Recommended Posts

Chegou a minha vez de querer comprar um filtro UV. Não quero mesmo meter-me no DIY...quero comprar. Mas aqui surge um problema. Já ouvi várias opiniões e críticas às varias marcas. Preciso de mais opiniões... avalizadas, de preferência. O meu aqua tem cerca de 300 lts efectivos de água. 3 questões:

 

1-As marcas melhores (já ouvi dizer mal dos UV JBL) e as mais seguras em termos de vedante de água e radiações

2-Os watts indicados para a minha litragem (há quem defenda que poucos watts chegam...há quem queira "fritar as Bactérias" com 30w)

3-Devo ligar o UV à mangueira de saída do meu filtro Eheim 2217, ou devo ligá-lo de outra forma (bomba,etc)

4-os melhores sítios e preços para comprar

 

Obrigado desde já a quem me quiser ajudar

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1-As marcas melhores (já ouvi dizer mal dos UV JBL) e as mais seguras em termos de vedante de água e radiações

2-Os watts indicados para a minha litragem (há quem defenda que poucos watts chegam...há quem queira "fritar as Bactérias" com 30w)

3-Devo ligar o UV à mangueira de saída do meu filtro Eheim 2217, ou devo ligá-lo de outra forma (bomba,etc)

4-os melhores sítios e preços para comprar

 

 

Boas

 

Sou fã do DIY, mas cada um tem a sua opinião. Tentando respoder às questões:

 

1-Há marcas e marcas, a JBL ao que me parece. é realmente uma das melhores, embora apenas me possa basear naquilo que leio por aí e por experência de outros membros;

2-Segundo alguns autores, para um aquário, 1Watt para 200Lts de água, enquanto outros defendem 2 ou mesmo 5 Watts! Aí acho que fica ao critério de cada um. Quanto mais potência tiver a lâmpada, menor tempo durante as 24 horas necessita de estar ligada. Pessoalmente comecei com 15 minutos de funcionamento em cada duas horas, agora tenho 1 hora ligada, outra hora desligada. Com a "evolução" da água vai-se alterando o tempo de funcionamento.

3-Há quem defenda que deve ser um sistema de bombagem independente, de forma a não retirar caudal ao filtro. Quando construí o meu, tinha projectado com bomba auxiliar, mas depois de testar ligado ao filtro externo, por sinal um 2217 também, não notei nenhuma perda de caudal. Retirei a bomba auxiliar, meno uma coisa a consumir energia.

4-Quantos aos preços, há uma grande disparidade entre as várias lojas. É um caso de fazer uma "pesquisa" pelo terreno e palas lojas on-line. Melhores sítios? On-line e na Alemanha! Produtos de aquariofilia em Portugal são a preços proibitibos... é o país que temos...

 

 

Cumps

 

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2-Os watts indicados para a minha litragem (há quem defenda que poucos watts chegam...há quem queira "fritar as Bactérias" com 30w)

 

Segue as indicações do fabricante. Se só quiseres melhorar a transparência da água é uma coisa, se for para combater bactérias etc é outra!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.