Nuno Figueiredo Publicado Março 23, 2007 Publicado Março 23, 2007 Tenho uma duvida, ainda sou muito inexperiente tanto em agua doce com completamente a 0 de agua salgada, mas o facto é que o bichinho pelo salgado tem vindo a crescer desde os meus primeiros meses de agua doce. Como tal gostaria de reunir então um conjunto de factores para talvez poder iniciar neste mundo. Tenho 2 aquas, um com 110x30x50 e outro de 35L(nem sei as medidas ), agora gostaria de saber para construir um nano se o 165L serve, ou se já é demasiado grande para o proposito( quero evitar ter escumador e sumps porque o $$$ ), o de 35L ao que tenho lido e relido, é insuficiente. Agora gostaria de saber a opinião dos mais entendidos e talvez uma referencia ao que eu tenho de ter para me poder iniciar. sei que 20% deverá ser RV, agora de resto tou a 0. Desculpem a minha ignorância, mas só assim uma pessoa aprende. cumprimentos Citar :aprendi a meter na assinatura algo a vermelho, VIVA O SLB: é a piscar também dá???!!!
Nuno Figueiredo Publicado: Março 23, 2007 Autor Publicado: Março 23, 2007 outra coisa, é também o problema da localização, ate vivo perto de uma boa zona costeira, mas, lojas deste ramo, são muito poucas, e todas para agua doce, a unica que conheço com alguma coisa para salgados é mesmo no centro comercial glicinias, e preços vai lá vai. Citar :aprendi a meter na assinatura algo a vermelho, VIVA O SLB: é a piscar também dá???!!!
Luis Rodrigues Publicado: Março 23, 2007 Publicado: Março 23, 2007 Boas para um nano 135lts ja n é pequeno. Se não queres escumador tens de ser muito criterioso nas TPA´s . Pelo menos 20% todas as semanas. Não é impossivel, mas dificil. Sugiro que tentes arrnjar disponiblidade €€€ para o escumador. ACredita que te vai poupar muitos €€€€ em vivos. abraço Citar
Nuno Figueiredo Publicado: Março 23, 2007 Autor Publicado: Março 23, 2007 eu tenciono sempre comprar o material todo, ou então construir pelas minhas mãos que me dá um gozo especial, mas para inicio penso que tpa terão de servir. agora para 165L que bombas e quantidade de RV e RM a usar?. Citar :aprendi a meter na assinatura algo a vermelho, VIVA O SLB: é a piscar também dá???!!!
Luis Rodrigues Publicado: Março 23, 2007 Publicado: Março 23, 2007 2 ou mais bombas que no total façam no minimo 20x de circulação, 3300lts/h. Aponta para 30x. Rocha cerca de 33kg a distribuição, é conforme a bolsa, mas com menos rocha viva tens sempre de ter mais calma com peixes e corais que ponhas. Diria 1/2 - 1/2. abraço Citar
Nuno Figueiredo Publicado: Março 23, 2007 Autor Publicado: Março 23, 2007 desde já obrigado pelas breves respostas, agora por ultimo agradecia um local onde possa comprar online material e talvez a Rocha. cumprimentos Citar :aprendi a meter na assinatura algo a vermelho, VIVA O SLB: é a piscar também dá???!!!
Recommended Posts