Novas Lampadas


Recommended Posts

Boas tardes... tenho um aquario de 200 L e quero comprar lampadas adequadas para qq tipo de planta... será q me podiam aconselhar 2 lampadas dentro desta gama q expus aqui? bem como a intensidade adequada em W?

 

sera plant color

 

Luz para o realce das cores das plantas

4900 Kelvin. Luz vermelha-azulada para um óptimo crescimento das plantas.

Realça as cores naturais dos peixes e plantas. Favorece a fotosíntese e a coloração.

 

 

sera brilliant daylight

 

luz diurna incolor

Luz diurna de 6000 Kelvin.

Simula as condições de iluminação em riachos tropicais e lagos pouco profundos.

Brilliant daylight para aquários comunitários.

Realça as cores naturais dos peixes graças a um espectro neutro.

 

 

sera blue sky Royal

 

luz diurna azul muito brilhante e intensiva.

Luz diurna de 12000 Kelvin, simula as condições de iluminação em rios tropicais e lagos.

Brilhante como o céu num dia tropical!

 

 

sera tropic sun Royal

 

Luz diurna morna

Luz diurna de 4700 Kelvin, simula as condições de iluminação em águas tropicais pouco profundas.

Luz solar tropical para o realce das cores naturais.

Lâmpada de espectro total (radiação UV reduzida!) com índice colorimétrico 1A (muito bom).

 

 

Obrigado

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

Antes de mais convêm saber se tens um aquario densamente plantado, e com que espécies de plantas.

Para obteres bons resultados num aquario plantado, ou para manteres plantas mais exigentes, o tipo de iluminação que vêm com os aquarios que se compram nas lojas normalmente é insuficiente, eu tenho um aquario de 200L que vinha de origem com 2X30W. Se tiveres em conta que no minimo dos minimos convém ter 0.5W por Litro para manter grande parte das especies existentes, verificas que essas duas lâmpadas não servem de muito.

Agora se quiseres montar um aquario com plantas pouco exigentes em termos de luz, é uma questão de gosto e de saberes o que preferes realçar.

Deixo-te só o aviso de que não vale a pena tentares manter muitas plantas, fazer tapetes no areão, ter plantas de tons avermelhados, etc, com essas lâmpadas. Eu já tentei e como seria de esperar ao fim de um mês estava tudo cheio de algas, e as plantas todas a morrer.

Primeiro diz-nos que tipo de aquario queres fazer, um comunitário, com varios tipos de peixes, algumas plantas, pedras e troncos, um aquario de ciclideos africanos, onde só tens pedras, ou um plantado. Neste ultimo caso terás que optar por outro tipo de iluminação.

 

Dá uma volta pelo fórum e vê o setup dos varios tipos de aquario para teres uma ideia do que precisas.

 

cumps,

André Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá,

 

Pois... um aquario de discus densamente plantado, deixa-me que te diga que é um projecto bastante arrojado... Foi exactamente essa a minha ideia, e falhei...optei por pôr os discus num segundo aquario, e estou agora literalmente a estudar no forum para conseguir com o meu aquario de 200L fazer um plantado a sério. Mas porquê a separação e qual a dificuldade, perguntas tu?

É simples, os discus são uma especie um pouco melindrosa, sobre a qual vais ter que perder bastante tempo a observar o seu comportamento e a deixar o aquario numas condições optimas para a sua plena satisfação, são uma espécie que necessita de uma alimentação algo variada (o que deixa por vezes o aquario bastante sujo), são peixes que não gostam de muita luz (coisa que necessitas para ter um aquario densamente plantado), a agua para um aquario de discus convém estar por volta dos 29º, coisa que para as plantas está longe de ser o ideal...

Não estou a dizer que não vais conseguir, aliás, muita gente aqui do forum tem plantados com discus, queria só partilhar algumas das dificuldades que senti quando tentei fazer o mesmo, no caso de quereres tentar espero que tenhas mais sorte do que eu.

 

Cumprimentos,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim obrigado pela informação, por acaso já estava ciente dessa limitação, mas como tu tb disseste muitos gente consegue (tenho de tentar, pois esse é dos peixes que me levou a iniciar a aquarifilia)... quanto à temperatura, muitos profissionais recomendam os 28/29, deixarei nos 28, e as plantas lá se vão estudando aos poucos ou mesmo substituindo, primeiro a saúde dos discus depois das plantas...

 

 

Bom preciso novamente de auxilio, propuseram-me um optimo preço para um calha de iluminação com duas lampadas de 54 W, penso que assim será suficiente, o aquario n é muito alto. O que acham? queria a vossa opiniao antes de encomendar.

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por favor preciso que me digam se uma calha de duas lampadas de 54W é suficiente para um aquario de 200 L, tenho de encomendar isso com alguma urgencia

 

Isso não é assim tão simples.

1º medidas do aquario.

2. medidas das lâmpadas e se são pll ou pc ou T8 ou t5 e kelvins das mesmas.

 

Eu tenho um aquario de 100X40X50, 200 Ltrs com discuss e praticamente só uso duas PLL 36W e para mim dá na boa.

Em aquário dependência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.