Fundo Em Vinil (aplicação)


Windrider

Recommended Posts

Olá a todos.

Quando montei de novo o meu aqua deixei-me iludir com uns fundos pretos em relevo da Jewel, aplicados no interior do aquário.

Achei que daria um efeito bonito.

Entretanto, ou eu mudei de gosto, ou, então, aquilo sempre foi uma porcaria e só eu é que não vi.

Ganha imenso lixo e fica com péssimo aspecto.

Por isso vou voltar ao velhinho vinil preto no vidro traseiro.

Porém, nunca consegui aplicar aquilo direito, de modo a que resulte numa fixação uniforme.

Andei à procura e encontrei no sítio de um fabricante de aquários a sugestão da sua aplicação com uma diluição de detergente para a loiça em água.

Alguém já utlizou esta técnica? Ou recomenda outra?

Obrigado.

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva...

 

A aplicação do vinil é simples mas requer alguns cuidados.

 

A minha experiência (à dois meses):

 

- Escolhe um vinil de qualidade. Aqueles rolos à venda em papelarias/supermercados (rolos de 15 metros com 45 cm de altura a 5 ou 10 euros) não são muito bons!! Serve para o efeito mas...

 

Utilizei duas técnicas:

 

- Uma com água e sabão e outra só com água. Com água e sabão (usa sabão azul e branco NÃO uses detergente da loiça! Este normalmente reage com a cola do vinil e deixa manchas!!) A aplicação é muito fácil. Molhas o vinil TODO com água ligeiramente ensaboada e aplicas directamente no vidro. Passas com uma régua o mais lisa possível para retirar o ar que ficou capturado (NÃO passes muitas vezes, apenas as necessárias para tirar o ar! se não ficas com "riscos" das passagens da régua)

Só com água o efeito é o mesmo mas é mais difícil de retirar o ar. De qualquer das formas vais ficar com o lado da cola todo manchado... A cola fica "branca" com a humidade e esse efeito só vai passar com a secagem completa da água usada para aplicar o vinil. Pode demorar dias ou mesmo semanas!

 

- NÃO tentes aplicar o vinil sem a água (ou água com sabão) a menos que o vidro seja pequeno e controles muito bem a colagem de modo a ficar sem ar capturado.

 

No meu caso o vinil demorou muito a secar (e sair as manchas) cerca de 2 semanas. Depois de seco e sem manchas ficou com algum brilho (tenho lâmpadas HQI de 6400K) e a luz era em parte reflectida para a frente e causava um efeito esquisito... tipo flashes no fundo do aqua.

Acabei por retirar o vinil e aplicar cartolina preta "mate" da grossa. E depois revesti-a com o vinil para ficar à prova de pingos. O efeito foi muito bom e até agora estão lá... Não sei a longo prazo o que pode acontecer...

 

Existe vinil para aplicar em condições de humidade e temperatura elevadas, como os usados na decoração de carros... No entanto 2 metros (tamanho do meu aqua) custa cerca de 100 euros (acho que a técnica para aplicar é a mesma).

 

Boa sorte...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei por retirar o vinil e aplicar cartolina preta "mate" da grossa. E depois revesti-a com o vinil para ficar à prova de pingos. O efeito foi muito bom e até agora estão lá... Não sei a longo prazo o que pode acontecer...

Se calhar, vou seguir o teu exemplo e experimentar primeiro a cartolina.

Obrigado pelo conselho.

Abraço

Pedro

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que achei aqui a solução do problema que tive quando tentei meter vinil como background do vidro traseiro.Usei detergente de cozinha e por isso fiquei com as manchas como já referido.

Há alguma maneira de tirar depois essas manchas?O mais logico é ter que substituir o vinil não?

 

Muito boa explicação

 

Abraços

EX-Naysel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Vinil mesmo, só nas casas de decoração de automóveis... É caro mas vale a pena e tem os seus truques para uma boa aplicação:

 

- Vidro bem desengordurado com alcool;

- Muita água no vidro antes de colar o vinil; ( muita não são litros )

- Uma boa espátula; ( costumo utilizar daqueles esquadros sem escalas para desenho técnico )

- Mais um par de mãos para ajudar e respectivas luvas, tipo de cirurgião;

- Calma, muita calma e mão firme a esticar o vinil e a passar o esquadro à medida que se vai colando.

 

Assim sim fica um trabalho digno de profissionais! Sem bolhas, sem manchas e com brilho em toda a área de aplicação. Ao fim da colocação do 2º ou 3º vinil, faz-se com uma perna às costas. Como costuma dizer um colega meu: " É limpar o cú a meninos".

 

Espero ter contribuído para mais uns vinis bem colados. ::D:

 

Cumsp.

 

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

O vinyl é perfeitamente viável.

 

1º Limpar o vidro só com água e um pano

2º Molhar o Vidro

3º Molhar a parte com cola do vinyl

4ºAplicar todo um vértice, de preferência um dos mais pequenos

5º Cuidadosamente com uma espátula, ir colando a pouco do vértice colado para o lado oposto.

6º Visto terem sido molhadas ambas as superficies, as bolhas de ar restantes fácilmente saiem.

7º Para as pequenas bolhas mais resistentes que teimam em não sair é só picar com um alfinete e passar a espátula que elas saiem.

8º O ponto 7 deverá ser feito passado algumas horas da colagem.

 

Abraços

 

pmatt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá

Eu no meu aquário estou a pensar usar algo diferente, continua a ser vinil mas em vez de colorido e opaco ser transparente mas fosco.

Na maior parte das vezes temos o aquário voltado para a parede e fica inestético ver a parede como fundo, com este vinil todas as imperfeições da parede desaparecem e a melhor notícia é que depois podemos usar panos de fundo com as cores que quisermos sem ter de descolar o vinil e para além disso deixa passar a luz fazendo com que se possa iluminar o fundo tornando-o mais brilhante e ganhando por sua vez profundidade, acho que o resultado final é bastante bom!

 

Cumprimentos,

 

Luís Moniz

Editado por luismoniz
Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 anos depois...