Começo De Aquario Grande!


sk0ll

Recommended Posts

Ola pessoal...

 

Possuo um empreendimento comercial , e sempre quis ter um aquaria para que pudesse alem de embelezar , servir de atraçao para o pessoal que circulasse por la...

 

dai entao tem uma area que pensei ser muito boa para um aquario.. e estou fazendo.. o aquario tera dimensoes de (5m x 2m) de base x (1 m) de altura ... nos vidros de altura estou usando peças de 1m x 1m coladas numa armaçao de aço inox que servira de sustentaçao para aliviar a pressao no vidro , vou usar vidro de 10mm de espessura... abaixo fiz um pequeno desenho (muito mal feito) hehehe so pra dar uma noçao de como vai ser...

imagemnn8.jpg

 

Entao.. como sou novato total.. gostaria de saber se voces poderiam me ajudar no que diz respeito a montagem , escolha de especies , ornamentaçao e manutençao do aquario... se alguem puder me indicar alguma leitura ou livro para que eu possa me aprofundar no assunto mais especifico para aquarios desse porte eu agradeceria muito...

 

gostaria de escolher especies mais resistentes e um pouco maiores , pelo menos para inicio de carreira.. heheh , da pra se botar peixes pequenos tmb nesse aquario?? e os gastos com manutençao???

 

Depois de pronto irei tirar umas fotos para postar aki :)

Muito OBG!!!

Editado por sk0ll
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Antes de mais bem vindo ao fórum!!

 

Ui mas que grande projecto... 10 000 Litros de água é muita fruta!!

 

Já agora e como não percebo muito do assunto, parece-me que um projecto destes com vidro de 10mm = tsunami na superficie comercial...

 

Podes prucurar aí no fórum por vidromoldura que faz aquas por medida, pode ser que entrando em contacto com eles esclareças algumas dúvidas!

 

Boa sorte com o projecto e Força Nisso!!!

 

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, percebo pouco do assunto mas para um aquario desse tamanho vidro de 10mm parece-me claramente insuficiente.

Depois depende do que lá quiseres colocar e daí verificar as necessidades de luz (imagina só 1Watt por litro, qto pesa na factura).

Colocar especies pequenas e grandes em conjunto não me parece boa ideia, mas com um aqua desse tamanho é sempre possivel umas divisões, sem que sejam em rede, dissimuladas com vegetação.

Filtros, e equipamentos... nem faço ideia.

 

Força nisso, mas tem em atenção que vai ser preciso muito cuidado. Um erro grave pode ter consequencias desastrosas e dificeis de reparar.

 

Ai como eu gostava de conseguir uma banheira dessas para mim também :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Excelente projecto.

 

Apenas uma chamada de atenção.

Sem tomar em conta o comprimento do aquário pretendido (mesmo que repartido), apenas a altura, que é a maior influência na pressão exercida, para uma altura de 1 m o aconselhável é 19 mm de espessura (com coeficiente de esforço superior a 3.5) ou 15 mm (com coeficiente de esforço superior a 2.4).

Os valores acima são meramente indicativos.

 

A colocação de vidros em locais de acesso público rege-se por legislação especifica, com coeficiente superior a 3.5.

Aconselho-o a entrar em contacto com a Saint-Gobin e pedir a ajuda deles nos cálculos. Um projecto dessas dimensões não é passivel de ser "alinhavado" com as tabelas vulgares disponiveis na net.

 

Para inicio consulte os links abaixo:

Saint Gobain - Sistemas para Aquários

Saint Gobain - Questões Técnicas

Saint Gobain - Questões Técnicas - Aquários

 

Não tenho qualquer relação com a Saint Gobain mas quem melhor que um fabricante de vidros para esclarecer e auxiliar um projecto desta dimensão.

 

Apenas uma última nota, lembro-me de ver aqui no forum uma aquário de salgados com 4.5 m de frente por 80 cm de altura construido com vidro laminado de 21 mm, veja o tópico seguinte

 

Espero que leve o projecto para diante. Quanto ao restante setup coloque as sua dúvidas que certamente daremos o nosso melhor para o ajudar.

Editado por Martouf

launch1au.gif

 

Temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais do que falamos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entao... nao sei se voces repararam como ira ficar.. na averdade serao 10.000 litros de agua , eu iria usar vidros de 10mm , poruqe na verdade o esforço seria repassado tambem para as hastes de metal os vidros seriam de 1m x 1m ... mas eu vou me informar direitinho... outra coisa... misturar peixes grandes com pequenos da errado? tipo jogar um monte de neon la e depois por peixes maiores...???... estou começando e espero conseguir terminar o meu projeto.. e mostrar aki a voces como vai ficar :crazyeyes:

 

OBG!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, eu li o que escreveu no post inicial mas novamente reafirmo, a componente mais significativa para o cálculo da espessura do vidro é a coluna de água, no seu caso 1 m. Mesmo com vidros com 1 m de comprimento a pressão da coluna de água é a mesma. A variação da espessura do vidro com o comprimento não deve ser desprezada mas a sua significância é bastante inferior à da coluna de água.

 

O facto de possuir uma armação envolvente influi na fórmula usada para os cálculos.

Se percorrer os links que coloquei acima verá que as fórmulas para vidro apoiado em três pontos (caso convencional de um aquário colado) ou vidro apoiado em quatro pontos (caso de um vidro encaixado numa moldura envolvente) são diferentes.

 

Em qualquer dos casos 10 mm julgo ser insuficiente para uma coluna de água de 1 metro.

launch1au.gif

 

Temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais do que falamos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei onde quer colocar o aquário, mas se ficar só a frente visivel, tem sempre a hipotese de fazer um em cimento ou madeira e depois colocar somente vidro na frente. Dê uma olhada aqui. Está em Inglês, mas mesmo para quem não percebe dá para se ter uma ideia.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.