofrer porque sempre viveram assim. Agora falando de um ponto de vista pessoal, o amor que tenho pelos animais e a vontade que eu tenho de lhes dar o melhor reflecte-se depois para os outros seres humanos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro Almeida, de certa forma penso que você tem toda razão!!!

Na grande maioria das vezes,pensamos ser pequenos deuses e

que podemos controlar TODO o eco-sistema de nosso aquário.

Sabemos que isso não é verdade e que já mais será.Portanto,

mantemos aquários apenas para deleite de nossos olhos,e pelo

prazer que isso nos proporciona.Todos queremos um belo aquário

em nossa sala de estar com lindos peixes coloridos a nadarem

saldáveis e alegres por todo aquário sem pensa se tem água o suficiente para os peixes.

Penso que a aquariofilia também

não salva espécie nenhuma,visto que nós HOMENS intelectuais

simplesmente destruimos o ambiente em que vivemos e levamos

váriadas formas de vidas a extinção.Destruimos e degradamos rios,

matas e mares sem o menor pudor simplesmente em busca de maiores espaços

alimentos,etc...Outra coisa,não nos contentamos em criar peixes de nossas regiões

queremos sempre variedades diversas e vindas mais de longe...(as vezes contra bando)

Temos que nos atentar para esse tipo de coisa,pois está se tornando corriqueira e banal.

abraços...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho o estado espirito em baixo lol, mas de vez enquando é necessário tomarmos consciencia daquilo que fazemos, não é que sempre façamos mal, mas vermos mesmo aquilo que estamos a fazer, não é com isto que vou deixar de ser aquariofilo, longe disso, mas é uma tomada de consciencia, que ahco que deve ser feita várias veze,s em todos os aspectos, de forma a "actualizar-mo-nos" da snossas acções, pois por vezes vivemos no nosso mundo e nunca nos apercebemos daquilo que fazemos. Neste caso, da aquariofilia, também é para aquelas pessoas que pensam que sabem de tudo da aquariofilia etc... dialogarem e tomarem consciencia do que realmente sabem :wink:

 

Em relação aos peixes nunca conhecerem o estado selvagem, é 99% verdade, mas 1% mentira, os neons que tive vinham directamente do Amazonas :D

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É claro que tens razão ;) a verdade é que ninguém é um santo imaculado :mrgreen: ... e o prazer que obtemos do aquário está longe de ser 100% altruísta (mesmo enquanto tentamos dar as melhores condições aos nossos peixes, generalizando). Na realidade, parece-me até que é essencialmente egoísta: somos aquariofilistas fundamentalmente porque nos faz sentir bem. É para nós que o fazemos.

 

 

 

Podemos considerar que de cada vez que tiramos um peixinho de uma loja o estamos a salvar -e não é longe de ser verdade, se virmos como eles são "produzidos", manipulados, distribuídos e mantidos antes de chegarem a nós. Mas também é verdade que sempre que "salvamos" um, estamos a alimentar a dita indústria.

 

 

 

...E é claro que muitos aquariofilistas dão uma vida menos do que ideal (e curta) aos seus peixes.

 

O que não invalida também que muitos aquariofilistas possam dar uma vida perfeitamente natural aos peixes (se assumir-mos que se eles se reproduzem é porque se sentem bem) e, às vezes, até com vantagens em relação ao ambiente natural (alimentação regular e variada, ausência de predadores). Até podem acontecer casos em que a aquariofilia é um contributo importante para a preservação de determinadas espécies, como se pensava ser no caso do Guppy de Endler ou como é, no meu caso em particular, dos Tetras-Cegos.

 

 

 

Mas continuo a defender que a aquariofilia é um acto essencialmente egoísta, pelo prazer que temos, ou pelo estímulo estético, ou por outra razão qualquer que nos motive nesta área.

 

...o que não tem mal nenhum!

A vida é assim em tudo: é sempre um equilíbrio entre aquilo que nós queremos e o efeito que isso tem no que nos rodeia. E, para mim, a aquariofilia responsável é perfeitamente equilibrada! :lol: Gosto, e sinto-me bem com isso. :lol:

Editado por Tiago do Vale

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais