Disco Com Doença Nas Guelras


Veterinário

Recommended Posts

Ola,

 

Tenho um disco que já à aproximadamente 1semana apresenta as guelras levantadas (abertas).Já fiz um tratamento geral de fungos, mas de nada resultou.

Que sujestões me dão?É uma doença provocada por bactérias?

 

Obrigado,cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...apresenta as guelras levantadas (abertas).

Não consegues por uma foto?

Queres tu dizer que tem os opérculos abertos e vêm-se as guelras, parecendo até que saiem para fora?

E têm um aspecto filamentoso?

Eu tenho um com estes sintomas, apenas num dos opérculos e estou a fazer o tratamento com prazinquantel, no pressuposto que são parasitas das guelras.

Não deve ser, pois o tratamento não parece estar a dar grande resultado (já fiz duas aplicações, falta a terceira, para a semana).

De qualquer modo, ficam por agora tratados contra essa bicharada.

Ele come (menos que os outros, que parecem uns javardos no chiqueiro), porta-se normalmente, mas está magrito e não cresceu nada desde que cá chegou.

E o teu como se porta? Come?

Quando acabar o prazinquental, senão houver melhoras, vou experimentar o ESHA2000, que tem um espectro de actuação muito grande.

Vamos trocando experiências acerca deste nosso problema e alguém vai de certeza ajudar.

Afinal, estão aqui os "pros" dos discos.

Já agora, qual foi o tratamento contra os fungos?

Abraço e boa sorte para o rapaz.

PBL

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando algum dos meus Dicus fica doente ou com falta de apetite, aumento a temperatura para 31º. Mesmo antes de iniciar qualquer tratamento pois para alem de aumentar o seu metabolismo e consequentemente o apetite, ao que parece a maior parte da “bicharada” não suporta temperaturas elevadas. O que é certo é que na maior parte dos casos tem resultado!

Se eu estiver errado, alguém que me corrija!

 

Abraço,

 

Daniel Fortes

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses discus são um espectáculo! O meu maior tem no máximo 12 cm.

Já vi pessoalmente os discus do João Machado e fiquei de boca aberta!

 

Abraço,

 

Daniel Fortes

Editado por Daniel Fortes

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses discus são um espectáculo!

Por acaso!

Ou, melhor, não é seguramente por acaso.

Bonitos, o raio dos bichos.

PBL

 

(Veterinário, vamos lá aumentar a temp para 31º)

Editado por Windrider

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, assim sendo vou aumentar a temperatura para 31ºC...conto-vos notícias.

Já agora, o tratamento que fiz foi o KanaPlex (da Seachem)

Aumento só a temperatura?Tenho aqui outros 2tratamentos: Protozin (Waterlife) e mycopur (Sera)...utilizo algum destes?

 

Obrigado a todos.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda matas os peixes com tantos tratamentos! Tem calma... eles não se curam de um dia par o outro! Aumenta a temperatura e verifica o comportamento durante os próximos dias. Eu pessoalmente só uso medicação depois de o aumento da temperatura não surtir qualquer efeito, e sempre num aquário hospital!

Os discus são peixes algo sensíveis, se tu fazes um tratamento atrás do outro... ...podem mesmo não resistir á “cura”!

 

Abraço,

Daniel Fortes

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,

 

Tenho um disco que já à aproximadamente 1semana apresenta as guelras levantadas (abertas).Já fiz um tratamento geral de fungos, mas de nada resultou.

Que sujestões me dão?É uma doença provocada por bactérias?

 

Obrigado,cumprimentos

 

 

Se forem as duas pode ser 2 coisas:

 

- Cloro a mais nas TPA`s

- Alterações bruscas no PH (basta o KH ser baixo e em 2 dias tens uma alteração de 1,5 ou mais, caso haja lixo na água)

 

Se fosse uma aberta e a outra fechada é parasitas guelras, usa Tenil Vet

 

Podes aumentar a temperatura de vez em quanto (2 em 2 meses) faz muito bem como aqui foi dito :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Afinal como estão os teus peixes?

É que a maioria destes tópicos questionam, questionam, questionam... mas nunca chegamos a saber qual o resultado final e o que afinal resultou!

 

Abraço,

Daniel Fortes

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se forem as duas pode ser 2 coisas:

 

- Cloro a mais nas TPA`s

- Alterações bruscas no PH (basta o KH ser baixo e em 2 dias tens uma alteração de 1,5 ou mais, caso haja lixo na água)

 

Se fosse uma aberta e a outra fechada é parasitas guelras, usa Tenil Vet

 

Podes aumentar a temperatura de vez em quanto (2 em 2 meses) faz muito bem como aqui foi dito :P

 

As notícias que trago não são melhores...o disco continua com uma guelra aberta (eu antes tinha falado nas duas, mas afinal era só uma).

Esse medicamento (Tenil Vet) existe em qualquer loja? Há aqui alguém que tenha?

 

Obrigado por tudo

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse medicamento (Tenil Vet) existe em qualquer loja? Há aqui alguém que tenha?

Na farmácia.

Em qualquer farmácia.

É um desparisante para cães e gatos.

O príncipio activo é o prazinquantel e existe também sob o nome de Droncit (este custa o dobro, pois só traz 100mg por caixa) e outros de que não me lembra o nome.

Se fizeres uma busca por prazinquantel, encontras.

Muita atenção que tem de ser a versão normal e não a denominada de Plus.

Abraço

Pedro

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fui à farmácia e comprei o Droncit. Apesar de só ter dois comprimidos penso que chega para o tratamento (parto o comprimido em bocadinhos pequenos).Este que comprei custou 6euros, enquanto que o prazinquantel custava 44euros!

Com o cão e o gato é fácil administrá-lo via oral (boca), mas e com o disco, há alguma técnica para que ele o engula? já tentei misturá-lo com a comida viva, mas mal ele engoliu, voltou a cuspir.

Agradeço opiniões.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...mas mal ele engoliu, voltou a cuspir.

O que é que tu estás a fazer?

Que diabo, Veterinário, o prazinquantel não se administra na comida.

Dilui-se na água.

2mg por litro de água, no 1º, 7º e 14º dia .

Pegas numa garrafa de água, metes os comprimidos e agitas um bocado com se fosse um"shaker" e depois distribuis uniformemente pela coluna de água.

Aplicas com UV desligada e sem carvão. Fazes TPA 48 horas após cada aplicação e metes UV e carvão até à seguinte.

Ainda me matas os peixes, homem.

Vá lá, trata disso direito e nunca metes nada no aqua sem teres a certeza do que estás a fazer.

Lê.

Se tiveres dúvidas, pergunta antes de fazer.

Um erro pode ter consequências catastróficas.

E os gajos é que pagam os nossos erros.

Abraço

Pedro

 

(esqueci-me: aumenta a oxigenação durante os tratamentos, pelo menos de noite)

Editado por Windrider

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)

Agradeço opiniões.

Viva,

 

Aumenta a temperatura até aos 35º (não te preocupes que eles não morrem) e mantem durante 3 dias. Volta a baixar para o normal durante 5 dias. Volta a subir mais 3 dias e depois baixa para o normal.

Acompanha cada ciclo de mudança com com TPA de 30%.

Não coloques qualquer medicamento. Fornece comida que eles comam no espaço de uma hora.

A subida e descida de temperatura é para ser feita via termostacto, não com agua quente lá pra dentro.

 

Cmprts,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que é que tu estás a fazer?

Que diabo, Veterinário, o prazinquantel não se administra na comida.

Dilui-se na água.

2mg por litro de água, no 1º, 7º e 14º dia .

Pegas numa garrafa de água, metes os comprimidos e agitas um bocado com se fosse um"shaker" e depois distribuis uniformemente pela coluna de água.

Aplicas com UV desligada e sem carvão. Fazes TPA 48 horas após cada aplicação e metes UV e carvão até à seguinte.

Ainda me matas os peixes, homem.

Vá lá, trata disso direito e nunca metes nada no aqua sem teres a certeza do que estás a fazer.

Lê.

Se tiveres dúvidas, pergunta antes de fazer.

Um erro pode ter consequências catastróficas.

E os gajos é que pagam os nossos erros.

Abraço

Pedro

 

(esqueci-me: aumenta a oxigenação durante os tratamentos, pelo menos de noite)

 

 

Mas eu não estou a administrar prazinquantel, estou a administrar droncit. Quando se dá aos cães e gatos é através de via oral,l logo, pensei que para os peixes poderia ser o mesmo procedimento. Se a caixa de droncit só tem 2comprimidos, como é que vou fazer essas 3doses?pode ser mais ou menos meio comprimido de cada vez?Ele está num aquário à parte (35litros).

Aconselham-me a aumentar mais a temperatura?

Aproveito para fazer um descrição actualizada da situação: ele está com a mesma guelra aberta e de noite quando vou espreitar para ver a sua situação, encontra-se "deitado"... :S já estou a ficar lixado!e ele também!

Eu sou novo nesta área dos discos e suas doenças por isso desculpem-me alguns procedimentos incorrectos.Obrigado pela vossa compreensão e ajuda.

 

Abrço

 

Abraço

Editado por Veterinário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arranja maneira de postar uma foto, olha que te vai embora.

 

- A mim já sei depois dos tratamentos todos e começam a ficar de lado e mirrados na mesma, já se foi :wink:

 

- Tudo por causa das hormonas e depois é o que dá!!! Compremos nacional ou então só de confiabça que ainda os há, mas cada vez menos por causa da concorrência. :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pessoalmente tenho uma opinião diferente das já mostradas anteriormente..

 

nunca tive qualquer sucesso em curas de peixes com temperatura excepto em ictio.

acho menos stressante para o peixe usar medicamentos especificos do que estar a coze-los a lume brando.

 

 

n metas medicamentos se n sabes oq ue estás a curar... pesquisa na net por fish gills diseases e tnta fazer o melhor diagnóstico possivel antes de tomar qualquer tipo de medida.

 

de seguida e já com algumas certezas usa medicamentos especificos e toma todos os cuidados necessários indicados nas embalagens, pq a medicamentos que retiram oxigenio da água, por exemplo, se bem que a maioria seja relactivamente inofensivo.

 

se forem doenças bacterianas, tens o bactopur.

se forem parasitas de guelras, usa o sterazin, que é muito mais seguro que o tenilvet, acredita que eu já usei os 2 (com tenilvet, uma vez esqueci-me de meter a bomba de ar e ia matando os peixes todos, ja cheguei a fazer o mesmo com o sterazin e estava a usar o dobro da dose num caso problemático e n aconteceu nada. Claro que assim que vi que faltava a bomba dar coloquei-a logo. e nao, o tenilvet n era o plus) e acredita que com parasitas n vais querer andar a fazer experiências, pq contagiam um aquário em 2 tempos e se demoras muito tempo a elimina-los dão-te cabo dos peixes.

De qualquer das formas lembra-te que ha poucas doenças que matem os bichos de maneira fulminante, por isso tens tempo para pesquisar sobre posiveis doenças e tomar as medidas necessárias.

 

se for outra coisa qualquer, procuras a solução para essa coisa qualquer.

 

devias meter fotos melhores das zonas afectadas, pq assim ninguem te consegue ajudar na identificação da doença.

 

 

Isto da net é tramado, pois sem informação especifica cada um manda a sua posta de pescada.

Quando percebia menos disto, primeiro que aprendesse a separar o trigo do joio foi uma carga de trabalhos.

N quer dizer que agora perceba muito, mas é mesmo assim, com o tempo desenvolvi metodos que achei os mais correctos e contigo vai acontecer o mesmo, tal como acontece com toda a gente.

 

Boa sorte e vai dando noticias dos peixes sff.

Editado por Esgalha
smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Droncit é a apresentação do prazinquantel.

Se decidires fazer o tratamento, tem de aplicar como foi descrito, diluído na água, nas proporções indicadas.

Mas, já agora, espera pelo conselho do Duarte, antes de te pores a dar remédios ao tipo.

Abraço

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pelo que dá para ver ( que é pouco) acho que o animal não tem qualquer tipo de problema. se tirares fotos de frente para o peixe vê-se melhor a amplitude de abertura das guelras, mas ao que parece tens numa das fotos o gajo com eles fechadas e nouttra com elas abertas, e pelo que vejo até acho o peixinho bem saudavel, mas terás de postar fotos do animal de corpo inteiro e mais umas de frente de guleras abertas e outra com elas fechadas, para podermos afirmar seja o que for....

 

oscilaçoes do ph causam o levantamento excessivo dos operculos e as guelras ficam excessivamente abertas

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais